• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Incompreensão na África após autorização de bênção a casais do mesmo sexo

Mais Lidos

  • O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"

    LER MAIS
  • A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Leão XIV: a abertura do pontificado. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

20 Dezembro 2023

Embora os episcopados africanos permaneçam discretos por enquanto, os padres e leigos locais não hesitam em expressar sua incompreensão após a autorização dada aos padres para abençoarem “casais em situações irregulares e casais do mesmo sexo”.

A reportagem é de Guy Aimé Eblotié, publicada por La Croix International, 19-12-2023. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

“Já faz algum tempo que tentamos em vão entender para onde o papa quer levar a Igreja.” Essa declaração de um padre africano com mais de três décadas de sacerdócio, que deseja permanecer anônimo, transmite tanto o seu “choque” quanto as suas “preocupações” após a leitura do documento Fiducia suplicans.

Publicada no dia 18 de dezembro pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, essa declaração autoriza a bênção de “casais em situações irregulares e casais do mesmo sexo”, desde que não crie “uma confusão com a bênção própria do sacramento do matrimônio”.

Imediatamente divulgada pela imprensa, essa decisão rapidamente se tornou o centro dos debates entre leigos e padres africanos, que se opõem esmagadoramente a essa possibilidade. Embora os episcopados questionados ainda não tenham respondido, os fiéis não hesitam em se expressar.

“Como é que essa bênção pode levar essas pessoas à conversão se a Igreja as considera em pecado?”, pergunta François, um católico marfinense. Para ele, “abrir uma bênção, qualquer que seja a forma do rito, é pelo menos confortar [essas pessoas] em uma situação da qual, no entanto, elas são chamadas a sair”. Ele até considera que tal bênção poderia “promover esse modo de vida de casal”.

Em seu comunicado, o Vaticano, no entanto, enfatiza que não se trata de oferecer “uma forma de legitimação moral a uma união que se presume ser um matrimônio ou a uma prática sexual extramatrimonial” [n. 11], mas sim de conceder uma bênção à pessoa que “se mostra necessitada da presença salvífica de Deus em sua história” [n. 20].

Outros, mais raramente, tentam pôr as coisas em perspectiva, lembrando que pessoas em situações delicadas com o ensino tradicional da Igreja – como os casais que apresentam seus filhos a Deus sem serem casados – já recebem bênçãos dadas pelos padres. “O papa está apenas confirmando uma prática que estava acontecendo implicitamente”, defende Ludovic, outro fiel católico.

Outras situações irregulares

Publicada poucas semanas após a conclusão da primeira fase do Sínodo sobre a Sinodalidade, essa decisão faz alguns pensarem que a assembleia sinodal foi apenas um pretexto para a aprovar. Para uma freira responsável por uma comunidade, que falou anonimamente, a urgência após o Sínodo não deveria se concentrar tanto nessas situações ditas “irregulares”, mas sim na “doutrina social” e nas “fortes ênfases” das discussões, que eram a questão da autoridade e a do anúncio evangélico.

Considerando que na África será bastante rara a possibilidade de casais do mesmo sexo procurarem uma bênção, o Pe. Loïc Mben, especialista em teologia moral, salienta que as situações “irregulares” no continente dizem respeito principalmente aos casais heterossexuais: casais que coabitam (transitórios ou permanentes), casais divorciados, casais casados apenas no civil ou famílias polígamas.

“Já que ninguém deve ser excluído, será que devemos abençoar todas as situações?”, questiona, especificando que casos de incesto ou de abuso obviamente devem ser excluídos.

Se para o padre a declaração Fiducia supplicans vem “confirmar a orientação resolutamente pastoral do Papa Francisco”, ela também põe em questão “a bênção em geral e a bênção extralitúrgica em particular”. “A graça divina alcança todas as criaturas”, insiste o Pe. Mben. “Provavelmente, essas são as implicações que ainda não acabamos de sopesar.”

Leia mais

  • Religiosos e comunidade LGBT comemoram decisão do Papa sobre união homoafetiva
  • Sobre o significado pastoral das bênçãos. A íntegra do documento Fiducia suplicans
  • Uma bênção de “crescimento”, não de “reconhecimento”: assim os episcopados receberam a nota da Doutrina da Fé
  • Grupos LGTBI, divididos: entre “um presente de Natal” e “bênçãos do apartheid”
  • Nota do Vaticano sobre bênção de uniões entre pessoas do mesmo sexo atrai reação mista nos EUA
  • A mudança do Vaticano nas bênçãos gays tem “implicações pastorais profundas”, dizem teólogos
  • Cupich: documento da Doutrina da Fé sobre as bênçãos é um passo adiante
  • Decisão histórica: Papa Francisco permite bênçãos para casais homossexuais 
  • Outro “tametsi”: 1563-2023 Sobre a Declaração Fiducia supplicans. Artigo de Andrea Grillo
  • Casais gays, Papa Francisco aprova bênção na Igreja: “Mas não é casamento”
  • Em grande mudança doutrinária, o Vaticano aprova oficialmente bênçãos católicas para casais gays
  • Abençoar casais LGBTQIAPN+ é um “verdadeiro desenvolvimento” no ensino da Igreja, afirma o Vaticano
  • “Não vamos abençoar o pecado”: a ‘facosfera digital’ se opõe à decisão do Vaticano de abençoar uniões de fato e casais homossexuais
  • União homoafetiva. Uma vitória, mas resta ainda um longo caminho a percorrer. Entrevistas especiais com Luis Corrêa Lima, Toni Reis, Roque Junges e Ronaldo Henn

Notícias relacionadas

  • O combate à Aids na África e o papel das religiosas

    Depois de uma longa carreira na academia, a maioria dos estudiosos esperam por uma aposentadoria livre das demandas do ensino, da [...]

    LER MAIS
  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados