• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Nicarágua. Ortega perde apoio na esquerda latino-americana, mas obtém respaldo do PT e do Foro de São Paulo

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

19 Julho 2018

PSOL compara repressão do presidente da Nicarágua à do ditador sírio.

Para o PT, os protestos contra Daniel Ortega fazem parte de uma “contra-ofensiva neoliberal”. Já o PSOL compara a repressão comandada pelo presidente nicaraguense à Síria do ditador Bashar Al-Assad.

A esquerda brasileira —e latino-americana— está dividida sobre o líder do movimento sandinista, que, nos anos 1970, inspirou milhares na região ao derrubar a ditadura Somoza, mas que hoje comanda uma repressão responsável pela morte de cerca de 360 pessoas em três meses, muitos deles estudantes universitários.

A reportagem é de Fabiano Maisonnave, publicada por Folha de S. Paulo, 19-07-2018.

Entre os mais críticos está o ex-presidente e senador uruguaio José “Pepe” Mujica. Em pronunciamento no Congresso nesta terça-feira (17), ele falou sobre a decepção com os rumos do sandinismo e pediu a renúncia de Ortega.

“Sinto que algo que foi um sonho se desvia, cai em autocracia”, disse Mujica. “E entendo que aqueles foram revolucionários perderam hoje o senso de que, na vida, há momentos em que devem dizer: 'Vou embora’”.

Em seguida, o Senado uruguaio aprovou por unanimidade uma moção da Frente Ampla, a agremiação do ex-presidente, exigindo de Ortega “o fim imediato da violência conta o povo nicaraguense”.

No Chile, o Partido Socialista, da ex-presidente Michelle Bachelet, manifestou, em nota, “nossa indignação contra a violenta repressão” e defendeu o “restabelecimento da normalidade democrática” no país centro-americano.

No Brasil, o PSOL tem liderado as críticas de esquerda contra a onda de repressão. À Folha o secretário de Relações Internacionais, Israel Dutra, afirmou que Ortega “está se tornando o Assad centro-americano”.

“Há muito tempo a gente não via [na América Latina] um governo com esse nível de repressão”, diz o dirigente. "Ele está transformando um protesto político radicalizado numa guerra civil contra uma banda desarmada."

Vale tem apoiado as ações de um grupo de cerca de 20 nicaraguenses radicados no Brasil de resistência a Ortega. Encabeçado por acadêmicos, promove pequenas manifestações, incluindo um na avenida Paulista, e debates sobre a situação do país.

Nesta terça (17), o grupo lançou um manifesto com abaixo-assinado exigindo o fim da violência e o julgamento de Ortega e de sua mulher, a vice-presidente Rosario Murillo, pelos “crimes cometidos contra o seu próprio povo".

Pesquisador da UFRJ, o cientista político nicaraguense Humberto Meza diz que sente dificuldades para explicar a crise em seu país por causa dos paralelos —segundo ele, indevidos— com os protestos de 2013 no Brasil e a Venezuela.

Com relação ao PT, Meza, autor de um doutorado sobre o sandinismo na Unicamp, afirma que tem conseguido diálogo com pessoas em posições médias com laços com a Nicarágua, mas não com a cúpula do partido.

Membro do Foro de São Paulo, que reúne agremiações da esquerda latino-americana, a agremiação de Lula foi um dos que respaldaram o apoio do grupo à Nicarágua, durante encontro em Havana.

Participaram da reunião, realizada no início desta semana, a ex-presidente Dilma Rousseff e os presidentes Evo Morales (Bolívia) e Nicolás Maduro (Venezuela), entre outras lideranças e dirigentes da esquerda latino-americana.

“Depois de tantos sucessos, sofremos uma contra-ofensiva neoliberal, imperialista, multifacetada, com guerra econômica, mediática, golpes judiciais e parlamentares, como ocorre na Nicarágua e ocorreu na Venezuela”, disse, durante o encontro, a secretária de Relações Internacionais do PT, Mônica Valente, atual secretária-executiva do foro.

A declaração foi reproduzida pela Chancelaria venezuelana. Procurada via WhatsApp na terça-feira (17), Valente não respondeu à solicitação da reportagem da Folha para comentar a posição do PT sobre a crise nicaraguense.

Leia mais

  • Nicarágua, regime em festa para esconder a revolta
  • Nicarágua. Ortega celebra a morte do sandinismo, substituído pelo orteguismo
  • #DanielSeQuedaChallenge: el reto que genera indignación en Nicaragua ante ola de muertes
  • Governo Ortega lança ataque sobre cidade rebelde na Nicarágua, enquanto aumenta a pressão internacional
  • Cardenal de Nicaragua pide a habitantes de Masaya se protejan de acoso armado
  • Nicarágua. Bispos rezam oração de exorcismo contra os ataques no país
  • Nicarágua. Igreja denuncia incêndio na sede da Cáritas
  • Diplomacia Pontifícia, as frentes abertas: da Nicarágua à Coreia
  • Nicarágua. A última desesperada reação de Ortega e de seus partidários: colocar a Igreja católica no centro de uma ampla operação repressiva
  • Nicarágua. Los obispos hacen un llamado a polícías y funcionarios públicos: "No seamos cómplices del mal"
  • Bispos da Nicarágua libertam uma paróquia cercada pelas forças de Ortega
  • 351 mortos: o que está acontecendo na Nicarágua do esquerdista Daniel Ortega
  • Ortega intensifica repressão e ao menos 17 morrem em 24 horas na Nicarágua
  • Nicarágua. Carta urgente de Ernesto Cardenal
  • Nicarágua. Ataque sangriento en Masaya
  • Nicarágua. “Ortega va a terminar como un asesino”. Entrevista com José Alberto Idiáquez, jesuíta, reitor da UCA
  • Nicarágua. Igreja propõe a Ortega antecipar eleições para março de 2019
  • Nicarágua. Um novo massacre paramilitar abala as negociações em Manágua
  • Retomadas as negociações na Nicarágua
  • Nicarágua. Provincial dos jesuítas renova chamada para solução pacífica da crise
  • Nicarágua. Bispo pede publicamente apoio à paralisação nacional de quinta-feira
  • Nicarágua. Padre jesuíta é ameaçado de morte
  • Nicarágua. Os netos da revolução. Artigo de Sergio Ramírez
  • Nicarágua. Repressão à marcha contra Governo deixa 15 mortos
  • Nicarágua. Milhares de cidadãos saem às ruas para apoiar a Igreja e dom Báez
  • Nicarágua. Atentado contra a Universidade Centro-Americana - UCA que denuncia a 'irresponsabilidade do atual desgoverno'

Notícias relacionadas

  • ¿Qué elige Nicaragua el próximo 6 de noviembre?

    LER MAIS
  • Nicarágua. Encuestas anticipan victoria sandinista el 6 de noviembre

    LER MAIS
  • La Iglesia de Nicaragua vuelve a solicitar un trato justo para los inmigrantes

    LER MAIS
  • O cardeal Brenes desmente que esteja se aproximando do Governo da Nicarágua

    O arcebispo de Manágua, cardeal Leopoldo Brenes Solórzano desmentiu em declarações divulgadas por diversos canais de televisã[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados