• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Cinco anos que deixaram marcas na forma de ser de Francisco

Mais Lidos

  • O oxímoro que articula o título da entrevista está na base das reflexões que o autor traz sobre levarmos a sério o pensamento e os modos de vida dos Outros, não por acaso nossos povos indígenas, cuja literatura e a antropologia são caminhos que levam a novos horizontes

    A saída para as encruzilhadas no Antropoceno está não em nós mesmos, mas em nós-outros. Entrevista especial com Alexandre Nodari

    LER MAIS
  • Seríamos todos uberizáveis? Entrevista com Ludmila Costhek Abílio

    LER MAIS
  • “A resposta a Trump não deve ser voltar ao normal”. Entrevista com Michael Hardt

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

14 Março 2018

Quem mais o conhece diz que o extraordinário em Francisco é que, ao nível pessoal, não mudou em nada após cinco anos de pontificado. Garante que ele segue sendo o mesmo e que ele “no se la creyó”, como diria ele mesmo em portenho.

A reportagem é de Elisabetta Piqué, publicada por Clarín, 13-03-2018. A tradução é de André Langer.

Mas a verdade é que desde o dia 13 de março de 2013, quando Jorge Bergoglio tornou-se o primeiro papa jesuíta e latino-americano da Igreja católica e iniciou um pontificado marcado por fortes inovações e um retorno à essência do Evangelho, com a atenção colocada nos mais pobres, nos “feridos” de hoje, houve, sim, mudanças em sua pessoa.

No Vaticano, um monsenhor que preferiu não se identificar destacou como uma mudança perceptível o fato de que “o Papa Francisco, apesar de representar um tsunami para a cúria romana, nestes cinco anos também aprendeu vários códigos”, de modo que já não existe mais essa falta de apego ao protocolo que ele teve no início.

“Embora não tenha perdido essa autenticidade e espontaneidade com a qual consegue empatia com os diversos chefes de Estado e de governo de todo o mundo que costumam fazer fila para serem recebidos em audiência”, acrescentou a mesma fonte.

Falando sobre a política exterior, no Vaticano também enfatizam que, nestes cinco anos, “o Pontífice foi pouco a pouco conhecendo em profundidade não apenas as diversas situações políticas do mundo, mas também a situação das diversas dioceses, o que lhe deu mais confiança e audácia na hora de tomar decisões diplomáticas e eclesiais”.

Em um nível mais pessoal, vários analistas destacam a alegria, a proximidade e a paz interior que o Papa transmite atualmente, o que não era perceptível antes da sua eleição.

Na véspera do conclave que elegeu o primeiro papa que decidiu chamar-se Francisco, assumindo o nome do santo de Assis, protetor dos pobres e da natureza, o então arcebispo de Buenos Aires estava com 76 anos e se preparava para se aposentar. Ele já tinha apresentado a sua carta de renúncia, que esperava que Bento XVI aceitasse, e homem metódico e organizado, já tinha reservado o quarto número 13 no térreo da Casa Sacerdotal de Flores, casa onde tinha vivido como vigário dessa localidade portenha.

“Eu lembro que o entrevistei vários anos antes de ser papa, durante um sínodo e, claro, ele era uma pessoa totalmente diferente. Não diria distante, mas também não próxima. Foi uma entrevista puramente profissional que ele cortou o máximo que pôde; foi gentil, mas estritamente formal. E isso foi uma mudança espetacular: como se comporta agora com os jornalistas nas coletivas de imprensa no avião e como ele se comporta com as pessoas, com essa proximidade que naquela época me parece que ele não tinha”, disse ao La Nación Antonio Pelayo, veterano vaticanista e correspondente da Antena Tres TV.

“Lembro que tivemos que correr atrás dele com a câmera porque ele saiu correndo. E isso, acho, é uma mudança, é um estilo que ele assimilou com essa graça de estado que diz que tem, e isso acho que faz as pessoas sentirem-no próximo, próximo de verdade e tenha essa confiança para dizer e contar tudo o que está acontecendo com ele”, disse.

Ele não é o único que destaca como ele mudou seu estilo de comunicação com a mídia.

“Devemos recordar que ele, quando era arcebispo, não gostava de dar entrevistas, da relação com a imprensa. Mas depois da sua eleição, começou a dominar a relação com os jornalistas, a usar as coletivas de imprensa no avião para lançar algumas mensagens, com algumas palavras muito simples e muito claras, e soube organizar os seus colaboradores para se tornar um grande produtor de tuites, com milhões de seguidores”, disse Marco Politi ao La Nación, outro veterano vaticanista, autor, junto com Carl Bernstein, de Sua Santidade: João Paulo II e a história oculta de nosso tempo (Editora Objetiva, 1996), entre outros livros.

Politi também destacou que “Francisco demonstrou acima de tudo uma vitalidade e criatividade incríveis ao assumir e fazer o mundo entender temáticas novas: passou da desigualdade às novas formas de escravidão, das novas formas de escravidão ao problema ecológico, à relação entre degradação social e degradação da natureza, da questão ecológica à questão da relação entre os gêneros, do machismo, dos abusos sexuais ou à questão das falsas notícias. Ou seja, é um líder que continua caminhando, assim como sempre disse que a Igreja deve estar a caminho”.

