09 Março 2020
O Papa Francisco sonha com uma Igreja sinodal, na qual as mulheres, que de fato desempenham um papel central nas comunidades amazônicas, possam ter acesso a funções e serviços estáveis e gozar de reconhecimento público e um envio por parte do bispo. Isto deve levar a que as mulheres tenham um impacto real e eficaz na organização, nas decisões mais importantes e na orientação das comunidades.
Pouco a pouco estão sendo dados passos, talvez não ao ritmo desejado por algumas pessoas. Entretanto, o mais importante é descobrir o trabalho inestimável que muitas mulheres fazem na Igreja, também na Amazônia. Uma delas é Irmã Digna Erazo, missionária, Laurita, que atualmente vive na comunidade indígena Wuawua Sumako, Vicariato de Napo, na Amazônia equatoriana. A religiosa é Coordenadora da Pastoral Indígena do Vicariato e faz parte da Equipe de Coordenação da REPAM-Equador.
Na Amazônia, a mulher é uma guerreira, alguém "que ama e defende a vida, que defende seus direitos, uma mulher que luta para que a cultura e a identidade permaneçam", uma mulher que sofre as conseqüências da discriminação, do machismo. A religiosa afirma que elas são "a alma da Igreja", e que "estamos nos lugares onde talvez os homens não gostem de ir".
Ela é de uma congregação que nasceu na selva, que sua fundadora disse ser o sacrario, que continua a viver na selva, onde ela diz ser a mulher mais feliz e gosta de estar, ao lado do povo, apoiando suas lutas. Falando da presença das mulheres no Sínodo para a Amazônia, ele a vê como "única, talvez até irrepetível e extraordinária", que está ajudando a assumir mais responsabilidade na Igreja, mesmo que seja algo muito difícil de ser realizado.
Para a mulher na Igreja, a religiosa sonha em "dar-nos o espaço necessário para que possamos gerar vida", sem aspirar a "estar aberta a dar o passo para ser ordenada diaconisa ou sacerdotisa", porque acima disso, "estamos desempenhando um papel muito importante dentro da pastoral, das comunidades, da Igreja". Ela sonha "com mulheres fortes, profetas, samaritanas, madalenas", que, em relação aos sonhos do Papa Francisco, "como mulheres, possamos contribuir para a expansão destes sonhos por toda a humanidade e para a geração de uma cultura de vida".
A entrevista é de Luis Miguel Modino.
O que significa ser uma mulher na Amazônia?
Ser uma mulher na Amazônia significa ser uma mulher guerreira, uma mulher que ama e defende a vida, que defende seus direitos, uma mulher que luta para que a cultura e a identidade continuem a permanecer de todas as dimensões sociopolíticas e também organizacionais.
Quais são as principais dificuldades que as mulheres encontram em sua vida cotidiana na Amazônia?
Acima de tudo, a discriminação que sofrem por serem mulheres, o machismo, a violência das empresas, que às vezes são usadas, agredidas, uma violência física, uma violência sexual. A migração para as cidades e os empregos que ocupam, que é um trabalho que não é digno, assumindo empregos que outras não querem fazer. A mulher é a que procura o pão de cada dia de seus filhos, que é uma bela vida na selva, mas é muito difícil.
Ir. Digna Erazo (Foto: Luis Miguel Modino)
Atualmente não há caça suficiente, pesca suficiente, talvez por causa da poluição os produtos já não são dados como antes, não é uma vida saudável como eles viviam antes. Antes, a floresta era praticamente o seu supermercado, a sua farmácia, a sua geladeira; agora já não o é, devido a toda a agressão que sofreram por parte das empresas transnacionais.
A vida religiosa tem grande importância na Igreja, também na Amazônia. Como a vida religiosa feminina promove a caminhada da Igreja na região amazônica?
Como religiosa, sinto que somos a alma da Igreja, a maioria das congregações religiosas está nos lugares onde talvez os homens não gostem de ir, ou não é a sua opção preferencial. Muitas religiosas estão no coração da Amazônia, e nossa presença não está tanto em fazer, mas em acompanhar processos organizacionais, processos de espiritualidade com os povos, que respeitam seu ambiente, seu Deus da vida, o Deus que está lá na floresta.
Como diz a nossa fundadora, a floresta é o sacrário, a floresta é o rosto do Deus vivo, que reflete Jesus na Eucaristia. Essa comunhão, mesmo com a floresta, é aquela comunhão que temos de fazer com Deus. Como mulheres consagradas, descobrimos este Deus vivo na floresta, em toda a sua abundância, mas também nos valores do seu povo, das suas culturas.
