01 Março 2025
Atualizações após a crise de broncoespasmo que atingiu o Papa ontem à tarde. “Sem febre, à tarde rezou na capela do hospital Gemelli. Ele toma as decisões”
As informações são publicadas por La Repubblica, 01-03-2025.
O Papa Francisco "não teve outras crises e não está com febre". Depois do agravamento da tarde de ontem, causado por uma crise isolada de broncoespasmo, hoje as notícias são mais tranquilizadoras. Mesmo que "o quadro continue complexo e o prognóstico reservado". À tarde recebeu a Eucaristia e dedicou-se à oração, a ausência de leucocitose nos exames indica que não há aumento de infecções. Fontes do Vaticano explicam que ele não está acamado e está de bom humor. “Ele toma as decisões”, dizem eles. Um texto escrito para o Angelus de amanhã.
O Papa come alimentos sólidos e pode se mover e andar. “A crise não atingiu outros órgãos, o Papa não tem febre”. “O quadro continua complexo”, mas o Papa não teve nenhuma outra crise.
“Não houve aumento de infecções, ele não tem mais máscara de oxigênio”
A ausência de leucocitose nos testes do Papa é um sinal positivo porque sugere que não há aumento de infecções. É o que explicam fontes do Vaticano em referência ao boletim desta noite. Até mesmo o retorno à respiração natural, alternando com a ventilação com máscara bucal, é um sinal de melhora. No entanto, apontam as mesmas fontes, a situação de saúde do Papa continua complexa e estável. O humor do Papa é bom, mas "nada de trabalho e descanso hoje", explicaram. Quanto ao Angelus de amanhã, para o qual enviará apenas um texto escrito, como aconteceu nos dois últimos domingos, a decisão "foi tomada" pelo próprio Pontífice. Esta informação é da assessoria de imprensa do Vaticano.
O Papa não recebe alimentação intravenosa. Fontes do Vaticano explicam que o Pontífice pode comer alimentos sólidos, pode se mover e andar, obviamente tanto quanto ele é capaz, dadas suas conhecidas dificuldades de locomoção. Hoje o Papa foi à pequena capela perto de seu quarto no Gemelli para rezar por cerca de vinte minutos.
“As condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis”, diz o boletim noturno sobre as condições de saúde do Papa Francisco. “Ele alternou ventilação mecânica não invasiva com longos períodos de oxigenoterapia de alto fluxo, sempre mantendo uma boa resposta às trocas gasosas. O Santo Padre não apresenta febre e não apresenta leucocitose.
“Os parâmetros hemodinâmicos – continua a nota – sempre permaneceram estáveis. Bergoglio continuou se alimentando e fazendo fisioterapia respiratória regularmente, colaborando ativamente. Não apresentou episódios de broncoespasmo. O Santo Padre está sempre alerta e orientado. À tarde, ele recebeu a Eucaristia e depois se dedicou à oração. O prognóstico permanece reservado."
A crise de ontem do Papa certamente comprometeu o processo de recuperação que havia sido laboriosamente iniciado nos últimos dias, "prolongando o prazo de seu tempo no hospital". Em uma situação como essa, com quadro clínico semelhante, pode ser necessária pelo menos uma semana para resolver o prognóstico e alguns meses para recuperação respiratória completa. Stefano Nardini, ex-presidente da Sociedade Italiana de Pneumologia, explica qual pode ser o futuro, se tudo correr bem, para um paciente nas condições do Papa.
"O tempo de internação é maior, nessa situação a ventilação não invasiva com máscara de oxigênio e aumento da pressão é útil. Mas - acrescentou - pode levar pelo menos uma semana para resolver o prognóstico. Uma vez resolvido, um caminho terapêutico terá então que ser decidido e os tempos para uma possível alta ficarão mais claros. Mas para retornar às condições de recuperação respiratória completa, serão necessários pelo menos alguns meses".