14 Junho 2022
Ao longo de julho, cerca de 100.000 pessoas poderão participar de um seminário on-line gratuito sobre sinodalidade, com curadoria de três teólogos da América Latina e com testemunhas de todo o mundo.
“Discernimento Comum e Tomada de Decisões na Igreja” é o tema do primeiro de uma série de cursos que serão realizados pela Escola de Teologia e Ministério do Boston College, patrocinados pelas conferências episcopais da América Latina, Europa e Ásia, os jesuítas na América Latina e as organizações de superiores gerais de congregações religiosas masculinas e femininas.
A reportagem é de Inés San Martin, publicada por Crux, 13-06-2022.
Seis dos palestrantes da conferência responderam perguntas relacionadas ao tema escolhido e forneceram uma amostra do que os participantes irão aprender. A iniciativa busca ajudar os católicos a entender o conceito de sinodalidade antes do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, que foi aberto pelo Papa Francisco em outubro passado e que terminará em outubro de 2023, quando os prelados de todo o mundo se reunirem em Roma.
Abaixo estão as perguntas que cada um recebeu, adaptadas às suas palestras, e o que eles tinham a dizer. A lista inclui teólogos leigos – homens e mulheres – religiosas e padres. Eles são da África, Ásia, Europa e América Latina.
Que papel o conflito desempenha em uma igreja sinodal?
A sinodalidade abre espaço para pensar de maneiras novas e produtivas sobre conflitos e desacordos na igreja – de maneiras que não entendem o conflito como um evento “extraordinário” em uma igreja que está “normalmente” em unidade. Em vez disso, dentro de uma igreja sinodal, o conflito pode ser abordado como um caminho desafiador, mas frutífero, para se chegar a uma visão mais profunda da identidade da igreja e de sua missão no mundo. A sinodalidade é um processo dialógico de escuta paciente e mútua entre e através de todos os níveis da Igreja, orientado para permitir que a Igreja “escute a Deus, para que com Ele ouçamos o clamor de seu povo; ouvir seu povo até que estejamos em harmonia com a vontade a que Deus nos chama”.
Essa escuta não fornece informações inequívocas sobre a vontade de Deus, mas é um esforço compartilhado de discernimento da vontade de Deus para a criação de Deus, aqui e hoje.
Como o Papa Francisco destacou, tal processo de discernimento não está livre de disputas e, portanto, ele encorajou os teólogos a explorar questões contenciosas como parte da jornada para discernir o que o Espírito está dizendo à Igreja neste lugar. A eclesiologia sinodal, em outras palavras, abre espaço para divergências e conflitos na concepção teológica da igreja.
Nesse contexto, podemos entender o conflito como tendo qualidade reveladora – para nos permitir discernir algo genuinamente novo sobre a Igreja, o mundo e Deus, como o Papa Francisco colocou lindamente em Querida Amazônia quando disse que a resolução de conflitos não é simplesmente encontrar quem está certo e quem está errado, mas que o caminho a seguir deve ser “transcender as duas abordagens e encontrar outros caminhos melhores, talvez ainda nem imaginados. O conflito é superado em um nível superior, onde cada grupo pode se juntar ao outro em uma nova realidade.”
Que dificuldades as mulheres têm na Igreja africana que precisam ser enfrentadas?
Há três dificuldades principais enfrentadas pelas mulheres africanas na África que precisam urgentemente ser mudadas: a insegurança financeira, a banalização cultural da violência quando é uma mulher que é vítima, o abuso sexual no local de trabalho, no ambiente eclesial, bem como em situações de insegurança e guerra.
Você pode compartilhar alguns conceitos-chave da teologia africana que podem ajudar a entender e receber melhor a sinodalidade?
Posso pensar em vários, mas compartilho três: eclesiologia da “igreja como família de Deus e fraternidade ( Eglise Famille de Dieu-Fraternité )”, o chavão africano que descreve o espaço onde a prioridade é deixar absolutamente todos e todas se expressarem; a visão “ubuntu”, onde viver na terra significa caminhar juntos.
Como podemos definir o poder na igreja e o que você acha que precisa ser mudado?
A igreja é o espaço no qual o poder ilimitado da vida criativa de Deus deve ser exercido. É o início de e em tudo. Jesus Cristo a incorpora – em sua vida, em sua mensagem do reino de Deus – e continua a funcionar como um poder de fé e vida na igreja se e enquanto estabelecer sinais de vida. É disso que depende o poder da igreja, é disso que é medido.
Tudo o que é mortal deve ser transformado em novas opções de vida. A transformação, portanto, não apenas na Eucaristia, atinge o cerne do que é a Igreja. Em termos concretos, isso significa que onde a igreja não funciona como um espaço no qual o poder criativo da vida de Deus pode ser experimentado, ela deve mudar. Trata-se também da possibilidade de todos os batizados participarem responsavelmente em tais processos de transformação.
Como o Caminho Sinodal alemão pode contribuir para o sínodo sobre sinodalidade?
O caminho sinodal alemão começa com uma experiência que é determinada pelo poder da Igreja: o abuso sexual e espiritual de pessoas. Tem razões sistêmicas que têm a ver profundamente com a forma como o poder é investido na Igreja Católica: como potestas sacra, como poder sacro.
O poder deve ser controlado em seu uso – isso também se aplica à igreja. A transparência em todos os níveis eclesiásticos de tomada de decisão é então mais do que apenas uma técnica ou uma mudança de funções. Trata-se da profunda experiência espiritual de que os carismas de todos os batizados precisam de espaço na igreja para remover as falsas concentrações de poder. Há necessidade de uma divisão abrangente de poderes: espiritual, institucional, mas também epistêmico. O Caminho Sinodal pratica tal divisão de poderes – como um experimento, pode ter um impacto na igreja. Já está claro: os temas e problemas que são negociados no Caminho Sinodal não dizem respeito apenas à Igreja na Alemanha. O futuro da Igreja Católica depende de ela se ver como verdadeiramente sinodal.
Quais são os elementos-chave que devem estar presentes em um processo de discernimento comunitário?
Um elemento importante é a nossa liberdade interior para buscarmos juntos a vontade de Deus. Embora cada pessoa deva certamente expressar seus desejos e preocupações genuínos em um diálogo, é necessário passar do “eu” para o “nós” para que deixemos nossos próprios apegos e perguntemos com sinceridade: “O que é o Espírito Santo? revelando a toda a comunidade? O que é melhor para o bem comum?” É somente assim que estamos realmente discernindo como comunidade.
Quais são os desafios e oportunidades para construir uma igreja sinodal na Ásia?
As questões básicas de subsistência, educação, saúde e segurança continuam sendo uma preocupação fundamental, se não uma luta diária para muitas pessoas na Ásia. Eles normalmente não pensam em sinodalidade ou co-responsabilidade pela missão da igreja. No entanto, este desafio também pode ser uma oportunidade.
Muitos líderes de base encontraram maneiras de reunir as pessoas para atender a essas necessidades básicas, com todos desempenhando um papel e alcançando os mais vulneráveis. Isso ficou especialmente evidente durante a pandemia da COVID-19. A igreja precisa aproveitar esse momento em parceria com outros.
Por que um modelo institucional sinodal para a Igreja não é comparável à democracia ou ao parlamentarismo?
A tomada de decisões na igreja não responde a programas políticos, mas a ouvir a vontade de Deus aqui e agora. Não é auto-referencial. A norma normans [norma de normas] é o Evangelho de Jesus Cristo, já dado, não uma constituição a ser acordada. A deliberação democrática é, para nós, discernimento sinodal: o que o Espírito diz às igrejas. Um modelo institucional sinodal não se baseia em lógicas antagônicas, mas comunitárias.
O que podemos aprender com os sistemas organizacionais políticos contemporâneos que ajudam na reforma eclesial?
A instrumentação e regulação da participação para a adoção de decisões e eleição de lideranças. O caráter universal da participação. A sujeição à lei do exercício da autoridade, para evitar o arbítrio. A regulação de contrapesos no exercício do poder, evitando os riscos de hiperliderança ou autoritarismo. A necessidade do princípio vertical e do princípio horizontal no exercício do poder e sua articulação, que no caso da Igreja exige um reequilíbrio do princípio apostólico ou hierárquico com o princípio sinodal.
Por que falar de uma reforma na igreja?
No documento sobre o ecumenismo, o Concílio Vaticano II recordou uma expressão de Paulo VI formulada em 1964: “como instituição terrena e humana”, a Igreja é chamada por Cristo a uma “reforma perene”.
Portanto, a renovação das pessoas e a reforma da instituição devem ser pensadas como tarefas permanentes. Cada geração de crentes tem a responsabilidade de realizar esta “reforma perene”, deixando-se guiar pelo Evangelho e pela sua tradição, por um lado, e pelos sinais dos tempos, por outro.
Como a sinodalidade pode contribuir para a reforma eclesial e que dimensões ela inclui?
O processo sinodal representa um kairós para uma renovação de toda a vida da Igreja. Inclui uma conversão pessoal de cada crente e, ao mesmo tempo, uma reforma das estruturas, das diversas formas de proceder nas diversas instâncias diocesanas, nacionais e universais. Na tarefa de renovação, não se deve escolher um ou outro aspecto, a conversão espiritual pessoal ou a reforma da instituição. Nem um aspecto deve ser promovido primeiro e o outro deixado para depois.
É preciso promover simultaneamente mudanças pessoais e transformações institucionais, inclusive jurídicas. Esta é a única forma de conseguir uma renovação profunda e uma reforma eficaz e duradoura. Em particular, o princípio da responsabilidade, que descreve uma forma de governo e liderança adequada ao nosso tempo, exige ajustes profundos nas formas de proceder em todos os níveis da vida da igreja.
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Especialistas debatem o significado de ‘sinodalidade’ para a Igreja Global - Instituto Humanitas Unisinos - IHU