No Documento Final da Assembleia Sinodal, uma ideia que também aparece em Querida Amazônia, insiste-se muito que a Igreja na região deve ser uma Igreja de presença e não apenas de visita. Poderíamos dizer que a vida religiosa feminina é essa presença, na medida em que os sacerdotes se limitam a uma visita esporádica?
Sim, posso confirmar isso, porque nós, como missionárias Lauritas, vivemos no coração da floresta, em quatro vicariatos. Nós não estamos nas cidades, estamos nas comunidades indígenas. Também outras congregações, as do Sagrado Coração, as Mercedarias, da Anunciação, estão vivendo no coração da floresta. Não só vamos para uma visita, mas também experimentamos o que o povo experimenta, vivemos o que o povo vive, desse respeito pela sua cultura, pela sua identidade, desse sentido de inserção e de viver a interculturalidade.
O que representa essa presença constante da vida religiosa feminina na vida dos povos originários, dos povos amazônicos?
Para os povos amazônicos é a força que podemos dar-lhes em suas lutas, é uma presença de mães, que os acompanham, que caminham com eles, que os animam, uma presença de amigas, que estão lá mesmo em seus erros, nos bons e nos maus momentos. Ali estamos dando aquele espírito de vida, positivo, de esperança, de que eles são capazes de continuar e de serem eles mesmos que fazem aquela voz de incidência política diante das estruturas do Estado, sempre contra os projetos de vida, do Sumak Kausay que vivem os povos indígenas.
Para a vida religiosa, para a senhora como religiosa, o que significa viver na periferia do mundo?
Eu sou a mulher mais feliz da vida, adoro caminhar, ir pelo rio. Agora estou em outra missão, não é mais um rio, é uma montanha, mas é a Amazônia, para caminhar, para experimentar o que as pessoas experimentam, estradas para subir morros, estradas que dificilmente podem trazer seus produtos para fora. O sofrimento do povo de onde venho, do Napo, é talvez mais grave do que o do outro povo que acompanhei.
A dor do povo chega até você, e eu poderia dizer com certeza que você vive esta paixão pelo Reino, você vive esta paixão pelo povo, você vive esta consagração a Deus, mas a serviço do povo mais necessitado, segundo o Papa Francisco, que hoje nos exorta a ser uma Igreja em saída, uma samaritana, madalena, solidária.
Como podemos encorajar a vida religiosa, a Igreja em geral, a ser mais missionária e a estar mais presente naqueles lugares onde muitas vezes ninguém quer ir?
No momento, aqui no Equador, há um representante, Darwin Orozco, que continua esta animação da vida religiosa, enviando-lhes o mesmo documento Querida Amazônia, através de programas de rádio, retiros, exortando-os a escolher estes lugares. Mas nós mulheres somos sempre mais sensíveis, por exemplo, o Papa hoje nos pede que se alguma congregação não tem presença na Amazônia, pelo menos tente ter uma comunidade na Amazônia. Com as congregações religiosas que agora não têm irmãs suficientes, elas escolheram ser comunidades intercongregacionais. Esta caminhada com a REPAM também dá força para que a vida religiosa se comprometa com a Amazônia.
Na Querida Amazônia, o Papa Francisco reconhece a importância da mulher na região, a ponto de dizer que em muitas comunidades a fé permaneceu graças à presença de mulheres fortes e generosas que batizaram, catequizaram, ensinaram a rezar, foram missionárias, certamente chamadas e movidas pelo Espírito Santo. Essa presença feminina foi e continua a ser decisiva na vida das comunidades amazônicas?
Continua. Olha, eu venho de uma congregação que nasceu na floresta, o nosso berço é a floresta. Naquela época não existiam congregações que optassem pelos povos indígenas. A fundadora, Laura Montoya, tinha muito claro, a defesa de seu território, ela vai e faz uma incidência política, que talvez naquela época não fosse chamada assim, para ir onde o presidente, Carlos Restrepo, e pedir que olhasse a situação dos indígenas, se os indígenas ficam sem território, então eles vão migrar para as cidades e qual será seu futuro.
Houve muitas congregações religiosas, como os Franciscanos, os Capuchinhos, os Dominicanos, os Josefinos, que deram suas vidas, e foi isso que ajudou o povo a permanecer na fé. Mas também tem havido processos muito agradáveis de ter a sua espiritualidade respeitada, de celebrar a Eucaristia na sua língua, de ter os seus próprios rituais. É essa espiritualidade dos povos que os ajuda a continuar lutando por seus direitos, animados pela fé em Jesus Cristo, animados por essa presença do Evangelho, porque eles tornaram o Evangelho cultura, que se poderia dizer a inculturação do Evangelho.
