07 Junho 2023
O Papa Francisco será operado nesta quarta-feira no Hospital Policlínico Universitário A. Gemelli devido a uma possível oclusão intestinal que há dias lhe causa dores e uma piora acentuada, informou a assessoria de imprensa do Vaticano nesta manhã.
A reportagem é de Daniel Verdú, publicada por El País, 07-06-2023.
É a terceira vez em menos de um ano que o Papa tem de ser internado no hospital por vários dias por causa de alguma doença relativamente grave.
Francisco foi para o mesmo hospital na terça-feira sem aviso prévio. Segundo o Vaticano, foi um controle programado (a Santa Sé também se expressou dessa forma na última vez que teve que ser internada com urgência por causa de uma infecção respiratória).
Esta manhã, no final da audiência geral de quarta-feira, ele foi levado de volta ao hospital.
“O Santo Padre se dirigiu à Policlínica Universitária A. Gemelli, onde à tarde será submetido a uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral. A operação, planejada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele encarcerada que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas", disse o comunicado.
A intervenção é fruto de algum tipo de hérnia que o Pontífice pode sofrer devido à má cicatrização da última operação, e vai exigir que Francisco passe alguns dias no hospital. "A hospitalização na instituição médica durará vários dias para permitir a recuperação pós-operatória normal e a recuperação funcional total", disse o comunicado.
Algo que destoa da agenda que havia planejado para aqueles dias, nos quais era esperado para diversos eventos. A operação foi considerada urgente após o resultado do TAC a que foi submetido na terça-feira.
O Papa foi operado neste mesmo centro a uma estenose diverticular no cólon em julho de 2021, intervenção cirúrgica também previamente agendada.
Na ocasião, ele ficou internado por 11 dias e foi retirada uma parte do cólon, operação para a qual precisou de anestesia geral.
Em entrevista recente à agência noticiosa norte-americana AP, Francisco revelou que voltou a sofrer de divertículos, problema que o obrigou a ser operado, mas que se encontra de boa saúde.
Francisco também sofre de um problema no joelho direito, que o obriga a andar com bengala ou cadeira de rodas, e já garantiu várias vezes que não quer ser operado, principalmente por rejeitar a anestesia geral.