• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Um chamado Amazônico: Organizações divulgam nota conjunta sobre queimadas e desmatamento

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

14 Dezembro 2019

Diante da recente alta dos desmatamento na Amazônia, mais de cem organizações aproveitaram a COP 25 que acontece em Madrid nesta semana para divulgar uma declaração conjunta e denunciar o abandono de políticas contra o desmatamento e queimadas.

A reportagem é de Aldrey Riechel e Nicole Matos, publicada por Amazônia.org, 12-12-2019.

“O problema do desmatamento indiscriminado na Amazônia vem de longa data, mas o agravamento desse quadro em 2019 é resultado direto de declarações, omissões e ações objetivas do governo federal”, afirmam as organizações.

A carta foi baseada nos dados apresentados pelo INPE, entre agosto e outubro de 2019 foram apontados mais 3.429 km² sob alerta de desmatamento, contra 1.792 km² no mesmo trimestre de 2018, um aumento de 91%. Em relação às queimadas no bioma amazônico foram verificados 46.825 focos ativos de janeiro a agosto deste ano, 30.901 somente em agosto. A maior parte dessas queimadas ocorreu em áreas recém-desmatadas.

“A degradação ambiental juntamente com as grilagens de terras e a exploração ilegal de madeira e outros recursos naturais, está diretamente vinculado ao aumento de atos de violência contra povos indígenas, comunidades tradicionais e movimentos sociais. Violência que têm ficado impune, na grande maioria dos casos”, lembra o documento.

Um vídeo produzido pelo documentarista Todd Southgate também foi produzido em parceria com as organizações e divulgado junto com a declaração. Assista:

O documento é assinado por 110 organizações da sociedade civil, membros do parlamento e pela ex-ministra do meio ambiente Marina Silva e foi formulado após o seminário Desmatamento e Queimadas na Amazônia: Tendências, Dinâmicas e Soluções que aconteceu no dia 28 de novembro na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Convocado pelo Deputado Nilto Tatto, o seminário reuniu diferentes representantes da sociedade civil para debater as tendências e dinâmicas recentes do desmatamento e queimadas na Amazônia. Também estiveram presentes organizações ambientais, sociais e representantes indígenas que compartilharam experiências e iniciativas voltadas para a prevenção e controle da degradação.

Um chamado Amazônico

As organizações citam na carta alguns pontos que contribuíram com a intensificação da crise ambiental amazônica produzidos pelo atual governo federal, como: as falas do presidente Bolsonaro, nomeação de pessoas inadequadas para cargos do Ministério do Meio Ambiente, a recusa em demarcar e homologar territórios de povos indígenas, quilombolas e outras populações tradicionais e o abandono do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia.

Decorrente a esses fatos chega ao resultado de que “o governo Bolsonaro está colocando em curso um plano articulado de destruição da floresta, incentivando o desmatamento, as queimadas, a devastação e o saque dos seus recursos naturais por grileiros, madeireiros e garimpeiros ilegais, incluindo o ataque aos defensores da floresta, considerados por ele como empecilhos para o alcance de seus interesses”, aponta a declaração.

É necessário que o atual governo e os parlamentares brasileiros compreendam a importância da floresta, e que adotem com urgência uma postura responsável, e que medidas sejam tomadas para chegar a resolução desse problema. A carta dá alguns exemplos do que precisa ser feito, como retomar o Plano de Ação de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia, combater os crimes ambientais associados à grilagem de terras públicas, desmatamento, queimadas e exploração ilegal de recursos naturais, retirar de pauta as leis que representam um retrocesso para a proteção do meio ambiente, retomar as atividades do Fundo Amazônia e revisar as metas brasileiras estabelecidas pelo Acordo de Paris.

Leia mais

  • Desmatamento na Amazônia aumenta 212% em outubro deste ano, aponta Imazon
  • Orçamento do Meio Ambiente encolhe e desmatamento dispara
  • Especialistas culpam Bolsonaro por aumento do desmatamento e alertam que o pior ainda está por vir
  • Amazônia. A realidade devastadora
  • 35% do desmatamento na Amazônia é grilagem, mostra análise realizada pelo IPAM
  • Desmatamento na Amazônia é o maior em 11 anos e alcança 20% da floresta
  • Desmatamento da Amazônia tem 3ª maior alta percentual da história
  • Em ano de alta do desmatamento na Amazônia, Meio Ambiente perde quase 20% dos técnicos
  • Imazon: Desmatamento da Amazônia em setembro foi 80% maior do que no mesmo período de 2018
  • Imazon: Desmatamento na Amazônia aumentou 20% entre agosto de 2018 e abril de 2019
  • Alta no desmate coroa desmonte ambiental de Bolsonaro e Salles
  • “Bolsonaro quer entregar a Amazônia à destruição”. Entrevista com Marina Silva
  • Brasil não cumprirá metas de crescimento sustentável, diz ex-diretor do Inpe
  • Desmatamento subiu 50% em 2019, indicam alertas do Inpe
  • Ação de Bolsonaro e indústria de cana-de-açúcar ameaçam a Amazônia, Pantanal e o Clima Global
  • Desmatamento já reduz chuvas e pode afetar safra no sul da Amazônia
  • “Surto de desmatamento na Amazônia se explica pela chegada do governo Bolsonaro”, diz cientista do INPA
  • Apesar da negação do presidente Bolsonaro. Os números do desmatamento são reais
  • Redes criminosas e impunidade impulsionam desmatamento na Amazônia, diz HRW
  • "Queimadas mostram que desmatamento está aumentando". Entrevista com Carlos Nobre
  • Desmatamento na Amazônia é ‘perda irreparável’, diz especialista em recuperação ambiental

Notícias relacionadas

  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • O impacto que está na mesa

    "Assim como existe uma rotulagem para os valores nutricionais, já há padrões estabelecidos para a rotulagem ambiental, só que [...]

    LER MAIS
  • Lei de Organizações Criminosas, arma contra os movimentos sociais

    No último dia 4, trabalhador rural Ronair José de Lima foi morto em uma emboscada no Complexo Divino Pai Eterno, em São Félix[...]

    LER MAIS
  • Analfabetismo ambiental e a preocupação com o futuro do planeta

    "Uma quantidade imensa de pesquisas, surgidas de diversos cantos, inclusive da academia colocam a questão ambiental entre as cinc[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados