21 Novembro 2022
Durou duas horas a conversa na manhã do dia 17 entre os bispos alemães e o Papa Francisco, que os recebeu em audiência por ocasião de sua visita ad limina ao longo da semana. Um comunicado da Conferência Episcopal Alemã fez um relato do encontro, referindo-se a “um intercâmbio aberto, no qual os bispos puderam fazer suas perguntas e levantar suas questões”. O papa respondeu a cada elemento levantado no diálogo.
A reportagem é do Servizio Informazione Religiosa (SIR), 17-11-2022. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Os conteúdos do diálogo, segundo a nota, envolveram “reflexões sobre a pastoral em tempos de mudança, a autocompreensão do ministério sacerdotal e episcopal, o compromisso dos leigos na Igreja e o desafio de como a evangelização pode funcionar no contexto de um mundo secularizado”.
Os bispos também puderam contar suas experiências nas dioceses e arquidioceses, assim como falar do compromisso da Igreja alemã em escala global. Outro tema que marcou o encontro foi o da “responsabilidade política, da coesão social e de uma perspectiva pela paz no contexto dos conflitos globais e regionais”.
A nota encerra dizendo que os bispos alemães também debateram com o papa sobre “aspectos do caminho sinodal da Igreja na Alemanha e sobre o processo sinodal mundial”.