Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM exige o fim da grave situação na Amazônia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Agosto 2019

A Rede Eclesial Pan-Amazônica acaba de divulgar um comunicado neste domingo, 25 de agosto, na qual, em consonância com outros pronunciamentos de diferentes organizações e instituições eclesiais nos últimos dias, se destaca a gravidade da situação que a Amazônia atravessa, uma preocupação presente na REPAM desde o seu nascimento, como afirma em sua carta de fundação, onde diz que "é um território cada vez mais devastado e ameaçado", o que se confirma mais uma vez com os atuais incêndios.

A REPAM nasceu com o “compromisso de responder eficaz e organicamente aos clamores do tempo presente” e, a partir dessa perspectiva, como uma rede que visa articular o trabalho eclesial na Pan-Amazônia, o comunicado reúne a voz levantada pela Igreja em favor do Pão da Amazônia.

A informação é de Luis Miguel Modino.

Mais uma vez, a REPAM, seguindo as palavras do Instrumentum Laboris do Sínodo para a Amazônia, relata situações diferentes que "estão levando a Amazônia a um ponto sem retorno". Portanto, no documento, assinado pelo Presidente, Vice-Presidente e Secretário Executivo da entidade, Cardeais Cláudio Hummes, Pedro Barreto e Mauricio López, respectivamente, afirma-se que “agradecemos profundamente a proximidade com a situação crítica em toda a Amazônia, especialmente no Brasil e na Bolívia nos últimos dias, com incêndios de enorme magnitude”.

Ao mesmo tempo, o comunicado agradece a comunhão com “todo o processo em direção ao Sínodo para a Amazônia”, e seguindo o Magistério do Papa Francisco, a REPAM une-se a todos os pronunciamentos que “exortam a toda a humanidade a tomar consciência das sérias ameaças desta situação e a esforçar-se por cuidar da casa comum, levantando as suas vozes e encontrando caminhos concretos para uma ação pacífica mas firme, exigindo que ponha fim a esta situação”.

Não esqueçamos as palavras que o Papa Francisco dirigiu aos bispos em seu encontro por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, e que constam da carta fundacional da REPAM, “a Igreja não está na Amazônia como quem está de mala pronta para sair depois de explora-la. Desde o princípio está presente nela com missionários, congregações religiosas, sacerdotes, leigos e bispos, e sua presença é decisiva para o futuro da região”. São palavras que também podem ser ditas da REPAM, que como instituição eclesial quer ser essa presença determinante. Portanto, ela não quer ficar em silêncio diante das situações graves que a Pan-Amazônia passa.

Eis o comunicado.

Nestes dias os incêndios na Amazônia tem tomado  dimensões de extrema gravidade. Tem provocado reações em vários  países, que através de seus governos expressaram sua preocupação e exigiram uma reação dos governos locais.
 
A Igreja também levantou sua voz pela Amazônia por meio de seus diferentes organismos. São várias notas publicadas nos últimos dias pelas Conferências Episcopais e pelo próprio Conselho Episcopal Latino-americano - CELAM que integra todos os bispos da região, bem como a Vida Religiosa, através da Confederação Latino-Americana de Religiosos - CLAR, Caritas América Latina, Adveniat, CIDSE, La Civiltà Cattolica, Notícias do Vaticano, Movimento Católico Mundial pelo Clima etc.
 
A Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM, está ciente de que “atualmente, a mudança climática e o aumento da intervenção humana (desmatamento, incêndios e alteração no uso do solo) estão levando a Amazônia rumo a um ponto de não retorno” (IL 16). Por isso agradecemos  profundamente a proximidade com a situação crítica em toda a Amazônia, especialmente no Brasil e na Bolívia nos últimos dias, com incêndios de enorme magnitude, e com todo o processo em direção ao Sínodo para a Amazônia, nos unimos aos diferentes pronunciamentos que em consonância com o Magistério do Papa Francisco, exortam a toda a humanidade a tomar consciência das sérias ameaças desta situação e a esforçar-se por cuidar da casa comum, levantando as suas vozes e encontrando caminhos concretos para uma ação pacífica mas firme, exigindo que ponha fim a esta situação.
 
“Maria, a mãe que cuidou de Jesus, agora cuida com carinho e preocupação materna deste mundo ferido. Assim como  chorou com o coração trespassado a morte de Jesus, assim também agora se compadece do sofrimento do pobres crucificados a das criaturas deste mundo exterminadas pelo poder humano”(Laudato Si, 241).  
 
Em comunhão sinodal,
 
Claudio Cardeal Hummes, OFM - Presidente

Pedro Cardeal Barreto, SJ - Vice-Presidente

Mauricio López - Secretário Executivo

São Paulo, Lima e Quito, 25 de agosto de 2019

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM exige o fim da grave situação na Amazônia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU