• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Papa Francisco não estava bem informado para a visita ao Canadá. Artigo de Thomas Reese

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

08 Agosto 2022

 

“Como o papa pôde fazer uma viagem ao Canadá para se desculpar pelo papel da Igreja na assimilação forçada sem conhecer a Doutrina do Descobrimento?”, questiona o jesuíta estadunidense Thomas Reese, em artigo publicado por Religion News Service, 04-08-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Eis o artigo.

 

A visita pastoral de seis dias do Papa Francisco ao Canadá foi um grande sucesso. Isso não foi assim até a entrevista coletiva no avião de volta a Roma que ficou claro que ele não estava devidamente informado para sua visita.

 

Francisco, no Canadá, no que chamou de peregrinação penitencial, pediu desculpas aos povos indígenas do país pela cooperação da Igreja Católica em sua assimilação forçada à cultura colonizadora dos europeus ao longo dos séculos, especialmente em escolas residenciais administradas pela Igreja.

 

Pessoas das First Nations, comunidades Métis e Inuit que ouviram as desculpas do papa responderam em grande parte positivamente. Muitos, no entanto, lamentaram ter demorado tanto para o papa se desculpar, e alguns queriam que ele dissesse mais.

 

Alguns líderes indígenas queriam que o papa denunciasse a Doutrina do Descobrimento, uma teoria do século XV consagrada na bula papal, Inter Caetera, que permitia que as nações cristãs conquistassem e colonizassem nações “bárbaras” para convertê-las ao cristianismo. Naquela época, os cristãos acreditavam que aqueles que não eram batizados não podiam ir para o céu.

 

A primeira pergunta dirigida ao papa no avião de volta a Roma foi de uma repórter indígena da Rádio CBC, Jessica Ka'nhehsíio Deer.

 

“Como descendente de um sobrevivente de uma escola residencial, sei que os sobreviventes e suas famílias querem ver ações concretas após seus pedidos de desculpas, incluindo uma declaração sobre o fim da ‘Doutrina do Descobrimento’. Nas Constituições nos Estados Unidos e no Canadá, os indígenas continuam sendo defraudados de suas terras e privados de poder sobre sua terra, por causa das bulas papais e da Doutrina da descoberta. Não pensa ter sido uma oportunidade perdida para fazer uma declaração nesse sentido durante sua viagem ao Canadá?”

 

A resposta do papa foi chocante. “Eu não entendi a segunda parte da pergunta. Você poderia explicar o que você quer dizer com Doutrina do Descobrimento?”.

 

O quê? O papa não sabe o que é a Doutrina do Descobrimento? Não há desculpa para este lapso.

 

Como o papa pôde fazer uma viagem ao Canadá para se desculpar pelo papel da Igreja na assimilação forçada sem conhecer a Doutrina do Descobrimento? Por que ele não foi informado sobre isso?

 

Certamente, há pessoas no Vaticano, especialmente na Secretaria de Estado, e entre a hierarquia canadense, que sabem que essa doutrina preocupa os líderes indígenas no Canadá e em outros lugares. Como eles puderam deixar o papa ir ao Canadá sem um briefing completo sobre esse assunto? Se ele tivesse sido informado, provavelmente teria ficado feliz em rejeitá-lo.

 

Alguém deixou a bola cair.

 

É verdade que essa não foi a questão mais importante da viagem. O que os indígenas queriam era um pedido de desculpas pelo que aconteceu nas escolas residenciais e pelo papel da Igreja na assimilação forçada. Das 50 mil pessoas que assistiram à sua missa em Edmonton, provavelmente menos de mil conheciam a doutrina. Mas esta é uma questão de grande preocupação para líderes e estudiosos indígenas. O papa não deveria ter sido pego de surpresa por uma pergunta de um jornalista.

 

O assunto foi bem abordado pela imprensa. Usando a função de pesquisa no site do Religion News Service, encontrei 390 resultados mencionando a Doutrina do Descobrimento apenas desde 2020. Publicações católicas como o National Catholic Reporter e America, publicadas pelos jesuítas, também a discutiram minuciosamente.

 

De fato, na Nona Sessão do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas, em abril de 2010, o Vaticano disse que a doutrina havia sido revogada já em 1494 e que “as circunstâncias mudaram tanto que atribuir qualquer valor jurídico a tal documento parece completamente fora do lugar”.

 

Em suma, o Vaticano disse: “A Santa Sé confirma que o Inter Caetera já foi revogada e o considera sem qualquer valor jurídico ou doutrinário”.

 

Quando os repórteres perguntam ao Vaticano sobre a doutrina, eles obtêm uma resposta semelhante e são informados de que o assunto está em estudo. O papa deveria estar preparado para o que o Vaticano vem dizendo para que ele pudesse pelo menos ter dito o mesmo.

 

As autoridades do Vaticano deveriam saber que essa pergunta estava chegando e deveriam ter preparado o papa para responder. Em vez disso, ele ficou parecendo um aluno que não havia feito sua lição de casa.

 

A resposta do papa a uma segunda pergunta também foi embaraçosa. Aqui o papa foi questionado sobre genocídio.

 

“As pessoas que ouviram suas palavras de desculpas na semana passada expressaram sua decepção porque a palavra ‘genocídio’ não foi usada”, disse Brittany Hobson, da The Canadian Press. “Você usaria esse termo para dizer que os membros da Igreja participaram do genocídio?”.

 

Aqui o papa rapidamente abraçou a ideia. “É verdade”, disse ele. Mas então ele acrescentou: “Eu não usei a palavra porque não me veio à mente”.

 

O quê? Nenhum de seus conselheiros sugeriu que ele pudesse se referir ao que aconteceu com os povos indígenas do Canadá como “genocídio”? Você deve estar brincando. A Comissão Canadense de Verdade e Reconciliação descreveu o sistema de escolas residenciais como genocídio, então isso não é novidade.

 

Se um dos redatores de discursos do papa tivesse sugerido o uso do termo “genocídio”, fica claro pela resposta do papa que ele o teria incluído em seus discursos.

 

Mais uma vez, alguém deixou a bola cair.

 

As respostas do papa no avião de volta a Roma são mais do que embaraçosas; são escandalosos. O papa precisa de uma equipe melhor ou as pessoas começarão a pensar que talvez ele não esteja mais à altura do trabalho.

 

Leia mais

 

  • “O que foi praticado contra os indígenas foi um genocídio”, afirma o Papa Francisco
  • A iníqua “doutrina da descoberta”
  • O Papa Francisco poderia revogar a “Doutrina do Descobrimento” do século XV, usada para justificar a colonização dos povos indígenas?
  • Três pontos que faltaram no pedido de desculpas do Papa Francisco no Canadá
  • Caminhar juntos. Conversa de Francisco com os jesuítas do Canadá
  • Balanço e desafios da visita do Papa ao Canadá
  • O Papa no Canadá: o dom das lágrimas
  • O Papa: viagem ao Canadá, nova página do caminho da Igreja com os povos indígenas
  • “O seu coração esteve totalmente à mostra para nós: cheio de compaixão”, testemunha Arcebispo Bolen avaliando a visita do Papa Francisco ao Canadá
  • Viagem do papa ao Canadá prova que o Vaticano não é o único que pensa em séculos
  • “Nostra maxima culpa.” A cumplicidade católica e as escolas residenciais no Canadá
  • As imagens e palavras mais profundas da viagem do Papa Francisco ao Canadá (até agora)
  • Canadá. “Drogas, alcoolismo, violência: eu vi todos os danos causados pela educação forçada do povo Innu”
  • O mundanismo, os “sinais dos tempos” e os erros modernos: esclarecimentos da viagem ao Canadá. Artigo de Andrea Grillo
  • O exemplo do papa no Canadá: percursos penitenciais também para os teólogos? Artigo de Andrea Grillo
  • Canadá. O mea culpa de Francisco nas sepulturas dos indígenas: “Igreja cúmplice de abusos”

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados