Documento para beatificação de dom Helder Câmara é entregue ao Vaticano

Dom Helder | Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

06 Setembro 2019

Esta etapa será concluída quando for comprovado milagre por intercessão de dom Helder.

A informação foi publicada por Jornal do Commercio, 05-09-2019.

O processo de beatificação do arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Câmara, entra hoje em nova fase, agora no Vaticano. Documentos coletados até dezembro de 2018, entre eles declarações, depoimentos, juramentos e relatórios das comissões que analisaram os escritos do Dom da Paz, serão entregues hoje à Congregação das Causas dos Santos. A abertura das caixas será acompanhada pelo postulador da beatificação, frei Jociel Gomes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Esta nova etapa é chamada fase romana. Nela, o material coletado durante quase quatro anos será analisado por comissões da Santa Sé, que posteriormente dirão se dom Helder será reconhecido venerável pelo papa Francisco. “Chegou a Roma toda a documentação que produzimos na Arquidiocese de Olinda e Recife entre 2014 e 2018. Se tudo o que produzimos estiver de acordo com as normas da Santa Sé, será emitido decreto nomeando um relator que acompanhará o processo”, explica o frei Jociel, que chegou a Roma ontem. O relator escolhido, segundo o capuchinho, será responsável por elaborar um documento, chamado positio, que será a bibliografia em defesa das virtudes praticadas por dom Helder.

Processo

Uma vez pronto, o documento será entregue às comissões de teólogos e bispos e cardeais do Vaticano. Recebendo parecer favorável, esta etapa será concluída quando for comprovado milagre por intercessão de dom Helder, culminando na beatificação. Depois, o processo continua em busca da canonização do religioso. “Para que ele seja canonizado, ou seja, ganhe o título de santo, é preciso que seja comprovado um novo milagre após a beatificação”, frisa.

Leia mais