17 Janeiro 2023
O Papa Francisco celebrará o quarto domingo anual da Palavra de Deus em 22 de janeiro e, como no ano passado, conferirá os ministérios de leitor e catequista a vários leigos, segundo o Dicastério para a Evangelização.
O tema da celebração de 2023 é: “Isso que vimos e ouvimos, nós agora o anunciamos a vocês”, uma citação de 1 João 1,3, declarou o dicastério.
A reportagem é publicada por Catholic News Service, 12-01-2023. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Francisco iniciou o Domingo da Palavra de Deus para promover “a celebração, o estudo e a difusão da Palavra de Deus”, que ajudará a Igreja a “experimentar de novo como o Senhor ressuscitado nos abre o tesouro da sua palavra e nos permite proclamar suas riquezas insondáveis perante o mundo”.
A missa na Basílica de São Pedro em 22 de janeiro para o evento anual foi incluída no curto calendário do Vaticano de celebrações litúrgicas papais para janeiro e início de fevereiro. O calendário foi publicado em 12 de janeiro.
Também no calendário está a celebração de Francisco de um serviço ecumênico noturno de oração na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, em 25 de janeiro, para encerrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
A semana é organizada pelo Dicastério Vaticano para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial das Igrejas. O tema para 2023 é: “Aprendam a fazer o bem: busquem o direito, socorram o oprimido, façam justiça”, que vem de Isaías 1, 17.
O calendário também inclui a viagem de Francisco ao Congo e ao Sudão do Sul, de 31 de janeiro a 5 de fevereiro, o que significa que ele não celebrará no Vaticano a festa de 2 de fevereiro da Apresentação do Senhor e o Dia Mundial da Vida Consagrada.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Papa conferirá ministérios de leitor e catequista na missa de 22 de janeiro - Instituto Humanitas Unisinos - IHU