'Bispo, no momento atual, não pode exercer seu ministério', diz Vaticano

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

24 Outubro 2013

Publicamos aqui o comunicado da Santa Sé sobre a decisão tomada a respeito de Dom Franz-Peter Tebartz-van Elst, de Limburg, na Alemanha, que foi afastado do ministério episcopal.

A nota foi publicada no sítio da Santa Sé, 23-10-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

O Santo Padre foi continuamente informado, ampla e objetivamente, sobre a situação na Diocese de Limburg.

Na Diocese, criou-se uma situação na qual o Bispo, Sua Excelência Dom Franz-Peter Tebartz-van Elst, no momento atual, não pode exercer o seu ministério episcopal.

Depois da "visita fraterna" de Sua Eminência o Cardeal Giovanni Lajolo, no mês de setembro passado, a Conferência Episcopal Alemã, em conformidade com um acordo entre o Bispo e o Capítulo da Catedral de Limburg, constituiu uma Comissão para realizar um exame aprofundado da questão da construção da Sede episcopal. À espera dos resultados de tal exame e das verificações relacionadas sobre as responsabilidades a esse respeito, a Santa Sé considera oportuno autorizar para Sua Excelência Dom Franz-Peter Tebartz-van Elst um período de permanência fora da Diocese.

Por decisão da Santa Sé, entra em vigor a partir de hoje a nomeação do StadtdekanWolfgang Rösch como Vigário Geral, nomeação que havia sido anunciada pelo Bispo de Limburg para o dia 1º de janeiro de 2014. O Vigário Geral, Rösch, irá administrar a Diocese de Limburg durante a ausência do Bispo diocesano no âmbito das competências relacionadas a tal ofício.

Do Vaticano, 23 de outubro de 2013.