29 Novembro 2022
"A batalha contra hegemônica travada pela dinastia da família Le Pen (pai, filha, neta) teve um sucesso retumbante além das fronteiras francesas. Legitimou as demais extremas-direitas na Europa e no mundo e, na França, uma vez fundador da extrema-direita, Jean-Marie Le Pen (2002) e duas vezes sua filha Marine Le Pen (2017 e 2022) disputaram o segundo turno de uma eleição presidencial depois de ter deixado para trás os partidos de alternância, a esquerda e os conservadores liberais gaullistas", escreve em artigo Eduardo Fabbro.
Eduardo Fabbro é jornalista, correspondente do portal Página/12 na França, publicado por Página/12, 28-11-2022.
A esquerda francesa, como outras na Europa, tem pela frente uma batalha política e cultural se não quiser desaparecer definitivamente do mapa. A esquerda é entendida não como a social-democracia disfarçada de “partidos socialistas”, mas sim como aquela esquerda que soube ser de mudança e de luta contra o grande capital. Seu problema é que não se trata mais de reencarnar a doutrina do “trabalho contra o capital” porque, desde os anos 1980, começou a surgir uma extrema direita que conquistou sem limites o que o pensador italiano Antonio Gramsci chamou de “hegemonia cultural”. A batalha contra hegemônica travada pela dinastia da família Le Pen (pai, filha, neta) teve um sucesso retumbante além das fronteiras francesas. Legitimou as demais extremas-direitas na Europa e no mundo e, na França, uma vez fundador da extrema-direita, Jean-Marie Le Pen (2002) e duas vezes sua filha Marine Le Pen (2017 e 2022) disputaram o segundo turno de uma eleição presidencial depois de ter deixado para trás os partidos de alternância, a esquerda e os conservadores liberais gaullistas. Em 2022, o partido Reagrupamento Nacional conquistou 89 assentos na Assembleia Nacional.
A esquerda, portanto, tem dois problemas: o liberalismo e a extrema direita. Este último contaminou todo o espaço político; obriga todos os partidos a se posicionarem em questões como imigração e identidade e, além disso, concorre com sucesso com a esquerda pelos votos do eleitorado popular.
O Partido Socialista (PS) perdeu a classe média de funcionários que tantas vitórias lhe souberam dar. Exceto por sua aliança com os comunistas, ele nunca teve muito crédito entre a classe trabalhadora. Hoje, o PS é um clube de camaradas sem importância, enquanto o Partido Comunista Francês permitiu que o voto dos trabalhadores, que há 25 anos votava em massa nele, se diluísse para a extrema direita. Os ultras finalmente venceram a batalha política e cultural.
O grande empecilho da esquerda é que esse voto radicalizado pela direita a leva direto para a armadilha, ou seja, de se posicionar em questões de direita como identidade e ultradireita como imigração. Este último é o que mais lhe custou distância eleitoral porque a questão da imigração é uma espécie de doença nacional.
Entre 1980 e agora foram votadas 21 leis de imigração e asilo político, está em discussão a discussão de uma vigésima segunda lei macronista e será, como as outras, uma piscadela ou uma nova concessão aos ultras com o atropelamento do Estado de Lei ou propostas indignas. Os Le Pen chantagearam a França e amordaçaram e dividiram a esquerda.
O que fazer, para além das alianças arco-íris (socialistas, ambientalistas, comunistas e a esquerda radical), para recuperar esse eleitorado fascinado por uma narrativa que, no fundo, não resolve nenhum dos seus problemas? A extrema-direita é tão liberal quanto os liberais ou socialistas. De fato, a retórica dos Le Pen conquistou as mentes, inclusive de vários socialistas. Para os ultras, todos os problemas da França são criados pela imigração: crime e insegurança, desemprego e outros males como abuso do sistema de proteção social (eles não trabalham e recebem desemprego) ou ser uma ameaça à identidade nacional para tal na medida em que vão substituir os brancos franceses.
