• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Encontrar um sentido para suportar as adversidades. A sabedoria de Viktor Frankl

Mais Lidos

  • “Para a Igreja, a nova questão social é a inteligência artificial”, segundo Leão XIV

    LER MAIS
  • Dos Bispos à Economia: Aqui estão as Caixas-Chave do Pontificado do Papa Leão XIV

    LER MAIS
  • Deus é Mãe. E um Bom Pastor! Breve reflexão para cristãos ou não. Comentário de Chico Alencar

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

07 Abril 2020

Viktor Frankl ganhou notoriedade após sobreviver cerca de três anos em campos de concentração nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. A partir de suas experiências e cuidadosas observações, o doutor Frankl criou um método terapêutico conhecido como logoterapia, que é baseada no sentido ou propósito existencial. Seu livro O homem em busca de um sentido se tornou um dos clássicos da psicologia do século XX e uma obra sumamente lida em sua época.

A reportagem é publicada por PijamaSurf, 05-04-2020. A tradução é do Cepat.

Ainda que a situação que vivemos, por mais dura que seja, dificilmente se compare ao que Frankl experimentou, é evidente que seu trabalho pode servir atualmente para muitas pessoas encontrar sentido à existência e assumir uma perspectiva mais saudável diante da perda, da adversidade e, inclusive, da perspectiva da morte.

A avaliação do doutor Frankl é simples. Não é a vontade de poder, nem a vontade de prazer, mas a vontade de sentido que constrói o ser humano. O sentido - ou, melhor ainda, o significado -, é suficiente para uma boa vida.

A partir de certa perspectiva, seria possível dizer que toda a obra de Frankl é um comentário, baseado na experiência, de uma famosa frase de Nietzsche: “Para quem tem um porquê, nada é insuportável” (Crepúsculo dos ídolos). Uma frase que Frankl leu a partir do mais puro humanismo e o espírito de solidariedade.

A vontade de sentido é a única determinação do ser humano e a causa da autêntica felicidade, uma felicidade que não se baseia no hedonismo e, portanto, não está sujeita à voraz impermanência dos desejos autorreferenciais.

Na psicologia filosófica de Frankl, o sentido (o significado, meaning em inglês) é central na constituição de uma boa vida humana. É no sentido ou na capacidade de viver que reside não apenas a essência, mas o potencial de uma pessoa, considerado por Frankl “valores experienciais”.

Um aspecto disso é a qualidade moral ou estética da experiência, fundamentalmente os três grandes valores da tradição ocidental: a experiência da beleza, da verdade e do bem. A esse respeito, Frankl se refere a um momento comovedor, observando um entardecer em um campo de concentração com um grupo de prisioneiros. Simplesmente uma experiência de beleza como esta já é capaz de fornecer sentido.

Um segundo aspecto está relacionado ao amor e a atenção. Tem a ver com a possibilidade de experimentar a um ser humano em sua qualidade única, a manifestação de sua pessoa, o irrepetível que é cada ser. Isto é a revelação do ser do outro, mas, segundo Frankl, isto só pode ser visto por alguém que ama, que vê não apenas a humanidade da pessoa, mas seu potencial e, portanto, se aproxima dela para a aliviar e ajudar a se atualizar. Mas esta atualização só pode ocorrer automaticamente como subproduto da busca de sentido, avalia Frankl.

Outro aspecto é atitudinal. Frankl destaca que mesmo quando as pessoas perderam certa disposição a experimentar a beleza ou a capacidade de fazer um trabalho, geralmente, por estar submergidas em uma circunstância trágica, de qualquer maneira, existe o potencial de encontrar significado, e o mais profundo, na medida em que aceitem essa situação trágica, na atitude diante do sofrimento, na aceitação e na dignidade.

Abaixo, uma série de frases que mostram a simples sabedoria de Frankl:

“A vida nunca é insuportável devido às circunstâncias, mas apenas devido à falta de sentido e significado”;

“Questionar o sentido da vida é a expressão mais verdadeira do que é ser humano”;

“Tudo pode ser retirado do ser humano, menos sua capacidade de escolher uma atitude dadas certas circunstâncias, escolher o próprio caminho”;

“Quando não somos capazes de mudar uma situação, nos vemos desafiados a mudar nós mesmos”.

 

Leia mais 

  • Nazismo: a legitimação da irracionalidade e da barbárie. Revista IHU On-Line, Nº. 265
  • As origens ideológicas do nazismo
  • Historiador alerta para as sombras do nazismo
  • “Onde estava Deus?” Por que Auschwitz é o símbolo do mal
  • Humanos são resilientes, confiemos em nós mesmos e uns nos outros
  • “Este é o momento de avançar para águas mais profundas.” Artigo de Tomáš Halík
  • Coronavírus: alguns sentem tanto medo que precisam negar o que está acontecendo, diz psicanalista
  • Onde está Deus agora? Entrevista com Heiner Wilmer
  • Coronavírus, o apelo do papa: “Momento muito difícil. Sejam generosos”
  • Rezando em casa durante a Semana Santa do Coronavírus
  • Acreditávamos ser invencíveis. Artigo de Francisco de Roux
  • Há notícias positivas sobre o Covid-19 que a mídia pouco divulga
  • Anastasios defende a “globalização da solidariedade”
  • A pandemia de Covid-19 é um grande teste à resiliência de sistemas de saúde no mundo inteiro. Entrevista especial com Beatriz Rache
  • Pandemia. Apesar do medo, não nos fechemos em nós mesmos. Entrevista com Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano
  • Diante do Covid-19, mundo precisa reforçar a solidariedade, dizem luteranos
  • “A epidemia ensina que a chave para resolver problemas são os nossos comportamentos”. Entrevista com Leonardo Becchetti
  • Os desequilíbrios sociais do contágio
  • O senso comum é insuficiente. Pode a pandemia nos curar dos maus hábitos da mente?
  • O coronavírus desperta o humano em nós

Notícias relacionadas

  • Sofrimento, resiliência e espiritualidade. Entrevista especial com Susana Rocca

    LER MAIS
  • Espiritualidade e Vaticano II: a arte de “um viver bom e santo”

    LER MAIS
  • Francisco, entre a verdade absoluta e o relativismo laico. Artigo de Eugenio Scalfari

    "O maior obstáculo que Francisco encontra é o contraste que ainda o divide entre a verdade absoluta e o relativismo laico. Esses[...]

    LER MAIS
  • ''Resiliência'': uma palavra no poder

    A resiliência é uma resistência mais específica, mais aculturada: uma resistência com mestrado.A opinião é do jornalista e [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados