Por: Lucas Schardong e Marilene Maia | 29 Mai 2017
Na próxima quinta-feira, 1º de junho, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, promoverá o debate sobre realidade do trabalho, dos trabalhadores e das políticas públicas dos municípios e região do Vale do Sinos. O evento ocorrerá na sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, das 14h às 16h30min e será ministrado pela economista e coordenadora da Pesquisa de Emprego e Desemprego - PED do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE, Lúcia dos Santos Garcia. As inscrições, com emissão de certificados após a conclusão, podem ser feitas clicando aqui.
Com o objetivo de promover a formação sobre a produção de informação relacionada ao trabalho, a atividade apresentará as principais bases de dados do trabalho nos municípios e região do Vale do Sinos, em vista de qualificar os processos de planejamento, monitoramento, avaliação e controle social das políticas públicas nesta área.
Para Lúcia, é importante conhecer as realidades e transformações do mundo do trabalho, que mobilizam a vida dos/as trabalhadores/as e os territórios. Para isso a informação é fundamental. “O conhecimento é transformador e isso ajuda na construção de alternativas dos desafios”, afirma. A economista também defende que a busca pelo conhecimento e pelo acesso à informação é uma forma de se lutar pelos direitos. “Precisamos ficar atentos às transformações que estão acontecendo no mundo do trabalho. Os desmontes dos direitos que ocorrem no mundo do trabalho também se voltam para as estruturas de informação, e precisamos lutar contra isso”.
A in-formação sobre as realidades do trabalho e dos sujeitos socioculturais, que são áreas de interesse do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, se coloca como propósito do ObservaSinos para esta Oficina, assim como para as análises que tem elaborado semanalmente. Recentemente foi publicada a análise Mulheres e Trabalho: evidências da desigualdade no Vale do Sinos, que apontou números reveladores em relação aos dilemas históricos e contemporâneos da desigualdade de gênero presentes na sociedade.