• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Mobilização sobre mudança climática

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

07 Novembro 2017

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP23) de 2017 inicia hoje em Bonn (Alemanha). A COP23 começa apenas dois anos após o marco da aprovação do Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas e espera dar um novo impulso no apoio dos planos nacionais de ação climática, do objetivo internacional acordado em relação à temperatura e de objetivos mais amplos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A reportagem é de Jean-Christophe Ploquin, publicada por La Croix International, 06-11-2017. A tradução é de Luísa Flores Somavilla.

"Après nous, le déluge", diz a célebre frase de Madame de Pompadour. "Depois de mim, o dilúvio". À primeira vista, essa expressão popular parece perfeitamente adequada à nossa época, que é tão afetada pelo aquecimento global provocada pelo homem.

De acordo com um consenso científico bastante amplo, o aumento das emissões de dióxido de carbono e de outros gases está causando um impacto significativo sobre a mudança climática. As possíveis consequências podem tornar o mundo inabitável para certos povos do planeta.

É uma observação alarmante, e, no entanto, as sociedades continuam crescendo e se desenvolvendo com base no modelo que está na origem da deterioração que deve acontecer.

Porém, também está acontecendo uma verdadeira mobilização, como ilustra a abertura de hoje do COP23.

Praticamente todos os países do mundo, incluindo os Estados Unidos de Donald Trump, serão representados na conferência, que procurará discutir o acordo adotado há dois anos no COP21, em Paris.

O fato de este grande encontro de cientistas, diplomatas, ativistas e líderes políticos estar acontecendo demonstra que o fatalismo não é inevitável.

Uma aliança global está em andamento, reunindo Estados, cidades, empresas, igrejas, comunidades humanas, todos convencidos de que a humanidade precisa aceitar a nossa responsabilidade pela Terra e agir como guardiões da nossa "casa comum", ou seja, do mundo e de todos os seres que aqui vivem.

Na verdade, a mudança climática leva cada um de nós a olhar para questões relativas ao futuro de nossas famílias e amigos, das próximas gerações, bem como para demonstrar nossa responsabilidade.

O ideal de fraternidade humana nos encoraja a fazer um esforço criativo para mudar nosso comportamento. O objetivo imediato é reduzir a nossa dependência dos resíduos, principalmente dos gases que produzimos.

Também é necessário pensar em formas diferentes de satisfazer as nossas necessidades de consumo. Com efeito, precisamos nos perguntar o que significa ser verdadeiramente humano.

Leia mais

  • Cientistas do governo norte-americano divulgam relatório sobre clima contrário ao discurso de Trump
  • ONU levará à COP23 jovens com iniciativas de combate à mudança global do clima
  • Às vésperas da COP 23, ONU aponta riscos para efetivação do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas
  • EUA causam um baque nas negociações climáticas e serão um ‘elefante’ na COP 23. Entrevista especial com Maureen Santos
  • Esperanças científicas e fatos políticos básicos sobre o Acordo de Paris
  • Acordo de Paris: Terra tem apenas 5% de chance de ficar dentro do limite de dois graus de aumento de temperatura
  • Por que a concentração de CO2 foi recorde em 2016, apesar da redução nas emissões
  • Clima, novo recorde de concentração de CO2 na atmosfera em 2016
  • Etanol do Brasil pode resolver o problema das emissões de CO2 no transporte, revela estudo
  • Concentração de CO2 na atmosfera chega a 410 ppm
  • CO2 estabiliza, mas conta do clima cresce
  • Efeitos das mudanças climáticas custaram mais de 350 bilhões de dólares aos EUA na última década
  • “Guerras e mudanças climáticas não são uma doença incurável”. O discurso do Papa na FAO
  • Análise Comparativa da Percepção Ambiental entre Católicos e Evangélicos Frente à Problemática das Mudanças Climáticas
  • Mudanças climáticas e migrações
  • Países pobres perderão 10% do PIB per capita com a mudança climática, diz FMI
  • População e mudanças climáticas
  • Mais famintos no mundo. Guerras e mudanças climáticas estão entre as causas
  • Mudanças Climáticas: Declínio das regiões frias, chamadas zonas periglaciais, agora é inevitável, dizem pesquisadores
  • Mudanças climáticas: “O homem é um estúpido, diz a Bíblia. E assim, quando não se quer ver, não se vê”. Entrevista com o Papa Francisco no voo de volta da Colômbia
  • Encontro Mundial de Movimentos populares. No painel Território e Natureza insiste-se no cuidado da Casa Comum
  • Uma economia para o cuidado da casa comum. Artigo de Paolo Foglizzo
  • O cuidado com a Casa Comum
  • Alguns comentários bioéticos em relação à Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável. Artigo de Leo Pessini
  • O tempo testará a Agenda 2030

Notícias relacionadas

  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Acordo de Paris sobre o clima é aprovado pelo Plenário e vai à promulgação

    O Brasil deverá ser o primeiro país a ratificar o acordo que visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, [...]

    LER MAIS
  • Ninguém presta atenção aos recordes de temperatura global

    LER MAIS
  • O direito ao ar-condicionado

    “O uso generalizado do ar-condicionado eleva a temperatura das ruas de um grau e meio a dois, devido ao calor que estes aparelho[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados