• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Tecnologias sustentáveis e design biofílico transformarão a arquitetura e construção pós-pandemia

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

02 Mai 2020

Estratégias para cidades menos poluídas e mais resilientes.

A reportagem é de Thais Gonzales, publicada por EcoDebate, 30-04-2020.

A pandemia Covid-19 causou danos massivos à saúde humana e trouxe à tona fragilidades nas cidades. Este é um importante momento para entender o papel da infraestrutura verde nos centros urbanos do mundo. Com estratégias para tornar as cidades menos poluídas e mais resilientes, as tecnologias sustentáveis e o design biofílico transformarão a arquitetura e construção pós-pandemia.

Isso é o que afirma João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo e especialista em infraestrutura verde da Ecotelhado. Ele aponta que pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde já mostrou que cerca de 7 milhões de pessoas morreram no mundo por ano devido à poluição.

“Ao longo do tempo, a fumaça causa problemas cardiovasculares e pulmonares. O material particulado que é dissolvido na atmosfera também pode espalhar vírus. Reduzir a poluição minimiza doenças respiratórias já existentes e outras epidemias. Um desafio que podemos encarar ampliando áreas verdes”, explica Feijó.

A recomendação não é mudar de região para fugir da poluição. É mudar a cidade por meio de projetos verdes. Segundo ele, nesse contexto, a arquitetura e construção devem criar espaços resilientes e biofílicos. A biofilia significa amor à vida. É promover a reconexão com a natureza. Para isso, existem tecnologias sustentáveis focadas em melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta.

“Desenvolver hortas urbanas, telhados verdes com captação de água da chuva, paredes verdes em fachadas, cisterna para drenagem urbana, vegetação para pets em varandas é planejar ambientes prontos para lidar com fatores que fogem do nosso controle. Essas são algumas técnicas de design biofílico importantes no presente e serão ainda mais no futuro”, acrescenta.

Em sua casa, em Porto Alegre, o engenheiro tem telhado verde que capta e reusa água da chuva, onde também colhe hortaliças para o consumo da família. Faz tratamento de esgoto e decomposição de material orgânico usando a compostagem, uma forma de reduzir lixo. Há paredes verdes que atraem insetos, como borboletas e joaninhas, criando um ambiente agradável e resiliente. Outros benefícios dos sistemas verdes é conforto térmico e eficiência energética.

“Com certeza, o mundo não será mais o mesmo depois dessa pandemia. As pessoas estão vivenciando outras experiências de trabalho e estudo em casa. Nessa nova realidade, precisamos transformar áreas comuns e telhados em espaços verdes que nos conectam com a natureza e o bem-estar”.

Edifícios comerciais e residenciais novos e antigos podem fornecer reciclagem e coleta de água, gerenciamento de resíduos, limpeza ou filtragem de ar. Esses conceitos, diz ele, não são novos! Agora, a necessidade de boas práticas faz mais sentido com a mudança de consciência que muitos já estão tendo.

“Estamos ampliando a nossa conscientização de que os recursos naturais são escassos. Precisamos cuidar do meio ambiente e ser resilientes. Assim, teremos mais saúde e estaremos mais preparados para outros desafios da vida moderna”, finaliza o engenheiro João Manuel Feijó.

 

Leia mais

  • Se as cidades aumentarem seus espaços verdes, evitarão centenas de mortes prematuras
  • A crise climática irá aprofundar a pandemia; um plano de estímulo verde pode enfrentar ambos
  • Covid-19 exacerba os impactos socioeconômicos das mudanças climáticas, que se aceleraram nos últimos 5 anos
  • Pandemia, Meio Ambiente e a Sociedade
  • A conquista histórica da Grande Mãe-Terra
  • A Terra contra-ataca a Humanidade pelo coronavírus
  • “A COVID-19 é um exemplo a mais de nossa relação tóxica com a natureza”. Entrevista com Pedro Jordano
  • Nasce aliança europeia para defender uma saída verde para a crise econômica do coronavírus
  • Fatos sobre coronavírus e meio ambiente
  • Um vírus, a humanidade e a terra. Artigo de Vandana Shiva
  • “A covid-19 é o último aviso, e sem consciência crítica de espécie, na próxima, a humanidade colapsará”. Entrevista com Eudald Carbonell
  • “O coronavírus está diretamente vinculado à saúde do planeta”. Entrevista com Juan Carlos del Olmo
  • Imaginar os gestos-barreiras contra o retorno da produção anterior à crise. Artigo de Bruno Latour
  • O coronavírus ataca também a luta contra a emergência climática
  • “A crise sanitária incita a nos preparar para as mudanças climáticas”. Artigo de Bruno Latour
  • Sérgio Trindade, especialista brasileiro em mudanças climáticas e ganhador do Nobel da Paz com o IPCC, morre em decorrência do coronavírus
  • Pandemia COVID-19 na Era do Capitaloceno: Racismo ambiental disfarçado de consciência ecológica
  • O que o coronavírus tem a ver com as mudanças climáticas?
  • Coronavírus: Qual a relação do meio ambiente com a pandemia? Artigo de Bernardo Egas
  • O coronavírus nos obriga a reconsiderar a biodiversidade e seu papel protetor
  • Coronavírus, ecologia integral, fraternidade humana e informação. Entrevista com Antonio Spadaro
  • Coronavírus: “Esta é uma oportunidade ímpar para fazer uma verdadeira transição ecológica”
  • Coronavírus: uma represália de Gaia, da Mãe Terra?
  • O coronavírus e a questão ambiental
  • Preservação ambiental é a chave para a contenção de doenças
  • Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma PNUMA
  • Pandemia em tempos de Antropoceno. Coronavírus pode nos ensinar a enfrentar a verdadeira emergência: o clima
  • Coronavírus, o WWF: a destruição de ecossistemas é uma ameaça à nossa saúde

Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • Necessidades básicas. Basta sua satisfação ser prevista em lei?

    “Tanto o Seminário da Defensoria Pública de São Paulo, quanto a 6ª Conferência nacional das cidades estão capacitadas para[...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados