Putin devolve à Igreja Ortodoxa Russa “A Trindade” de Andrei Rublëv

"A Trindade" de Andrei Rublëv (Foto: The Russian Orthodox Church)

Mais Lidos

  • De uma Igreja-mestra patriarcal para uma Igreja-aprendiz feminista. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • A falácia da "Nova Guerra Fria" e o realismo de quem viu a Ásia por dentro: a geopolítica no chão de fábrica. Entrevista com Eden Pereira

    LER MAIS
  • "No rosto de cada mulher violentada, vemos o rosto Cristo Crucificado". Carta Dirigida aos Homens

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

17 Mai 2023

Vladimir Putin restitui o ícone A Trindade, de Andrei Rublëv, à Igreja Ortodoxa Russa. A obra será exibida em Moscou antes de ser transferida para Sergiev Posad.

A informação é publicada por Il Sismógrafo, 16-05-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.

Em um comunicado divulgado hoje pela Assessoria de Imprensa do Patriarcado de Moscou, foi informado que o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, com um decreto doou o famoso ícone "A Trindade" do artista Andrei Rublëv à Igreja Ortodoxa Russa.

Celebração diante do quadro "A Trindade" (Foto: The Russian Orthodox Church)

"Em resposta aos inúmeros pedidos de crentes ortodoxos, o presidente da Federação Russa V.V. Putin decidiu devolver à Igreja Ortodoxa Russa o milagroso ícone Trindade pintado por Santo Andrei Rublëv", informa o breve comunicado, que depois anuncia que “com a bênção de Sua Santidade o Patriarca de Moscou e de toda a Rússia Kirill, a imagem milagrosa será exibida para veneração pública na Igreja Catedral de Cristo Salvador em Moscou por um ano, e depois ocupará um lugar histórico na Catedral da Trindade em Sergiev Posad".

A Trindade (também chamada de Hospitalidade de Abraão, a partir do episódio bíblico do encontro de Abraão e Sara com os três anjos na tenda armada em Mamre), é um ícone famoso de Andrei Rublëv, realizado por volta de 1422, conservado na Galeria Estatal Tretyakov em Moscou.

Leia Mais