01 Março 2023
Quando o Papa João Paulo II completou 25 anos no cargo em 2003, o teólogo católico americano Richard McBrien falou por muitos críticos liberais ao opinar que o legado do pontífice era decididamente misto, sendo o maior ponto negativo “sua recentralização da autoridade no papado em detrimento do ensinamento [do Concílio Vaticano II] sobre a colegialidade”.
O comentário é de John L. Allen Jr., vaticanista, publicado por Crux, 26-02-2023.
Claro, João Paulo II era visto como um conservador. A presunção em muitos lugares era que, com a transição para o mais progressista Papa Francisco, a visão de colegialidade do Vaticano II, significando mudar o controle sobre muitos assuntos de Roma para os bispos locais, finalmente seria realizada.
Logo no início, Francisco parecia alimentar essas expectativas, dizendo em 2015 que a Igreja Católica poderia usar uma “descentralização saudável”. Com seu tão alardeado “Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade”, Francisco e seus assessores disseram que querem que a consulta e a tomada de decisões compartilhadas se tornem uma característica central da vida eclesiástica.
No entanto, vários relatos recentes parecem contar uma história um tanto diferente.
Em um movimento que mais uma vez agitou o ninho de vespas do sentimento católico tradicionalista, o Papa Francisco emitiu esta semana um rescrito, ou seja, um decreto legal, exigindo que os bispos locais obtenham permissão do Vaticano antes de conceder permissão para celebrar a missa latina pré-Vaticano II na paróquia ou permitir que padres ordenados após 16 de julho de 2021 usem o rito mais antigo.
Os meios de comunicação conservadores já notaram o contraste entre a retórica descentralizadora do papa e o impulso claramente centralizador do rescrito. Com toda a honestidade, não é o único exemplo.
Dois dias depois, Francisco emitiu outro instrumento legal, este motu proprio, sobre o patrimônio financeiro da Santa Sé. Em essência, o decreto estipula que todos os bens de instituições criadas por departamentos da Cúria Romana, ou por outras entidades ligadas à Santa Sé, pertencem ao Vaticano e estão sujeitas ao controle do papa.
Em agosto passado, ao emitir um relatório financeiro, a Secretaria de Economia identificou 92 dessas “entidades”, incluindo as principais basílicas de Roma – Santa Maria Maior, São Paulo Fora dos Muros, São João de Latrão, além de São Pedro – assim como toda uma série de fundações, instituições e fundos criados ao longo dos anos.
Tecnicamente, esses são órgãos do Vaticano e, portanto, estão sujeitos ao papa. Na realidade, no entanto, a maioria opera há muito tempo com autonomia significativa, e o pessoal passou a pensar nos ativos como seus para gerenciar e utilizar como bem entenderem. É um despertar um pouco rude, portanto, acordar e descobrir que não, eles são "curadores", não "proprietários".
Ou considere um rescrito emitido em junho passado especificando que, antes de erigir um novo grupo como uma “associação pública de fiéis”, com o objetivo de se tornar uma ordem religiosa, um bispo diocesano deve primeiro obter a permissão do Vaticano. Essa decisão se baseou em um edito anterior de 2020 exigindo que os bispos obtivessem permissão antes de erigir uma nova comunidade religiosa de direito diocesano, que, por sua vez, ampliou um rescrito de 2016 exigindo que eles pelo menos consultassem o Vaticano.
Até então, todos esses passos podiam ser dados por um bispo diocesano por conta própria, com o Vaticano entrando em cena apenas se a nova ordem quisesse ser reconhecida como “pontifícia” e não simplesmente “diocesana”. Agora, o Vaticano tem que estar envolvido desde o início.
Além disso, considere algumas histórias fora da Itália nos últimos dias envolvendo dois pequenos conventos de irmãs religiosas.
No primeiro caso, duas freiras clarissas foram expulsas da vida religiosa por decreto do Vaticano por se recusarem a abandonar seu convento na luxuosa Costa Amalfitana, na Itália, onde a propriedade é avaliada em US$ 50 a US$ 60 milhões. Citando números decrescentes, o Vaticano ordenou o fechamento do convento e nomeou um superintendente para se desfazer da propriedade.
As duas freiras não queriam sair, entre outras coisas dizendo que queriam cuidar de uma irmã de 97 anos que vive no convento desde 1955. O desafio levou à ordem de expulsão.
Cerca de 270 milhas ao norte, 13 irmãs beneditinas estão enfrentando uma ameaça semelhante depois de desafiar uma ordem do Vaticano para substituir sua Madre Superiora. As irmãs se barricaram no convento, colocando um cadeado no portão principal e cortando as linhas telefônicas, esperando que um apelo canônico contra o decreto do Vaticano de alguma forma seja bem-sucedido.
Em abstrato, alguém pode se perguntar por que o Vaticano está se envolvendo no que não pode deixar de parecer uma microgestão, já que, em outras circunstâncias, esses impasses provavelmente teriam sido deixados para as ordens religiosas e dioceses envolvidas resolverem, no argumenta que as apostas são muito pequenas.
Por que o papa da “descentralização saudável” aparentemente está presidindo um papado cada vez mais imperial?
Na defesa de Francisco, algumas dessas medidas centralizadoras são um reflexo de seu desejo de reforma.
Afirmar o controle sobre novas ordens religiosas, por exemplo, é em parte uma resposta ao fato de que um número alarmante dessas organizações foi apanhado em escândalos de abuso. Afirmar a propriedade de todos os ativos vinculados ao Vaticano também é visto como uma forma de garantir que as novas medidas de responsabilização e transparência de Francisco também cheguem a essas entidades, por mais distantes que estejam da atividade papal cotidiana.
No entanto, além da reforma, quase certamente existem outros fatores em ação, um dos quais é estrutural e o outro psicológico.
Estruturalmente, os executivos de qualquer faixa política geralmente buscam aumentar a autoridade do poder executivo. Em seu aclamado livro The Imperial Presidency, Arthur Schlesinger identificou tanto Franklin Delano Roosevelt, democrata, quanto Nixon, republicano, como arquitetos da autoridade executiva amplamente expandida nos Estados Unidos.
É apenas em uma era hiperpolarizada que seria surpreendente que tanto um papa conservador quanto um liberal pareçam gostar da autoridade papal, em medida aproximadamente igual.
Aqui está a parte psicológica: a maioria dos novos papas, especialmente aqueles que lideraram dioceses por um tempo, provavelmente assumem o cargo acreditando que a maioria dos outros bispos pensa como eles. Afinal, eles acabaram de ser eleitos por dois terços dos votos no Colégio dos Cardeais, e a maioria de seus amigos bispos provavelmente compartilha de seus pontos de vista (provavelmente é por isso que eles são amigos, para começar).
Com base na suposição de que “a maioria dos bispos” quer o que o papa quer, é fácil defender a descentralização e a colegialidade.
Com o tempo, no entanto, todo papa tem que reconhecer o fato de que existem bolsões significativos de bispos que não compartilham de sua agenda. João Paulo II teve seu cardeal Carlo Maria Martini, assim como o Papa Francisco tem seu cardeal Gerhard Müller – e em ambos os casos, Martini e Müller não falavam apenas por si mesmos.
À medida que os papas começam a ouvir a carruagem alada do tempo se aproximando, torna-se menos natural ceder aos julgamentos de um corpo fissíparo e imprevisível de cerca de 5 mil bispos católicos em todo o mundo, e mais tentador simplesmente governar por decreto.
Um número cada vez maior de observadores acredita que agora entramos nessa fase da era Francisco. Como essa dimensão operacional do papado será reconciliada com os conceitos eclesiológicos que provavelmente serão articulados pelo iminente Sínodo sobre a Sinodalidade, portanto, será fascinante acompanhar.
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À medida que o Sínodo sobre a sinodalidade se aproxima, navegando na fase imperial de um papado - Instituto Humanitas Unisinos - IHU