14 Novembro 2024
Recente pesquisa da Churh Answers apurou que os estadunidenses não cristãos veem as igrejas como relevantes na sociedade, mas não são confiáveis. Eles acreditam que as igrejas são boas para as comunidades onde atuam. A surpresa foi que essa constatação foi superior entre os pesquisados não cristãos em comparação aos cristãos.
A reportagem é de Edelberto Behs.
A pesquisa ouviu 604 pessoas de diversas origens, e dirigiu as mesmas perguntas a dois grupos específicos: cristãos e não cristãos. Entre os frequentadores de comunidades cristãs, 40% concordaram ou concordaram fortemente que a igreja é irrelevante nos dias de hoje, quando essa percepção foi de apenas 27% entre os não-cristãos.
Ficou evidente uma dicotomia: os frequentadores de igrejas confiam nelas, mas acham-nas irrelevantes; os não frequentadores entendem as igrejas relevantes, mas não confiáveis.
Pesquisadores levantaram duas hipóteses para tentar explicar esse resultado. Primeira, apenas 1% das igrejas têm uma ênfase contínua no evangelismo. Segunda hipótese, os casos de escândalos em comunidades eclesiais abalam a confiança das pessoas.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Igrejas são relevantes, mas não confiáveis, apontam não cristãos americanos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU