16 Março 2023
O dia anual de memória e oração, desejado pelos bispos da França no final da Assembleia Plenária de março de 2021, agora ocorre no calendário litúrgico de forma permanente, na terceira sexta-feira da Quaresma. Ela responde ao convite do Papa Francisco para viver um dia de oração pelas vítimas de violência sexual e abuso de poder e de consciência na Igreja. Em 2023, acontece na sexta-feira, 17 de março.
A informação é publicada por Église catholique en France, 16-03-2023.
As dioceses e paróquias são convidadas a organizar, com os fiéis, um ou mais momentos em torno da memória e da oração por todas as vítimas. Este tempo de Igreja servirá também para sensibilizar todos para a necessidade de prevenir e agir para evitar todas as situações pastorais e humanas que possam conduzir a todas as formas de abuso dos mais frágeis.
Em um nível prático, dioceses, paróquias, grupos pastorais e movimentos eclesiais poderão iniciar ações no período entre domingo, 12-03-2023, e domingo, 19-03-2023.
Para isso, várias propostas permitirão às dioceses e comunidades locais se apropriarem da abordagem e vivê-la segundo as suas possibilidades, na 3ª sexta-feira da Quaresma ou o mais próximo possível deste dia. Cada comunidade poderá experimentar uma ou todas as propostas. As iniciativas litúrgicas propostas devem ser adaptadas segundo os lugares disponíveis, as condições pastorais e visando envolver as vítimas ou acompanhantes, segundo os lugares e as possibilidades.
O arquivo de animação 2023 é enriquecido com ações propostas no âmbito da pastoral juvenil para crianças ou adolescentes em escolas, paróquias e movimentos eclesiais.