• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Francisco, os dez anos do primeiro Papa “global”. Artigo de Andrea Riccardi

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

27 Fevereiro 2023

"O primeiro pontificado do mundo global, alheio à articulação pós-conciliar entre progressistas e conservadores, nasce como resposta à desorientação. A frase de Francisco, recém-eleito, é indicativa: 'parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase do fim do mundo'. Buscava-se o 'guia' fora dos mundos habituais", escreve o historiador italiano Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio e ex-ministro italiano, em artigo publicado por Corriere della Sera, 25-02-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.

Segundo ele, "estranha à articulação pós-conciliar entre progressistas e conservadores, a escolha de Bergoglio é a resposta à desorientação e à crise do “Nós” na era do “Eu”.

Eis o artigo.

O pontificado de Francisco completa dez anos. Não chegaram a essa marca nem João XXIII nem Bento XVI. Paulo VI, grande reformador, governou por quinze anos. João Paulo II, em vinte e sete anos, fez a transição da Igreja da Guerra Fria para a globalização (também dando uma contribuição "política" especialmente à Polônia), mas os problemas do mundo global apenas o roçaram. Bergoglio é o primeiro papa "global". Para entender melhor, precisamos partir do momento em que amadureceu a escolha do papa argentino.

Em primeiro lugar pelo choque da renúncia de Ratzinger, surpreendente para o sentimento tradicional. No fundo, subjetiva. Francisco hoje arquivou a normalização da renúncia, lembrando como os "grandes patriarcas" não renunciam: "acredito que o ministério do Papa seja ad vitam". Na realidade, a renúncia de Ratzinger foi em parte provocada pela ingovernabilidade do Vaticano e da Igreja. Um papa não carismático, como ele, não tinha condições.

Por que os cardeais se voltaram para Bergoglio em 2013? No conclave de 2005, ele foi a alternativa a Ratzinger, cuja escolha pareceu tranquilizadora. No entanto, Bergoglio era um pastor, não gostava do mundo curial: até mesmo de sua forma de governar (da qual sofrera algumas recaídas em Buenos Aires). Ele tinha pouca simpatia por alguns wojtylianos, como o card. Lopez Trujillo, por seus métodos imperativos. Era de fora da Itália. A maioria dos problemas da Cúria eram atribuídos aos italianos pelos cardeais que lhes pediram para arrumá-la.

Desde a segunda votação no conclave de 2013, segundo Jerry O'Connell, houve dois candidatos não europeus: Bergoglio com 45 votos e o canadense curial, Ouellet, ligado à herança de Ratzinger. Scola, italiano e também ratzingeriano, teve 38 votos com parte dos italianos contra. Votaram em Bergoglio também cardeais, que mais tarde não se identificaram com o governo de Francisco. Em 2013, os cardeais sentiram a necessidade de se desvincular da forte ligação entre a crise europeia e a crise da Igreja. É preciso confiar-se a um "novo" Papa. O papado, em queda de autoridade, precisava ser relançado para sair da crise, manifestada pela renúncia do último papa europeu.

Hoje difunde-se (sobretudo no mundo tradicionalista) uma interpretação segundo a qual o conclave de 2005 foi uma etapa para a "conquista" do papado pelos jesuítas e pela “máfia de Sankt Gallen”. Essa realidade é desconhecida da maioria: alude-se a uma reunião anual, da qual participavam poucos cardeais europeus, Martini, o belga Danneels e alguns outros e alguns bispos, em que discutiam livremente. Danneels a enfatiza muito em sua biografia, escrita sob sua supervisão. Terminou em 2006 e eram apenas quatro, entre os quais apenas um cardeal, Daneells. Martini não participou dela desde 2003.

Martini seria o coração da "conquista do papado". Mas, ele também jesuíta, não quis Bergoglio no conclave de 2005, acabando por escolher Ratzinger. Bergoglio não gozava da simpatia de Martini e dos líderes jesuítas tanto que, uma vez eleito em 2013, houve uma inicial perplexidade na Companhia. Ver em Martini, na "Máfia de Sankt Gallen", nos jesuítas a origem do pontificado de Francisco é uma narrativa distante da história, que corresponde às teorias da conspiração em voga. A estranheza de Bergoglio ao debate europeu e ao campo liberal é evidente: demonstra-o o vínculo com a teologia argentina do povo e com pensadores como o uruguaio Methol Ferré. Não era o mundo de Martini nem de Danneels. Nem suas visões.

No entanto, a crise do catolicismo no mundo global era profunda. Não apenas induzida pela secularização. Mas a imersão em um universo de processos novos e chocantes abalou a Igreja e o sistema pós-conciliar, mais do que se acredita. O rabino Jonathan Sacks, um observador perspicaz do século XXI, fala de "mudança climática cultural": "a passagem do Nós para o Eu". Os católicos mudaram com o mundo. "Comunidade", palavra-chave do Concílio, está fora de moda. A Igreja do Nós é abalada por um processo de subjetivação, favorecido pelo mundo digital, no qual também se desenvolveram as múltiplas posições tradicionalistas.

Bergoglio compartilhava, de longe, a ideia de que Roma tinha que mudar, comum a cardeais de orientações diversas. No entanto, também havia percebido que algo havia mudado em profundidade entre os católicos, que o “nós” tinha sofrido rachaduras e uma orientação comum deveria ser relançada, não de forma estrutural. Foi o desafio de "sair" que ele propôs poucos meses depois de sua eleição com a Evangelii gaudium. O primeiro pontificado do mundo global, alheio à articulação pós-conciliar entre progressistas e conservadores, nasce como resposta à desorientação. A frase de Francisco, recém-eleito, é indicativa: “parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase do fim do mundo”. Buscava-se o "guia" fora dos mundos habituais.

Leia mais

  • A virada profética de Francisco – Uma “Igreja em saída” e os desafios do mundo contemporâneo. Revista IHU On-Line, Nº 522
  • E sopra um vento de ar puro... Os dois anos de Papa Francisco em debate. Revista IHU On-Line, Nº 465
  • 10 Marcos na celebração dos 10 anos do pontificado do papa Francisco. Artigo de Angelo Ricordi
  • Você pode rezar 10 Ave-Marias pelos 10 anos do pontificado de Francisco?
  • A grande renúncia e os dez anos do Papa Francisco. Bento XVI revolucionou a história das renúncias papais
  • A revolução de Francisco: em 10 anos, o Papa recuperou o verdadeiro poder da Igreja. Artigo de Austen Ivereigh
  • “Se Bento XVI foi um Papa profundamente europeu, Francisco é o Papa global”. Entrevista com Giulio Meotti
  • As crises que abalam o pontificado de Francisco
  • O mandato do Papa Francisco não acabou: os temas de seu pontificado estão apenas começando a se consolidar
  • Papa Francisco, por que um pontificado “líquido” não é possível
  • “De Bergoglio a Francisco”: novo livro reúne grandes nomes para entender o atual pontificado
  • A “máfia de St. Gallen”

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Comunidade de Santo Egídio em liberdade condicional

    A Secretaria de Estado autoriza a revista La Civiltà Cattolica a publicar um artigo elogiando a Comunidade. Mas com inúmeros cor[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados