Tendo como tema o desafio de uma outra economia, sob a crítica da Fratelli Tutti à economia de mercado tal qual a conhecemos hoje e que a pandemia colocou em xeque, o Instituto Humanitas Unisinos - IHU segue o debate com múltiplas atividades, desde diferentes perspectivas e disciplinas.
Andrea Fumagalli, economista italiano, professor da Universidade de Pavia, debaterá a proposta de Renda Básica Universal, no dia 21 de outubro, às 10h.
Renda Básica Universal. Novos modelos econômicos, de proteção social e de reapropriação do comum. (Divulgação)
Nos dias 26 de outubro e 06 de novembro, respectivamente, Gaël Giraud, economista francês, atualmente professor e pesquisador da Georgetown University – EUA, e Stefano Zamagni, economista italiano, professor da Universidade de Bolonha e presidente da Pontifícia Academia de Ciências Sociais, estarão participando das conferências promovidas pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU.
Renda universal e justiça socioambiental. Fundamentos econômicos, éticos e teológicos (Divulgação)
Economia a serviço do bem comum. Desafios e perspectivas pós-pandemia. (Divulgação)
Por sua vez, no dia 28 de outubro, às 19h30min, o Prof. Dr. Moysés Pinto Neto – Ulbra ministrará a conferência "Perspectivas da renda para um mundo novo. Transição ambiental e cultural".
Perspectivas da renda para um mundo novo. Transição ambiental e cultural. (Divulgação)
O cardeal José Tolentino de Mendonça apresentou e comentou a encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, no evento Pandemia, um evento global. Repensar o futuro da casa comum a partir da Fratelli Tutti.
Confira a conferência na íntegra:
No dia 08-10, Frei Ildo Perondi, professor da PUC-PR, e Frei Luiz Carlos Susin, professor da PUC-RS, apresentaram uma leitura francisclariana da encíclica Fratelli Tutti.
Confira a conferência na íntegra:
Abordando a temática da Renda Básica Universal, a Profa. Dra. Lena Lavinas – UFRJ ministrou a conferência "Renda Básica Universal e proteção social. Possibilidades de financiamento e coexistência", na quarta-feira, 14-10.
Confira na íntegra:
E respondendo ao apelo do papa Francisco por uma “Economia que faz viver e não mata”, o Instituto Humanitas Unisinos promove a Coluna “Rumo a Assis: na direção da Economia de Francisco”. Instigando o debate com artigos semanais, escritos por jovens estudantes, professores e pesquisadores inscritos no evento Economy of Francesco e demais adeptos da proposta.
Tela de Kassio Massa. Arte feita especialmente para a Coluna