Dez coisas que o Papa Francisco propõe aos sacerdotes: o presente papal da Quinta-Feira Santa

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • Conhecer Jesus. Artigo de Eduardo Hoornaert

    LER MAIS
  • Freira de 82 anos é morta em convento brasileiro

    LER MAIS
  • Para o pesquisador e membro do coletivo Aceleracionismo Amazônico, é necessário repensar radicalmente as possibilidades políticas tributárias de um paradigma prenhe de vícios modernos

    Pensar de modo abolicionista produz uma ética da generosidade. Entrevista especial com Bräulio Marques Rodrigues

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

31 Março 2018

No fim da Missa do Crisma, o pontífice presenteou a todos os concelebrantes e aos diáconos uma cópia do livro do jesuíta argentino Diego Fares, Dieci cose che papa Francesco propone ai sacerdoti [Dez coisas que o Papa Francisco propõe aos sacerdotes] (Milão: Àncora, 2018, 95 páginas; tradução da edição espanhola inserida pelas Publicaciones Claretianas de Madri na coleção “Papa Francisco”.

A nota é do jornal L’Osservatore Romano, 29-03-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O livrinho reúne e comenta 10 recomendações práticas e espirituais que são particularmente caras ao papa. Algumas delas, explica o jesuíta argentino, autor da coleção, “são expressadas com a fórmula ‘não percam’”, trata-se de “um modo de aconselhar na perspectiva da graça, não na do dever ser”.

(Foto: Divulgação)

Parte-se do “Ofereçam o ombro, metam o coração”, para chegar às duas últimas exortações: “Falem ao coração das pessoas” e “O bom sacerdote é reconhecido pelo modo como seu povo é ungido”.

Publicamos a carta de agradecimento escrita por Francisco ao Pe. Fares e relatada no início do volume.

Eis o texto.

Caro Diego

Obrigado pelo teu livro “Dez coisas que o Papa Francisco propõe aos sacerdotes”, em que tu refletes sobre alguns dos meus desejos e sugestões, aqueles que vêm espontaneamente do coração quando um bispo fala com seus sacerdotes. Sinto que o livro é fruto de anos de acompanhamento de tantos padres, na Argentina e aqui em Roma; anos de escuta, de Exercícios dados, de ajuda a discernir...

Parece-me uma coisa boa que, no centro do ministério sacerdotal, ponha-se o “não perder o zelo apostólico”. Sempre acreditei que essa é a grande graça do Espírito para a Igreja e para seus pastores: sair com coragem pelas ruas, nas periferias, onde tantos irmãos precisam provar a alegria do evangelho, que Deus é Pai misericordioso e que realmente não quer que se perca nenhum dos seus pequeninos.

A Virgem e São José, que te protegem, te abençoem na tua missão na Civiltà Cattolica para que tu continues nos ajudando a descobrir o rosto de Jesus no rosto e na vida dos mais pobres, como aqueles que tu acompanhava em El Hogar de San José.

Possam as “Dez coisas” fazer o bem, e que o Senhor o multiplique, suscitando novas vocações sacerdotais no meio do seu povo, faminto de pastores que cuidem dele e o curem, alimentem-no, consolem-no e guiem-no nos caminhos do Espírito.

Não esqueças de rezar por mim.

Fraternalmente,

Francisco

Leia mais