Ir. Digna Erazo (Foto: Luis Miguel Modino)
Quem fez isso foi a vida religiosa feminina, não de impor o Evangelho, mas de apresentá-lo, para que as próprios povos o assumam, e talvez sejam iluminados pelo Evangelho, tornando-se fortes para enfrentar os poderes, algo a que não estavam acostumados. Estavam habituados a enfrentar apenas uma selva inóspita, com todos os seus problemas, com toda a sua situação. Agora eles têm outro tipo de problema, e tem sido a vida religiosa que tem ajudado o povo a continuar resistindo.
Na exortação, o Papa Francisco diz que as mulheres nos comoveram a todos com seu testemunho na Assembleia Sinodal. Sua madre geral e outra religiosa de sua congregação estiveram presentes nessa assembleia. A senhora acha que o Sínodo para a Amazônia foi o primeiro no qual as mulheres desempenharam um papel fundamental?
Pessoalmente, eu acho que sim. Porque praticamente os sínodos têm sido sínodos de bispos, e hoje a voz feminina tem sido ouvida, não só religiosa, mas também indígena. Que as mulheres indígenas, a partir dessa experiência vital de luta, tenham tido uma voz dentro do Sínodo, é algo extraordinário e dá força a esta querida Amazônia. Para mim, a presença feminina neste Sínodo tem sido única, talvez até irrepetível e extraordinária.
Mas, de fato, o Papa Francisco disse que há necessidade de um maior reconhecimento das mulheres na Igreja e que, de fato, elas devem participar nos processos de tomada de decisões na Igreja. Pensa que estes passos dados até agora garantirão, a um certo nível, que isto se tornará comum em todas as áreas da Igreja, incluindo nas instâncias do Vaticano?
É um pouco difícil responder a esta pergunta, porque depende da sensibilidade dos bispos. O Bispo do Vicariato de Napo, Dom Adelio Pasqualotto, depois de ter vindo do Dom Adelio Pasqualotto, pareceu-me uma expressão simpática que dizia: "Temos de ajudar o Papa". Ele me pediu para assumir a coordenação da Pastoral Indígena, que talvez, o fato de uma mulher estar encarregada de uma coordenação, que seria praticamente um vicariato. Mas talvez por causa do sentido machista que existe, eles não me chamam de vigária, mas de coordenadora.
Mas o fato de eles já terem dado este passo, acho que teve um impacto no fato de uma mulher assumir o cargo que era ocupado por um padre. Isso, alguns tomaram consciência disso e sem nenhum grande escrúpulo, não sei se seria essa palavra, eles podem dizer às religiosas, vocês podem assumir a responsabilidade, mesmo que não nos chamem de vigárias, mas de coordenadoras dessa pastoral. Creio que eles assumiram estas exortações que o Papa está a fazer e também fez no Sínodo e na Querida Amazônia.
Talvez outros não tenham consciência disso, porque durante anos as mulheres sempre foram relegadas, embora tenham percebido que são a alma da Igreja, a alma do trabalho pastoral, a alma de tudo, da própria vida. Mas não querem reconhecê-lo porque também são humanos, nasceram num mundo machista, continuam numa sociedade machista e numa Igreja machista, que também é hierárquica, por vezes muito clericalizada, e dá pouco espaço às mulheres e aos leigos.
No contexto da celebração do Dia Internacional da Mulher, que recorda o reconhecimento dos direitos da mulher na sociedade, com que a senhora sonha no futuro neste crescente reconhecimento da figura e do valor da mulher na Igreja Católica?
Sonho simplesmente que nos será dado o espaço necessário para que possamos gerar vida, como religiosas que continuemos acompanhando, dando esperança, porque o nosso papel é insubstituível. Eu não aspiro tanto que eles abram o caminho para nos ordenar diaconisas ou sacerdotisas. Porque nós, sem sermos sacerdotes, sem sermos diaconisas, estamos desempenhando um papel muito importante no seio da pastoral, das comunidades, da Igreja. Sonho simplesmente com mulheres fortes, profetas, samaritanas, madalenas, para que as conversões de que nos fala o Documento Final do Sínodo, de conversão cultural, pastoral, sinodal e ecológica, se tornem realidade, e para que os sonhos do Papa, nós como mulheres, possamos contribuir para que estes sonhos se expandam em toda a humanidade, e possamos gerar uma cultura de vida, onde esta solidariedade seja vivida e possamos todos viver como irmãos, não só entre os humanos, mas também com todo o universo, com todo o Planeta.
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“Sonho que na Igreja nos sejam dados os espaços necessários para que nós mulheres possamos gerar vida”. Entrevista com a Ir. Digna Erazo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU