24 Junho 2021
"Estamos surpresos e preocupados com a iniciativa da Secretaria de Estado do Vaticano que, através da Embaixada italiana junto à Santa Sede, teria pedido formalmente uma revisão do PL Zan sobre a homotransfobia porque o texto que está sendo examinado pelo Senado violaria “o acordo de revisão da Concordata”. A afirmação é do pastor Luca Maria Negro, presidente da Federação das Igrejas Evangélicas da Itália (FCEI).
A informação é de Federação das Igrejas Evangélicas da Itália (FCEI), publicada por Notizie Evangeliche, 23-06-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.
“Como evangélicos italianos - continua o presidente da FCEI - expressamos nossa firme crítica a essa iniciativa que se configura como uma verdadeira ingerência do Vaticano diante da livre determinação do Parlamento italiano e constitui ela própria uma violação do artigo 7º da Constituição, que define que Estado e Igreja Católica são, cada um na sua ordem, independentes e soberanos”.
Para o presidente da FCEI, "o PL Zan não limita de forma alguma a possibilidade da Igreja Católica ou de outros sujeitos de transmitirem livremente seus ensinamentos morais, mas se limita a punir quem propagandeia, ou seja, instiga a cometer ou comete atos de discriminação com base no sexo, gênero, orientação sexual, identidade de gênero ou deficiência. A norma, de fato, não limita nem sanciona um ensinamento, um preceito ou uma ideia, mas a propaganda ou a instigação de um ato de discriminação. Trata-se de uma distinção essencial e por isso, com a máxima fraternidade ecumênica, nos permitimos convidar os vértices vaticanos a considerarem essa norma com um espírito protetor e amoroso para com as vítimas de discriminações baseadas na orientação sexual ou na deficiência”.
“Por nossa parte, sentimos o dever de expressar todo o nosso apoio pastoral e humano àqueles que, pela sua orientação sexual ou deficiência, sofrem diariamente ataques, escárnios e violências. Esperamos que o Parlamento, no espírito laico que deve orientá-lo - conclui o presidente Negro - avalie o texto em discussão com senso de responsabilidade e discernimento e delibere com a urgência imposta pela gravidade do tema”.
No dia 21 de julho de 2021, às 10h, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU realiza a conferência A Inclusão eclesial de casais do mesmo sexo. Reflexões em diálogo com experiências contemporâneas, a ser ministrada pelo MS Francis DeBernardo, da New Ways Ministry – EUA. A atividade integra o evento A Igreja e a união de pessoas do mesmo sexo. O Responsum em debate.
A Inclusão eclesial de casais do mesmo sexo. Reflexões em diálogo com experiências contemporâneas