23 Abril 2019
O movimento católico global pelo clima articulou para esta semana uma série de ações em todos os continentes para promover o cuidado com a casa comum. A partir do dia 22 de abril, quando foi comemorado o dia da terra, os integrantes do movimento e outros parceiros foram convidados a rezar e agir contra as mudanças climáticas e de modo muito particular em favor da Amazônia.
A reportagem é publicada por Rede Pan Amazônica - Repam, 22-04-2019.
Agentes de várias partes do mundo foram incentivados a plantar uma árvore para simbolizar o compromisso das comunidades. As reflexões propostas também fazem memória aos que compartilham as florestas da Terra e buscam políticas melhores para proteger toda a criação.
O grupo também sugere a realização de eventos no domingo da Divina Misericórdia, dia 28 de abril. As atividades tem como motivação o chamado do Papa Francisco, de que “as obras de misericórdia também incluem o cuidado com a casa comum”.
O Movimento Católico Global pelo Clima é uma das principais organizações em nível mundial que dinamiza as indicações da encíclica Laudato Si. Este documento elaborado pelo Papa Francisco aborda a preocupação da Igreja com a crise socioambiental do planeta.
As ações do dia da terra estão sintonizadas com a Amazônia também por conta da convocação do Sínodo Especial sobre a região, que será realizado em Roma, de seis a vinte e sete de outubro deste ano. O tema escolhido e já debatido em mais de duzentos eventos na região amazônica é “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
No dia da terra, Esperança para a Amazônia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU