• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Robert Sarah, um cardeal pega em armas

Mais Lidos

  • Segundo a ministra-presidente do Supremo Tribunal Militar, o país necessita de vigilância constante

    “O Brasil tem uma tradição autoritária, com surtos de liberalidade”. Entrevista especial com Maria Elizabeth Rocha

    LER MAIS
  • Carta aberta ao Papa Leão XIV: “Chegou a hora de derrubar muros”

    LER MAIS
  • Gaza. “Não há precedentes. Falta leite para os recém-nascidos. O mundo deve intervir”. Entrevista com Amjad Shawa

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

16 Janeiro 2020

Mesclando testemunho pessoal e argumentos de fundo, o prefeito da Congregação para o Culto Divino, Robert Sarah, defende com força o celibato em seu livro Des profondeurs de nos coeurs [Do fundo de nossos corações]. Mas a polêmica sobre o envolvimento de Bento XVI enfraquece a proposta.

O texto é de Jean-Pierre Denis, publicado como editorial da revista francesa La Vie, 15-01-2020. A tradução é de André Langer.

Bento XVI está cansado. Ele não consegue mais andar, mal consegue escrever ou pregar, ouve mal, sua voz está sumindo (1). Quanto à sua perspicácia política, ela não se estabeleceu. Esse grande homem espiritual é ainda ingenuamente confiante em admiradores que às vezes são mais zelosos do que escrupulosos. Do fundo de nossos corações, ainda não tinha chegado às livrarias e ficamos sabendo que o papa emérito negou, pela boca de seu secretário, que ele era o coautor. Ele teria enviado um artigo seu para o cardeal Sarah, dizendo-lhe para fazer o que quisesse. O que não faz dele um livro coassinado. E menos ainda um duro golpe contra seu sucessor, que ele nunca traiu.

100% ratzingeriano

Então, vamos ler o famoso artigo. Encontramos nele a precisão do pensamento, a força da argumentação e a clareza da escrita, que foram os traços característicos do professor Ratzinger escrevendo na Communio. Seu texto oferece um verdadeiro prazer de ler. É breve – cerca de 40 páginas, prévia dedução de longas autocitações, como se o ateliê do pintor tivesse apoiado a mão do mestre. Mas não há nenhuma dúvida sobre o fundo, 100% ratzingeriano.

O papa emérito defende o celibato dos padres ressaltando a articulação entre o Antigo e o Novo Testamento. O culto católico é ao mesmo tempo crítico e superação em Jesus do culto do Templo. De fato, em muitas religiões, o exercício do culto está ligado à abstinência sexual. Mas essa é funcional, ela dura apenas para as necessidades do rito. Ora, para o padre católico, o compromisso é, ao mesmo tempo, total, permanente e definitivo. De funcional, a abstinência torna-se ontológica. Ratzinger faz acompanhar sua reflexão exegética com memórias da juventude. Sua vocação foi um dom total. Como não se emocionar com essa cultura e com esse testemunho?

Passemos para a introdução negada na véspera do lançamento do livro. Ignoremos a conclusão, inútil. Deixemos o artigo, excelente, mas sem surpresas. Vamos ao corpo do livro. Seu autor, o cardeal Sarah, também se emociona quando evoca vividamente sua juventude, as missões difíceis, a alegria das comunidades que o acolheram. Encontramos o homem corajoso, fiel aos seus ideais, que arriscou sua vida contra o ditador guineense Ahmed Sékou Touré. Para ele, renunciar ao celibato seria uma espécie de capricho de ricos infligido aos pobres e também um desastre missionário. A Igreja não tem falta de vocações, mas de fé, acredita, novamente com uma força que leva à convicção. O elogio do “radicalismo evangélico” é revigorante.

Argumentos superficiais ou tendenciosos

Infelizmente, alguns argumentos são muito superficiais, especialmente quando o autor evoca em alguns clichês o lugar das mulheres na Igreja. Ou tendenciosos, na medida em que ele opõe um ideal magnífico, o seu, a uma triste realidade, a daqueles que pensam diferentemente dele. Obviamente, o cardeal não será criticado por seu pronunciado gosto pela polêmica. Ele tem talento tanto no conteúdo como na forma.

Em sua alma e consciência, ele sente a ardente necessidade. Mas sua maneira de embelezar sua própria imagem enquanto demoniza seus adversários intelectuais enfraquece o argumento. Quer ordenar padres casados em alguns casos, em certas situações, por exemplo, na Amazônia? Pensa às vezes nisso enquanto se barbeia? A questão é entendida: você tem uma “mentalidade desprezível, neocolonialista e infantilizante” ou, pior ainda, você é “um acadêmico ocidental”, a menos que seja “um bispo do Ocidente ou mesmo da América do Sul”. O que certamente seria horrível. Não é, Jorge Bergoglio?

Nota do IHU

1.- Recente documentário da televisão da Baviera, Alemanha, retrata as condições físicas do bispo emérito de Roma. O vídeo pode ser visto aqui.

