Confidente do Papa é eleito novo chefe da Ordem Agostiniana

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • "O Cântico das Criaturas nos ajuda a defender a vida". Entrevista com Stefano Mancuso

    LER MAIS
  • Venezuela: Trump assume o controle dos campos de petróleo. Caracas negocia, provocando a ira da China

    LER MAIS
  • “Trump mantém o chavismo vivo porque é ele quem controla a Venezuela”. Entrevista com José Natanson, cientista político

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

11 Setembro 2025

O Padre Joseph Farrell (62), companheiro de longa data do Papa Leão XIV, foi eleito o novo líder da Ordem Agostiniana mundial. O americano é, portanto, o sucessor do atual papa como chefe dos cerca de 2.500 agostinianos e aproximadamente 750 irmãs, conforme noticiou o jornal La Repubblica (quarta-feira). Robert Francis Prevost – agora Papa Leão XIV – foi Prior Geral da ordem de 2001 a 2013, à qual ingressou ainda jovem em sua cidade natal, Chicago.

A reportagem é publicada por Katholisch.de, 10-09-2025.

Farrell, professor e doutor em teologia da Pensilvânia, reside em Roma como Vigário Geral do Prior desde 2013. Como 98º Prior Geral, ele sucede ao espanhol Alejandro Moral Anton, que liderou a ordem por doze anos. Seu mandato é de seis anos.

Linha direta via SMS com o papa

Farrell viajou recentemente à residência papal de verão de Castel Gandolfo para entregar a Medalha de Santo Agostinho a Leão XIV. A estreita ligação com o ex-frade Prevost é demonstrada por um episódio no livro recentemente publicado por Christopher White, "Papa Leão XIV" (Loyola Press). Após a eleição papal, Farrell foi questionado por jornalistas se Leão era fã dos times de beisebol de Chicago, "Cubs" ou "Sox". Ele enviou a pergunta por mensagem de texto ao papa recém-eleito e, pouco depois, recebeu a resposta: "Sox".

Farrell também parece ter adotado a agenda do Papa. Segundo a reportagem, em seu discurso aos agostinianos, ele falou dos "horrores da guerra, da fome, da violência e dos desastres naturais em muitas partes do mundo", bem como da inteligência artificial e dos potenciais "perigos que um desenvolvimento tão rápido pode representar para a dignidade e o valor humanos".

Leia mais