Pistas das falas do Papa aos Estados Unidos

Mais Lidos

  • Legalidade, solidariedade: justiça. 'Uma cristologia que não é cruzada pelas cruzes da história torna-se retórica'. Discurso de Dom Domenico Battaglia

    LER MAIS
  • Carta aberta à sociedade brasileira. Em defesa do Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira - UFRJ

    LER MAIS
  • Governo Trump alerta que a Europa se expõe ao “desaparecimento da civilização” e coloca o seu foco na América Latina

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

10 Agosto 2015

Depois da publicação de Laudato Si’, a expectativa com relação ao Papa Francisco é com a sua visita à Cuba e aos Estados Unidos. Há muita agitação, e já especulações, sobre os discursos do pontífice nessa jornada. O jornalista Michael Sean Winters deu seu palpite ao afirmar que já é possível se prever o tom da fala. Ele diz isso com base na conduta de Bergoglio, que envolve desde o texto da Encíclica, a divulgação do documento e sua fala na passagem por Equador, Bolívia e Paraguai.

Foto: reportercatolico.com.br
A passagem do Papa pela América Latina pode dar pistas de como será a viagem aos EUA 

Para muitos, o discurso de Francisco em Santa Cruz, na Bolívia, foi a materialização dos princípios de Laudato Si’. A edição 469 da revista IHU On-Line, intitulada O ECOmenismo de Laudato Si’, traz essa perspectiva de análise. A abordagem permeia algumas entrevistas, mas é destacada em “Os ecos de Laudato Si’ e o discurso do Papa Francisco no Encontro dos Movimentos Populares em Santa Cruz de la Sierra”, entrevista com Paulo Suess.

Além de esmiuçar o texto do documento apostólico em análise, Suess faz uma conexão direta com a passagem do Papa pela América Latina. A relação entre o discurso na viagem e a Encíclica também é trazida como elemento de análise pelo economista francês Gaël Giraud.

A edição 469, através das entrevistas com a doutora em Teologia Sistemática e Ética Jame Schaefer e com a teóloga norte-americana Christiana Peppard, ainda traz mais elementos para prospectar a passagem de Francisco pelos Estados Unidos. As duas, de universidades norte-americanas, falam da recepção da Encíclica e suas repercussões em diferentes ambientes dos Estados Unidos.

Veja também: