O Sínodo para a Amazônia será realizado em Roma de 6 a 27 de outubro

Papa Francisco | Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • Conhecer Jesus. Artigo de Eduardo Hoornaert

    LER MAIS
  • Freira de 82 anos é morta em convento brasileiro

    LER MAIS
  • Para o pesquisador e membro do coletivo Aceleracionismo Amazônico, é necessário repensar radicalmente as possibilidades políticas tributárias de um paradigma prenhe de vícios modernos

    Pensar de modo abolicionista produz uma ética da generosidade. Entrevista especial com Bräulio Marques Rodrigues

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

26 Fevereiro 2019

A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos anunciou nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, que o Papa Francisco convocou a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica de 6 a 27 de outubro de 2019.

A reportagem é de Luis Miguel Modino

O comunicado foi feito no primeiro dia do Seminário "Rumo ao Sínodo Especial para a Amazônia: dimensão regional e universal", que por três dias reúne no Vaticano representantes da Igreja Católica e especialistas em diferentes áreas, em uma tentativa de encontrar juntos respostas adequadas aos grandes desafios pastorais e sociais da região Pan-Amazônica.

Antes do início dos trabalhos, o Papa Francisco recebeu em audiência os representantes da Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM. Ao sair da reunião, o Presidente, Cardeal Cláudio Hummes, em declarações a Cristiane Murray, do Vatican News, destacou a importância do seminário, "realmente é muito importante porque estamos preparando agora já mais de perto o Sínodo".

Uma vez que tem sido encerrada a fase de consulta, que recolheu valiosas informações em todos os cantos da região Pan-Amazônica, que nos próximos dias serão entregadas à Secretaria do Sínodo, o seminário é uma oportunidade para "fundamentar cientificamente, teologicamente, biblicamente, culturalmente", segundo o cardeal Hummes, tudo o que foi exposto nos diferentes eventos pré-sinodais realizados.

Ao mesmo tempo, o cardeal brasileiro reconhece que este evento "universaliza cada vez mais o próprio Sínodo, que deve ser também universal, mas em primeiro lugar diretamente para a Pan-amazônia".

O tema do Sínodo é "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral", apresentando uma série de desafios para o futuro da Igreja Católica e da própria Amazônia. Pouco a pouco as reações vêm aparecendo tanto dentro da própria Igreja quanto no universo político e social da região. Como em qualquer tentativa de estabelecer novidades e defender os direitos dos mais pobres, isso causa desconforto em alguns setores.

Nos novos caminhos para a Igreja, como foi refletido em muitos dos momentos do processo de escuta realizado até agora, pode ser colocado em destaque o tema dos ministérios, o papel das mulheres, a celebração dos sacramentos nas comunidades mais distante, especialmente a Eucaristia, ou a presença eclesial nessas comunidades.

Se falamos de ecologia integral, presente no ensinamento do Papa Francisco desde a Encíclica Laudato Si’, o incentivo desta dimensão se choca com a exploração desmedia dos recursos naturais que muitas grandes empresas, apoiadas pelos governos, estão realizando na Amazônia, causando estragos ecológicos e o sofrimento dos povos, especialmente dos indígenas, cada vez mais afetados por uma economia que mata e destrói tudo o que ao longo dos séculos têm sido preservado.

Leia mais