29 Setembro 2022
“Esta síntese nacional deixa claro que a sinodalidade não é uma bala de prata, mas é uma maneira diferente e muito necessária de organizar e governar a igreja. Como o Santo Padre disse repetidamente, isso não é parlamentarismo, trata-se de ouvir o Espírito Santo falado na voz da experiência vivida dos fiéis cristãos, e alinhá-la com a tradição da Igreja, os ensinamentos da Sagrada Escritura e a fonte da vida eclesial que é a Eucaristia. Este relatório de síntese nacional da Conferência Episcopal dos Estados Unidos é um grande passo à frente, e aqueles que o prepararam merecem todos os elogios do mundo”, escreve o jornalista estadunidense Michael Sean Winters, em artigo publicado por National Catholic Reporter, 28-09-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
A conferência dos bispos dos EUA publicou sua “Síntese Nacional do Povo de Deus nos Estados Unidos da América para a Fase Diocesana do Sínodo 2021-23”. O documento está muito bem feito, trazendo em um documento conciso e legível o resultado de 22 mil relatórios de 30 mil sessões de escuta, nas quais a conferência estima que 700 mil pessoas participaram. Esses números são impressionantes, uma resposta aos que viam o processo com suspeição.
Outros informaram sobre o conteúdo do relatório, como Dennis Sadowski em bom resumo no Catholic News Service. Acho que ninguém ficou surpreso com as questões que surgiram em todo o país: o desejo de uma Igreja mais acolhedora, a preocupação com o papel das mulheres e dos leigos, o desejo de superar a polarização da sociedade ou pelo menos impedir que ela se infiltre na Igreja, etc. Foi revigorante ver um documento produzido pela conferência dos bispos reconhecer “a falta de unidade percebida entre os bispos nos Estados Unidos, e mesmo de alguns bispos individuais com o Santo Padre, [é] uma fonte de grave escândalo”.
Então, parabéns a todos que participaram deste enorme empreendimento e à equipe da conferência episcopal que reuniu tudo.
Mas, e agora? Essa é a pergunta que paira sobre o texto. Esperamos até a reunião sinodal em Roma em outubro de 2023? Toda essa energia positiva não vai se dissipar se ficarmos parados e assistirmos ao papel de parede envelhecer? Em suma, deixando de lado questões específicas, como o processo continua?
A síntese reconhece o desafio. Na seção sobre discernimento, afirma: “O próximo passo para a Igreja dos Estados Unidos é dar atenção especial às suas paróquias e dioceses, mesmo enquanto continuamos participando das fases continental e universal do Sínodo, pois é aí que o Povo de Deus encontra mais concretamente o Espírito em ação e onde as primícias desse discernimento serão realizadas”.
O texto inclui algumas dicas sobre como será esse discernimento. Ele afirma: “O discernimento atende à voz do Senhor na liturgia da Igreja, na tradição do ensino da Igreja e na voz da experiência vivida do Povo de Deus”.
Se eu estivesse planejando uma convocação de padres para este inverno, o assunto seria: como essas três fontes de inspiração interagem? Provocar isso não é fácil, especialmente em um momento em que, como a professora do Cathleen Kaveny, do Boston College, gosta de dizer: “qualquer um com uma cópia do catecismo, uma conexão com a internet e uma atitude pensa que é um teólogo”.
Citando o relatório da Região 9, que engloba as províncias eclesiásticas de Omaha e Kansas City, sobre acolher as pessoas sem julgar:
“Grupos inteiros de pessoas sentem que os ensinamentos da igreja impedem sua sensação de serem bem-vindos na comunidade. Precisamos examinar a forma como certos ensinamentos são apresentados, para demonstrar que podemos ser fiéis a Deus sem dar a impressão de que estamos qualificados para julgar outras pessoas”.
Não julgar é uma coisa complicada de aprender. O Senhor Jesus nunca pediu ajuda na tarefa de julgar os outros. Também acreditamos que todos estaremos diante dele em julgamento algum dia, e que esses ensinamentos da Igreja indicam de maneira importante o que ele espera de nós. Existe a tensão.