Leia mais

  • Nicolas Diat, o homem por trás do cardeal Sarah
  • Francisco sai mais forte do “livrogate” do Vaticano
  • “Ratzinger e Sarah, uma obediência filial assombrosa”. Entrevista com Andrea Grillo
  • O livro a quatro mãos sobre o celibato sacerdotal. Qual é a verdade?
  • O livro sobre sacerdócio e celibato se torna uma ficção inquietante e perigosa. Quem mente e por quê? O que há por trás disso? Eis as três cartas de Ratzinger para Sarah
  • Quando Ratzinger sonhava uma Igreja com padres casados
  • Papa Francisco, o cardeal africano Sarah e os bastidores sensacionais da França: “Como remam contra ele”
  • Igreja Católica começa seus próprios “Loucos Anos Vinte”. Artigo de Massimo Faggioli
  • Desconexões perigosas? Seminaristas, teólogos e a vida da Igreja. Artigo de Massimo Faggioli
  • “Não sou co-autor do livro do cardeal Sarah”
  • O ataque de Ratzinger e a armadilha da linguagem
  • Bento XVI nunca viu nem aprovou o livro que o cardeal Sarah apresenta como de ambos
  • Um livro bomba. Ratzinger e Sarah pedem a Francisco para não dar abertura a padres casados
  • Bento XVI contra Francisco. “Nós somos Igreja”, comenta o livro de Ratzinger e do cardeal Sarah
  • Dois papas é demais
  • "Dificultar ou corrigir o Papa reinante é irreal"
  • Uma contribuição sobre o celibato sacerdotal em filial obediência ao Papa
  • O livro sobre o celibato a quatro mãos e algumas perguntas aguardando respostas...
  • Ratzinger entra em guerra contra Bergoglio. Um confronto que cheira a chantagem
  • O papa emérito se intromete novamente na política da Igreja
  • Celibato indispensável como dispositivo de bloqueio: para não exagerar
  • Ratzinger e o cardeal Sarah escrevem livro contra os padres casados
  • Cardeal Sarah adverte que ordenar homens casados “terá sérias consequências”
  • Em novo livro, papa emérito Bento XVI quebra o silêncio para falar sobre o celibato sacerdotal
  • Dois papas? As críticas de Bento 16 à flexibilização do celibato proposta a Francisco
  • Papa aprovará padres casados na Amazônia, afirma teólogo
  • Novo bispo austríaco se opõe ao celibato sacerdotal obrigatório
  • Sínodo, sobre a Amazônia não será difícil encontrar a linha. É o celibato sacerdotal que divide
  • O que pensam religiosos da Amazônia sobre celibato de padres
  • Sínodo, o único sacerdote indígena: “Eu deixaria o sacerdócio se entendesse que o celibato não serve mais para mim”
  • Sínodo: agora cabe ao papa decidir sobre os padres casados e sobre o “pecado ecológico”
  • Um especialista em clima fala no sínodo. Previsões certas: padres casados ​​e mulheres ministras
  • No Sínodo, a proposta de um “Rito Amazônico”. Divergências sobre padres casados, pede-se uma reunião sobre o celibato
  • Permitir padres casados é única solução para ordenar mais sacerdotes indígenas, defende Dom Erwin Kräutler
  • No debate sinodal sobre padres casados, o Reno se lança no Amazonas?
  • Dom Hummes coloca padres casados e mulheres em pauta no Sínodo sobre a Amazônia
  • Livro busca preencher vácuo jurídico em torno dos papas renunciantes
  • “Dois papas” penitentes: a tradição reencontra sua autoridade. Artigo de Andrea Grillo
  • Dois Papas: dois modelos de homem, dois modelos de Igreja. Artigo de Leonardo Boff
  • A ficção por trás da ideia de ''papa emérito''. Artigo de Massimo Faggioli
  • Ratzinger e informações católicas: à sua imagem e semelhança
  • “Dois papas”: o que é fato e o que é ficção?
  • A guerra entre duas Igrejas e dois papas
  • “Dois papas” e a necessidade universal de tolerância
  • Carta de Bento XVI sobre os abusos sexuais não é um ataque a Francisco (ou ao Vaticano II)

Notícias relacionadas

  • O preso e o Papa. Um diálogo

    Da Rádio do Vaticano, publicamos este trecho do diálogo entre um detento italiano e o papa.A reportagem é de Marco Tosatti, pub[...]

    LER MAIS
  • Bento XVI visita os encarcerados

    Ratzinger visita a penitenciária de Rebibbia, no subúrbio de Roma: "A superlotação é uma dupla pena". Ele também responde à[...]

    LER MAIS
  • Papa sem arminho

    "Que o Papa Bento XVI nos dê um presente de Natal: renuncie ao arminho", pede a Associação Italiana de Defesa dos Animais e do [...]

    LER MAIS
  • "Bento XVI está cercado de pessoas não levantam questões nem o desafiam." Entrevista especial com Thomas J. Reese

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados