12 Março 2019
O Conselho Pastoral dos Católicos e Católicas LGBT+ da Arquidiocese de Westminster, na Inglaterra, se encontrou com o Papa Francisco no dia 6 de março de 2019.
Publicamos aqui a nota lançada pelo LGBT+ Catholics Westminster Pastoral Council, 11-03-2019. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
A 3ª Peregrinação dos Católicos LGBT+ de Westminster a Roma encerrou no domingo, 10 de março de 2019.
Na Quarta-Feira de Cinzas, 6 de março de 2019, os 16 peregrinos, incluindo pais e familiares, junto com os católicos LGBT, com o capelão da peregrinação, Pe. David Stewart SJ, tiveram o privilégio de se participar da Audiência Papal na Praça de São Pedro. No fim da Audiência Geral, o grupo foi convidado para se encontrar com o Papa Francisco.
(Foto: LGBT+ Catholics Westminster Pastoral Council)
O líder do grupo, Martin Pendergast, membro do nosso Conselho Pastoral de Católicos LGBT+ de Westminster, apresentou o grupo a um sorridente Papa Francisco, explicando que eles faziam parte do ministério pastoral para os LGBT+ da Arquidiocese de Westminster (Londres). Cada peregrino recebeu um terço de presente do Papa Francisco, que apertou a mão dos membros do grupo.
Depois, na tarde da Quarta-Feira de Cinzas, o grupo pôde participar da missa com o Papa Francisco com a imposição das cinzas na Igreja de Santa Sabina. À noite, o grupo foi calorosamente acolhido em uma liturgia ecumênica da Palavra com a bênção das cinzas junto com anglicanos, católicos e metodistas de língua inglesa na Igreja de Santo Inácio.
(Foto: LGBT+ Catholics Westminster Pastoral Council)
O programa incluía uma conversa com os correspondentes em Roma Christopher Lamb (The Tablet) e Robert Mickens (La Croix International), apresentando suas perspectivas sobre a estratégia de reforma da Igreja por parte do Papa Francisco, também à luz da recente cúpula vaticana sobre o abuso sexual. Eles também ouviram o teólogo moral estadunidense Prof. James Keenan SJ, que falou sobre a resposta do papa aos Sínodos sobre a família de 2014 e 2015. Ele se focou nos princípios-chave do “acompanhamento” e do “discernimento moral”, segundo o Papa Francisco, como considerações vitais para abordar as preocupações LGBT.
O grupo celebrou a missa no quarto onde Santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas, morreu; e também na igreja titular do cardeal Vincent Nichols, a Igreja do Santíssimo Redentor e Santo Afonso. [Abaixo, pode-se ler a mensagem do Arcebispo de Westminster aos peregrinos.]
A Oração da Manhã, recordando as vítimas da homofobia e da transfobia, foi celebrada na Igreja de São Bartolomeu na Ilha, local que comemora os mártires dos nossos tempos e é gerido pela Comunidade de Santo Egídio.
Estar em Roma enquanto a Quaresma inicia é uma oportunidade maravilhosa, não só para desfrutar desse belo ambiente com suas conotações históricas, mas também, mais especialmente, para aprofundar a sua fé. Que os Santos Pedro e Paulo, junto com todos os Apóstolos, continuem guiando-os no seu caminho, e que vocês nunca deixem de se inspirar no testemunho deles, como fiéis discípulos de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Tenham certeza das minhas orações por cada um e por todos vocês. E, por favor, rezem por mim nos túmulos de São Pedro e São Paulo e em todos os lugares santos que vocês visitarem.
Deus abençoe a todos vocês.
Cardeal Vincent Nichols
Arcebispo de Westminster