A síntese nacional destaca o objetivo de acolher quem vive a marginalização, e depois observa que “as comunidades locais relatam suas experiências e esperanças nesse sentido [tornar-se mais acolhedora], mas também relatam a tensão de nem sempre saber catequizar e evangelizar de forma caminho que não impeça o acolhimento e o desejo de acompanhar com compaixão os feridos em nossa Igreja e na sociedade em geral”.
Aqui os redatores colocam o dedo em outra tensão chave que o processo sinodal deve enfrentar, uma que é especialmente desafiadora para a Igreja dos EUA: a apologética pode ser necessária em outros aspectos, mas é uma postura muito inútil para o processo sinodal. Você não pode realmente ouvir os outros se achar que já tem as respostas e que o único desafio é forçar a compreensão.
A frase seguinte aponta para uma fonte de unidade neste processo: “As Igrejas locais vivem esta tensão na esperança de que a reflexão sinodal no nível da Igreja universal ofereça mais orientação e direção para promover a comunhão, fortalecer a participação e empenhar-se na missão da Igreja”.
Ou seja, quando a doutrina está envolvida, a Igreja local não tem liberdade para mudar o que quer, mas deve consultar a Igreja universal. O todo julga a parte, e a igreja de Roma desempenha um papel único nesse julgamento universal. Quase todos os católicos entendem isso.
Dois outros itens relativos ao próprio processo sinodal merecem atenção, ambos contidos na seção “Formação permanente para a missão”.
Em primeiro lugar, a “missão” como foi relatada não é tanto a evangelização, mas a melhoria da qualidade de vida paroquial, lembrando que a cultura, na verdade a subcultura católica, não carrega mais a vida de fé como fazia com as gerações anteriores. O foco é mais ad intra do que ad extra. Os acadêmicos, especialmente os engajados na teologia pastoral, precisam aprofundar esses desafios, mas também atender ao que me parece uma visão-chave que o Papa Francisco fez ao longo de seu pontificado: vamos aos marginalizados para aliviar seu sofrimento, mas o esforço será transformar a Igreja, nos transformará também. A transformação é mencionada como um dos frutos do processo sinodal, mas precisa estar mais ligada ao chamado ad extra para evangelizar, e evangelizar com nossa caridade, anunciando o amor de Cristo em nossas ações, usando palavras quando necessário.
Em segundo lugar, a síntese cita o relatório da Região 5, as províncias eclesiásticas de Louisville, Mobile, Alabama e Nova Orleans, sobre a necessidade de uma “maior formação dos seminaristas e dos já ordenados para melhor compreender as necessidades humanas e pastorais, a sensibilidade cultural e a consciência, maior ênfase na justiça social, compartilhando recursos com os necessitados, equilibrando a adesão aos ensinamentos dogmáticos da fé com o cuidado com as necessidades emocionais de seus paroquianos, como incluir os leigos na tomada de decisões e aprender a falar a verdade com empatia , criatividade e compaixão”. Aqui está uma tarefa que os bispos podem começar amanhã: preparar melhor a próxima geração de clérigos que atualmente obtêm sua teologia de fontes da Internet, e não do Vaticano II.
Esta síntese nacional deixa claro que a sinodalidade não é uma bala de prata, mas é uma maneira diferente e muito necessária de organizar e governar a igreja. Como o Santo Padre disse repetidamente, isso não é parlamentarismo, trata-se de ouvir o Espírito Santo falado na voz da experiência vivida dos fiéis cristãos, e alinhá-la com a tradição da Igreja, os ensinamentos da Sagrada Escritura e a fonte da vida eclesial que é a Eucaristia. Este relatório de síntese nacional da Conferência Episcopal dos Estados Unidos é um grande passo à frente, e aqueles que o prepararam merecem todos os elogios do mundo.
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EUA. Relatório sinodal nacional levanta a questão: “E agora?” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU