Cardeal Marx: a moral sexual católica deve evoluir

União | Foto: Lydia Darah / Flickr

Mais Lidos

  • Inspirado na filosofia africana de Mogobe Ramose e pela história do Quilombo Mesquita, em Cidade Ocidental, Goiás, pesquisador defende que a pluridiversidade das comunidades quilombolas revela uma forma de existência fundada na ancestralidade, na reciprocidade e na multiplicidade das cosmopercepções.

    Pluridiversidade quilombola: quando a multiplicidade dos mundos se torna horizonte de justiça, pertencimento e resistência. Entrevista especial com Manoel Barbosa Neres

    LER MAIS
  • O que falta no programa de Lula. Artigo de Luiz Carlos Bresser-Pereira

    LER MAIS
  • A figura de Trump provavelmente pairará sobre a viagem do papa à América Latina

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

06 Março 2023

O cardeal Reinhard Marx, de Munique, acredita que há uma necessidade urgente de liderar um debate sobre a doutrina sexual católica. “É hora, para o bem dos homens, de continuar a desenvolver uma moral e uma doutrina úteis para a vida, que proclamem o amor de Deus pelos homens no auge dos debates atuais”, disse o Arcebispo de Munique e Freising.

A reportagem é publicada por Cath-Info, 03-03-2023.

O tratamento em curso dos casos de abuso sexual na Igreja Católica mostrou "que há uma problemática fundamental no campo relacional entre a Igreja e a sexualidade, que justamente desempenha um papel importante em uma perspectiva sistêmica, também nas deliberações da via sinodal".

O perigo de uma perspectiva estreita

“Paixão, desejo e sexo versus razão, amor e moralidade? Às vezes parece que existe uma vida pecaminosa, instintiva e irracional, ou o ideal do amor puro”, explica o cardeal Marx no artigo. Segundo ele, o perigo de uma perspectiva tão estreita também existe no contexto eclesial. Mas esses dois extremos exagerados teriam pouco a ver com a realidade.

No entanto, no passado, a teologia, a pregação e a prática pastoral frequentemente retratavam a sexualidade humana de forma negativa, reconheceu o cardeal. "Ela foi marcada pela culpa e pelo pecado, o que também levou à repressão e à dupla moralidade".

"Moral da Proibição"

Este ensinamento da Igreja, muitas vezes percebido unilateralmente como uma "moral da proibição", teria também muitas vezes perdido de vista o seu verdadeiro cerne: "A imagem cristã do homem quer abrir perspectivas positivas e libertadoras também no âmbito mais pessoal e íntimo domínio da vida humana, tanto para a vida dos indivíduos como para a vida em comum”.

Leia mais