Cada partido político nacional caiu tão baixo que sua posição sobre questões de imigração depende inteiramente do que o partido de extrema-direita Reagrupamento Nacional disse. Para existir nesse espaço sombrio, o presidente francês, Emmanuel Macron, pôde contar com o apoio da centro-direita humanista, que repudia a posição radical dos conservadores liberais que copiaram a direita radical. Macron cedeu espaço aos radicais com sutileza suficiente para não assustar os moderados. Mais globalmente, o sociólogo francês François Héran verificou que "o debate público sobre a migração na França não tem relação com as realidades básicas". Porém, as emoções pesam muito e esse debate é intenso e também divide a esquerda.
Dentro desta configuração forçada, a esquerda optou por duas variantes distintas: a primeira consiste em evitar falar em imigração porque se acredita que, neste campo, a luta está, uma, perdida antecipadamente e, duas, que a questão central para o espaço ideológico da esquerda não é migração, mas questões sociais. Estes foram habilmente evacuados pela extrema direita: o foco de sua retórica não são os ricos e os pobres, o capital e o trabalho, mas os franceses e os outros.
Há então uma esquerda que decidiu deixar a questão da imigração/identidade para a direita e basear o seu discurso nas questões sociais porque é por aí que passa a verdadeira linha divisória entre esquerda e direita, ou seja, o eterno conflito entre trabalho e capital. Essa esquerda acha que se o tema da migração for integrado, o adversário é favorecido porque seu jogo está sendo jogado.
Por outro lado, há uma outra esquerda que opta pelo contrário e assume que o humanismo histórico da esquerda torna natural que o tema dos imigrantes e do asilo faça parte das suas bandeiras. Em suma, não se esconde, não concorda em negar as evidências ou abdicar diante da pressão da extrema direita: as migrações construíram a França e hoje basta ir jantar a um restaurante e passear pelas cozinhas verificar que 90% dos funcionários são imigrantes.
Essa esquerda busca justamente seguir os passos seguidos pela extrema direita quando entendeu que, para triunfar, era preciso desferir um golpe na hegemonia cultural. Essa vertente da esquerda busca romper a hegemonia discursiva e cultural ao afirmar que a França foi criada por migrantes, que seu brilhantismo no mundo vem justamente por ser terra de acolhida, asilo, refúgio e proteção sob a proteção de seus valores fundadores. Esta linha é a que atualmente domina a filosofia do partido de Jean-Luc Mélenchon, França Insubmissa.
Aí reside também o outro problema da esquerda francesa: não convergem na questão migratória. Entre os que se recusam a fazer o jogo dos ultras e os que aceitam que esta questão seja nacional, não há acordo possível. Aí surge o outro abismo: ao se recusar a falar em migração para não dar pontos ao adversário radical, o que se faz na verdade é deixar para ele toda a legitimidade da questão, ou seja, a mesma coisa que os partidários de Mélenchon se recusam a fazer.
Nesta partição da esquerda, pelo menos em parte, há muita hipocrisia: em primeiro lugar, porque se, em relação à opção de não falar de migração, as questões da esquerda são sociais, bem, a questão da migração é tanto mais forte quando os migrantes são, por sua vez, um subproletariado. Na realidade, a falta de maturidade, coragem e orgulho condenam a esquerda francesa a viver divisões que os seus próprios valores deveriam evitar.
Mas valores e estratégias eleitorais nem sempre andam juntos. Questões sociais e culturais devem fazer parte de um todo e não se separar como ingredientes inibidores. O antagonismo não está entre "assimilação" e multiculturalismo", mas, justamente, em deixar de alimentar esse fantasma e, consequentemente, em continuar alimentando a ultradireita. Enquanto a esquerda não desenvolver um perfil comum em torno dessa pluralidade, ela continuará contribuindo para a prosperidade de seus inimigos.
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França: o dilema da esquerda - Instituto Humanitas Unisinos - IHU