Finalmente, houve também mudanças físicas: se no começo engordou, porque passou a ter refeições regulares no refeitório da residência de Santa Marta, agora, graças a uma dieta, perdeu peso. E parece rejuvenescido em relação a 13 de março de 2013.

“Francisco é como um bom vinho: melhora a cada ano. Vejo-o tão feliz como no início, mas mais sereno. Com a mesma liberdade interior, mas com mais paz. Com a mesma energia, mas com mais paciência”, disse ao La Nación Juan Vicente Boó, correspondente do jornal espanhol ABC no Vaticano.

“Francisco começou a gostar das viagens e, nestes cinco anos, as fez no ritmo inicial de São João Paulo II, um atleta escolhido com 58 anos”, afirmou Boó, que concluiu: “E uma última mudança nesta lista: dá-me a impressão de que ele está um pouco mais magro”

Apoio de Bento XVI

Francisco recebeu ontem [12 de março] um grande apoio de seu predecessor, Bento XVI, Papa emérito, que destacou, em uma carta, que se opõe “ao preconceito tolo pelo qual o Papa Francisco seria apenas um homem prático, que não possuía formação teológica ou filosófica”. Bento, que desde a sua renúncia ao trono de Pedro em 2013, teve poucas aparições públicas, expressou-se em uma carta que enviou a dom Dario Viganò, prefeito da Secretaria de Comunicação do Vaticano, após receber uma série de 11 livros sobre a Teologia do Papa Francisco, editada pela Santa Sé.

Leia mais

  • Ratzinger. “Francisco não tem formação teológica? Um preconceito estúpido”
  • Cinco anos de Francisco: a Igreja de volta
  • As pegadas deixadas pelo Papa latino-americano. Artigo de Washington Uranga
  • A virada profética de Francisco: um Deus que surpreende. Artigo de Raniero La Valle
  • E sopra um vento de ar puro... Os dois anos de Papa Francisco em debate. Revista IHU On-Line, Nº. 465
  • Cinco anos do Papa Francisco. A lenta e profunda transformação profética
  • Papa Francisco está formando uma nova geração de católicos
  • Papa Francisco impõe-se no cenário mundial estabelecido por João Paulo II
  • Cinco anos do Papa Francisco e o princípio de reforma
  • Papa abre Igreja e finaliza mudanças profundas na Cúria
  • Nunca ficar “engaiolados”, sem saber “voar com o sonho”, prega Francisco
  • “Sem a visão de fé, reduz-se o Papa a personagem”. Entrevista com Víctor Manuel Fernández
  • 60 anos de vida religiosa do Papa Francisco. Entrevista com Arturo Sosa
  • Apesar da campanha para tirar seus méritos, Francisco mobiliza os trabalhadores
  • Um papado messiânico
  • Francisco convida à mudança, mas nós somos a mudança
  • Francisco. Profeta da misericórdia para o mundo. Artigo de Walter Kasper
  • A Igreja imóvel. Francisco e a revolução que fracassou
  • “Sonho com uma Igreja em saída, não autorreferente, que não passe longe das feridas do homem”, escreve Francisco
  • O tempo da misericórdia é agora. Entrevista com o Papa Francisco
  • Cinco anos do Papa Francisco. A lenta e profunda transformação profética
  • Após cinco anos, amor dos americanos por Francisco permanece forte
  • Pontificado aos cinco anos: polarização intracatólica e divisão entre Francisco e Trump
  • Cinco anos do papado de Francisco: elogio ao ''barulho''
  • Cinco anos de Francisco: os pontos-chave do seu papado
  • Papa Francisco maravilhou o mundo, mas, após cinco anos, rema em águas agitadas e turvas
  • Cinco anos na Cúria, no máximo, e depois deixa o cargo, diz o Papa. Mas entre o dizer e o fazer...
  • Olhando para trás: a eleição do Papa Francisco
  • Cinco grandes realizações dos primeiros 4 anos de Papa Francisco
  • Francisco. A alegria do Evangelho para reformar a Igreja
  • No pontificado de Francisco, o vento de Aparecida, 10 anos depois
  • Papa Francisco ecoa Bento XVI e diz que Cristo derramou seu sangue “por muitos”
  • “A teologia do Papa Francisco é, sobretudo, a do seguimento de Jesus”. Artigo de José María Castillo
  • Cinco anos da renúncia de Bento XVI: “gesto heroico de amor à Igreja”

Notícias relacionadas

  • Os perigos de um ''papa de meio turno''

    Marco Politi, com certeza, tem um ponto de vista. Jornalista e comentarista italiano veterano, sobretudo para o esquerdista La Rep[...]

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • @Pontifex e os sacros tuítes: As redes sociais digitais segundo Bento XVI

    A mensagem de Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais lança os desafios do papa à própria Igreja com rela[...]

    LER MAIS
  • ''Bento XVI é um papa de meio turno''. Entrevista com Marco Politi

    "Na Igreja, há um clima de grande silêncio e a ideia de um mundo externo mau e agressivo", afirma o vaticanista e autor de um li[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados