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Cardeais Cupich e McElroy dizem “impossível voltar” aos sínodos sem eleitores leigos

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31 Outubro 2023

Dois cardeais norte-americanos disseram que um dos resultados imediatos da grande cimeira do Papa Francisco sobre o futuro da Igreja Católica é que agora deveria ser “impossível” regressar a uma era em que homens e mulheres leigos não têm voz e voto na principais reuniões do Vaticano.

A reportagem é de Joshua Mcelwee e Christopher White, publicada por National Catholic Reporter, 30-10-2023.  

“Parece-me impossível voltar atrás agora”, disse o cardeal Robert McElroy, de San Diego, em 29 de outubro. “Seria doloroso voltar atrás se apenas houvesse bispos lá ou apenas bispos votando”.

O cardeal Blase Cupich de Chicago concordou. Ele disse que a experiência comum do batismo entre os católicos significa: “Todos nós temos autoridade, e isso significa que todos temos algo a dizer”.

Os dois cardeais falaram numa entrevista conjunta exclusiva com o National Catholic Reporter no dia 29 de outubro, poucas horas depois de Francisco celebrar a missa de encerramento do Sínodo dos Bispos de quatro semanas.

A assembleia, que discutiu uma enorme gama de questões enfrentadas pela Igreja global, incluindo a possibilidade de as mulheres servirem no ministério ordenado e uma melhor inclusão dos católicos LGBTQ, foi a primeira na história em que foram concedidos às mulheres direitos de adesão plena e de voto .

O encerramento da assembleia sinodal marcou o fim apenas da primeira parte das discussões. Uma segunda assembleia deverá realizar-se em Outubro de 2024. Ambas as reuniões do Vaticano seguem um processo de consulta multifásico com católicos de todo o mundo.

A entrevista de 45 minutos com Cupich e McElroy aconteceu no Pontifício Colégio Norte-Americano, a principal residência dos seminaristas norte-americanos que estudam em Roma, e onde permaneceu durante o mês a maioria da delegação norte-americana que participou do Sínodo.

Durante a ampla entrevista, os dois cardeais refletiram sobre o relatório final recém-publicado do Sínodo, que adiou a ação sobre a possibilidade de ordenar mulheres como diáconas e encobriu amplamente as preocupações sobre uma melhor inclusão dos católicos LGBTQ. Eles também compartilharam suas respectivas experiências da assembleia e ofereceram reflexões sobre o que vem a seguir tanto para o processo sinodal global quanto para a Igreja dos EUA.

Mulheres diáconas, necessidade “urgente” de liderança feminina

Na preparação para a reunião de Roma deste mês, eram grandes as expectativas de que o Sínodo pudesse apresentar propostas concretas sobre a possibilidade de ordenar mulheres como diáconas – algo que o Sínodo do Vaticano de 2019 para a região amazónica de nove nações tinha proposto anteriormente .

No final, o Sínodo de 2023 abordou amplamente a questão, apelando a que os resultados das comissões papais e teológicas anteriores sobre as mulheres diáconas fossem apresentados para análise mais aprofundada na assembleia do próximo ano. Além disso, a contagem de votos para propostas que expressam avanços na questão recebeu o mais alto nível de votos “não” de qualquer uma das 81 propostas do documento.

Mas McElroy disse que, dessas proposições: "Há apenas uma que é chamada de urgente. E isso é trazer as mulheres para papéis maiores de liderança em todos os níveis da igreja. Nenhuma delas tem a palavra urgente ou qualquer palavra equivalente, exceto aquela. ."

Num novo formato para o Sínodo, os mais de 450 delegados participantes no encontro sentaram-se juntos em mesas redondas e discutiram principalmente as questões em questão em pequenos grupos.

“Havia realmente nas nossas mesas um sentimento muito amplo de que precisávamos de uma mudança radical na remoção de barreiras, no nosso convite e aceitação das mulheres nestas novas funções”, disse McElroy.

