Prof. Dr. Alberto Acosta

Mais Lidos

  • Nova carta apostólica do Papa Leão é publicada

    LER MAIS
  • Esquerda vai às ruas no domingo (14) contra PL da Dosimetria, que beneficia golpistas do 8 de janeiro; veja lista de atos

    LER MAIS
  • Françoise Vergès está convencida de que quando a cultura está viva tem o poder de tecer solidariedades transfronteiriças. E é precisamente aí que o feminismo decolonial pode prosperar

    “A força da resistência está na imaginação”. Entrevista com Françoise Vergès

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

27 Mai 2025

Alberto José Acosta Espinosa é economista e professor da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, além de companheiro de luta dos movimentos indígenas, sindicais, camponeses, ecologistas e feministas do Equador. Graduou-se em economia na Universidade de Colônia, na Alemanha, onde também se especializou em comércio exterior, marketing, geografia econômica e economia energética.

Foi professor da graduação e pós-graduação de universidades em Quito, Guayaquil e Cuenca, no Equador, e na Universidade Complutense de Madri, na Espanha. Participou da fundação do Instituto de Estudios Ecologistas del Tercer Mundo e do partido Alianza País. Foi Ministro de Energia e Minas (2007) e presidente da Assembleia Constituinte do Equador (2007-2008). República pela Unidad Plurinacional de las Izquierdas.

Publicou vários livros, entre eles, “Breve história econômica do Equador” (2006), “La maldición de la abundancia” (2009), “O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos” (2016), “Pós-extrativismo e decrescimento: saídas do labirinto capitalista”, com Ulrich Brand (2018), “Pluriverso: dicionário do pós-desenvolvimento” (2021) e “La naturaleza sí tiene derechos: Aunque algunos no lo crean”, com Enrique Viale (2024).

Artigos de Alberto Acosta reproduzidos pelo IHU

Eventos do IHU com Alberto Acosta