Morre aos 92 anos o primeiro padre operário italiano

Pe. Carlo Carlevaris | Foto: Centro Studi Sereno Regis

Mais Lidos

  • Nova previsão de centro europeu aponta para El Niño sem precedentes na história

    LER MAIS
  • Para entender a indústria do Holocausto. Prefácio de Bruno Huberman

    LER MAIS
  • Teilhard de Chardin aponta para o que Leão XIV deixou passar na 'Magnifica Humanitas'. Artigo de Ilia Delio

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

03 Julho 2018

Morreu em Turim Dom Carlo Carlevaris, primeiro padre operário italiano. Na década de 1950, Dom Carlo foi capelão de fábrica em Beinasco, na periferia sul de Turim, e decidiu desempenhar sua missão vestindo o uniforme azul depois de ser demitido pela Fiat como capelão de Mirafiori, porque a sua mensagem de promoção humana foi julgada incompatível com a filosofia da empresa.

A informação é publicada por La Repubblica, 02-07-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.

Durante vinte anos trabalhou como operário nas fábricas da cidade e, em 1967, lançou um apelo aos seminaristas de Turim para que também se tornassem operários. A experiência dos sacerdotes operários de Turim foi uma das mais importantes e acompanhou a fase de abertura social da Igreja nos anos do Concílio Vaticano II.

Carlevaris teve papel decisivo na preparação da carta pastoral do cardeal de Turim, Michele Pellegrino, convidando crentes e não-crentes a "Caminhar juntos" para o desenvolvimento humano e social na cidade.

Carlevaris tinha 92 anos de idade. Até poucos anos atrás ele se manteve ativo. Ele atuou publicamente contra a construção da nova Igreja del Santo Volto, que considerava desnecessária em uma época de grande dificuldade econômica para os habitantes dos subúrbios de Turim.

Leia mais