Sobre a questão das mulheres diáconas, tanto Cupich como McElroy disseram que o que surgiu durante esta sessão do Sínodo foi uma questão de saber se o diaconado precisava ser “reimaginado” como um todo.

Cupich recordou a decisão do Papa Bento XVI, em 2009, de rever a lei da Igreja para fazer uma distinção clara entre os propósitos da ordenação ao sacerdócio e ao episcopado, versus os propósitos da ordenação ao diaconado.

Referindo-se à prática atual de ordenar seminaristas que estudam para o sacerdócio primeiro como diáconos, o cardeal de Chicago disse que a mudança de Bento XVI, especificando a diferença entre ministério sacerdotal e diaconal, “abre a porta para reimaginar o que deveria ser o diaconado”.

“Isso descomplica algumas das questões teológicas que algumas pessoas têm?” Cupich perguntou. “É válido perguntar, se for esse o caso… por que estamos ordenando candidatos ao sacerdócio ao diaconado? ."

À medida que foram levantadas questões nas mesas redondas sobre o diaconado permanente como um todo, McElroy, de San Diego – que já expressou o seu apoio à ordenação de mulheres ao diaconato – disse que a questão assumiu um “foco mais amplo” no Sínodo.

“Acho que havia muito sentimento de que [o diaconado] deveria se concentrar não em coisas litúrgicas, mas sim em servir aos pobres e aos marginalizados”, disse ele, perguntando: “Então, precisamos reimaginar o diaconado como um todo?"

McElroy continuou: “Como resultado desses conjuntos de questões que surgiram, a questão pareceu muito diferente para muitos de nós depois. Agora, sou a favor de ter mulheres como diáconas como é atualmente, mas pode haver um caminho aqui isso seria muito promissor e, creio eu, revigoraria de muitas maneiras importantes o diaconado como um todo e talvez fornecesse um caminho”.

O Papa Francisco e os líderes da assembleia do Sínodo dos Bispos aplaudem na conclusão da última sessão de trabalho do encontro, no dia 28 de outubro, na Sala Paulo VI, no Vaticano. (Foto: CNS | Vatican Media)

Católicos LGBTQ, confidencialidade do Sínodo

Embora se saiba que a assembleia sinodal falou longamente sobre como a Igreja pode incluir melhor os católicos LGBTQ – com um testemunho centrando-se mesmo numa mulher bissexual que morreu por suicídio depois de se sentir rejeitada pela Igreja – o documento final ignorou em grande parte essas discussões.

Também não se referiu nominalmente aos LGBTQ ou aos gays católicos, referindo-se, em vez disso, de forma geral, a questões que envolvem a sexualidade que levantam “novas questões” para a Igreja.

Cupich disse que a decisão de não usar o termo LGBTQ foi informada por alguns membros do Sínodo do Sul global, que falaram sobre ter experiências negativas ao lidar com as condições de ajuda externa de países ocidentais que usam essa terminologia.

O cardeal também destacou a afirmação do texto de que “os cristãos devem sempre mostrar respeito pela dignidade de cada pessoa”, chamando isso de “uma grande contribuição”.

“Não houve intenção de querer machucar ninguém” ao não usar os termos LGBTQ ou gay, disse Cupich.

“Acho que temos que voltar à questão: chamamos as pessoas do jeito que elas querem ser chamadas?” ele disse. "E eu acho que... isso é um sinal de respeito; isso também deve fazer parte da discussão futura."

McElroy apontou para os capítulos 15 e 16 do documento final, que enfocam questões de discernimento e acompanhamento.

“Jesus encontra as pessoas na singularidade de sua história e situação pessoal”, afirma o texto a certa altura. “Ele nunca parte da perspectiva de preconceitos ou rótulos, mas da autenticidade da relação com a qual se compromete de todo o coração”.

Disse McElroy: “Precisamos adotar a mensagem pastoral de Jesus Cristo: Cristo, que encontra as pessoas, que as abraça, que enfrenta os problemas que estão acontecendo e depois as chama à conversão”.

“Não é que a doutrina venha em primeiro lugar”, disse ele. “A doutrina está a serviço da missão pastoral da igreja”.

Refletindo sobre esses mesmos capítulos, Cupich disse que “há aspectos da vida humana em que a nossa visão antropológica não tem o poder de compreender plenamente a situação”.

“Temos que olhar para isso”, disse ele. “Há uma verdadeira humildade em termos do que devemos decidir e considerar garantido, percebendo que existem… algumas coisas que não conhecemos muito bem.”

Noutros assuntos, tanto Cupich como McElroy defenderam amplamente o pedido inesperado do Sínodo de que os membros da assembleia se abstivessem de dar entrevistas aos meios de comunicação social durante as quatro semanas de discussões e mantivessem a confidencialidade sobre os discursos individuais, mesmo após o término da assembleia.

McElroy disse que inicialmente estava “muito cético” em relação ao pedido, mas “chegou à conclusão de que foi muito útil para o nosso processo”. Cupich disse que achou as regras “muito libertadoras” porque “em nenhum momento houve discussão sobre o que as pessoas fora da sala estavam dizendo sobre nós”.

“Se, de facto, houvesse muita cobertura sobre informação ou desinformação, isso poderia ter invadido a liberdade das pessoas de começarem a falar”, disse Cupich. "Não houve nada disso que invadiu a sala."

Quanto à assembleia sinodal como um todo, Cupich disse que deixaria Roma “com um sentimento de esperança, alegria por ter feito parte disto [e] mais entusiasmado com o meu ministério do que estive há muito tempo”.

“Tínhamos leigos reais conversando com os bispos sobre as questões, e isso deu-lhe uma nova energia e um frescor que não tínhamos antes”, disse ele, comparando este Sínodo com assembleias anteriores. “Acho que o documento tentou transmitir esse frescor, que não havia nenhuma questão que fosse deixada de fora da mesa.”

McElroy também expressou positividade sobre a experiência. “Eu ficaria muito positivo sobre o método de discernimento utilizado”, disse ele. "É exigente, mas rendeu enormes frutos de engajamento."

No que diz respeito à presença de membros votantes leigos, McElroy disse: “A presença de não-bispos em funções ativas tornou-se muito natural, desde muito cedo”.

“Nos primeiros dias, parecia axiomático que os não-bispos deveriam estar presentes, que os leigos deveriam estar presentes, que os religiosos consagrados deveriam estar presentes como membros votantes e não apenas sacerdotes e diáconos”, disse o cardeal.

Leia mais

  • Cardeal do Sínodo sobre a Sinodalidade: não podemos subverter a tradição para agradar o mundo
  • Documento final do Sínodo: uma reforma eclesial que não chega. Artigo de Consuelo Vélez
  • O caminho do Sínodo. Artigo de Enzo Bianchi
  • Sínodo é um marco na recepção do Vaticano II. Artigo de Michael Sean Winters
  • O papa decide dar o voto às mulheres e aos leigos no Sínodo, brechas no muro do clericalismo
  • Teólogos elogiam a expansão do sínodo para leigos votantes como “muito significativo”
  • Sínodo e voto para as mulheres: foi uma verdadeira revolução?
  • New Ways Ministry: Relatório do Sínodo, grande decepção, mas devemos ter esperança
  • Sínodo: um passo histórico. Artigo de Paul Zulehner
  • Na discussão sinodal sobre a ordenação de mulheres, o diaconato é negligenciado
  • O Sínodo termina. “O machismo deixa cicatrizes na Igreja”
  • Crentes gays, um caminho à luz das indicações de Francisco. Artigo de Luciano Moia
  • Sobre o segredo sinodal, o Papa Francisco arrisca destruir a aldeia para salvá-la?

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