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Documento Fiducia suplicans é “um pequeno passo em frente”

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20 Dezembro 2023

  • Responder desta forma pública a uma pergunta de um bispo é importante para muitos que se consideram mais papistas do que o Papa.

  • No caso de pessoas com diversidade sexual, enquanto a ideia ou concepção subjacente não mudar, o progresso é limitado.

Em menos de uma semana, duas declarações da Santa Sé foram notícia em todo o mundo. A primeira está relacionada com o acesso aos sacramentos por parte de uma mulher mãe solteira; e a segunda é uma declaração doutrinária que abre as bênçãos aos casais designados pelo mesmo documento como “irregulares”.

Sobre estes temas consultamos o teólogo Guillermo Rosas, sacerdote dos Sagrados Corações. Desde 2014, acompanha a Pastoral da Diversidade Sexual em Santiago como sacerdote e tem trabalhado extensivamente com estudantes e jovens.

Quanto às mães solteiras que optaram por manter os seus filhos fora do casamento, a carta do Vaticano indica que elas não devem ser impedidas, mas sim encorajadas, de acesso aos sacramentos. O Dicastério para a Doutrina da Fé, liderado pelo prefeito Dom Víctor Manuel Fernández, respondeu assim a uma pergunta do bispo de San Francisco de Macorís, República Dominicana, Ramón Alfredo de la Cruz Baldera.

A este respeito, Guillermo Rosas considera que o fato de "responder desta forma pública à pergunta de um bispo é importante para que muitos que “se consideram mais papistas que o Papa” deixem de negar a comunhão a pessoas que, por razões de sua mera maternidade fora do casamento, não estão impedidas de o fazer. O que se diz expressamente é bom e esclarecedor".

Acrescenta que “é grave o fato de alguns sacerdotes e bispos não conhecerem as normas da própria Igreja, sobretudo quando estas acabam por ser mais rigorosas do que o que o próprio Direito Canônico estabelece”.

A entrevista com Guillermo Rosas é de Aníbal Pastor N., publicada por Religión Digital, 18-12-2023.

Eis a entrevista.

Diversidade sexual

“A novidade, um pequeno passo em frente”, afirma o religioso, é que com o documento Fiducia supplicans do Dicastério para a Doutrina da Fé, aprovado pelo Papa, “será possível abençoar casais formados por pessoas do mesmo sexo”, algo que até recentemente havia sido descartado pelo mesmo dicastério que hoje publica este comunicado.

Por que você considera isso apenas um “pequeno passo”?

Porque ainda estamos longe de uma bênção como aquela com que sonham os casais homossexuais católicos: uma bênção com festividade e ritual semelhante ao celebrado pelos casais heterossexuais.

“O grande obstáculo não é a liturgia, mas a ideia que a moral católica tradicional mantém em relação às pessoas do mesmo sexo que, a partir do amor, querem realizar juntos um projeto de vida”.

O que seria necessário para avançar ainda mais?

No caso de pessoas com diversidade sexual, enquanto a ideia ou concepção moral subjacente não mudar, o progresso é limitado. Devemos chegar à convicção de que a diversidade sexual não é uma opção, mas uma orientação ou condição. Essas pessoas nascem assim e sua orientação afetivo-sexual faz, portanto, parte de sua natureza pessoal. Enquanto esta concepção persistir, a união de duas pessoas do mesmo sexo será considerada pecaminosa porque não corresponde à natureza humana.

"A única forma de avançar efetivamente uma bênção comparável à dos casais heterossexuais será quando se afirmar que a realidade da diversidade sexual é uma possibilidade da natureza humana, e não uma situação de pecado".

Mas “bênçãos” que foram expressamente proibidas são permitidas...

Verdade. E aí estamos numa área estritamente intracelebral, em que a bênção é transferida para a área da piedade popular, porque se diz expressamente que não pode haver nenhum rito litúrgico, muito menos sacramental, mas que tem que ser uma bênção espontânea dada pelo sacerdote, criada por ele no momento e transmitida a qualquer momento, por exemplo, ao ir a um santuário.

Isto é, uma bênção não comemorativa?

Bem, não pode haver rito litúrgico, nem pode haver elementos festivos como vestimentas de casamento ou festa. Nem pode ser feito no momento em que contraem o casamento civil em países que o permitem.

E valorizá-lo como um “pequeno passo” significa que você deve ter gostado de algo no documento. O que é aquilo?

O que mais gostei no documento, e que sem dúvida valorizo, é o fundamento teológico das bênçãos que inclui, porque além de significativo, é muito profundo no seu conteúdo. Na verdade, tem uma linguagem que pessoalmente gosto. É muito Papa Francisco.

Leia mais

  • Outro “Tametsi”: 1563-2023 Sobre a Declaração Fiducia supplicans. Artigo de Andrea Grillo
  • Decisão histórica: Papa Francisco permite bênçãos para casais homossexuais 
  • Francisco e a bênção às uniões homossexuais: o que muda? Artigo de Luís Corrêa Lima
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  • Papa Francisco expressa abertura às bênçãos do mesmo sexo em resposta às críticas de cinco cardeais
  • O que os casais LGBT podem procurar nas bênçãos católicas
  • “A bênção de casais homossexuais não é um protesto, é uma reivindicação de direitos”, afirma padre organizador do evento para abençoar casais
  • Igreja e homossexualidade: é necessário um novo paradigma
  • O Papa Francisco aos católicos LGBT: “A Igreja não vos rejeita. Se for ‘seletiva’ torna-se uma seita”
  • Por que abençoamos os casais homossexuais. Artigo de Luc Van Looy
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  • A luta na igreja sobre mulheres-padres e homossexualidade
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  • Bênção a casais homossexuais: “O responsum não é um documento definitivo”. Entrevista com Andrea Grillo

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