17 Março 2022
Segundo a UNICEF, a cada segundo que passa, uma criança na Ucrânia se torna um refugiado. Segundo dados oficiais, cerca de 100 crianças foram mortas nos atentados. Muitas outras ficaram feridas... As mãos dos criminosos que iniciaram esta guerra são responsáveis pelo sangue dessas crianças inocentes...
A mensagem é publicada por Igreja Greco-Católica Ucraniana, Secretariado do Arcebispo Maior, Roma, 16-03-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.
Glória a Jesus Cristo!
Caros irmãos e irmãs em Cristo. Hoje é quarta-feira 16 de março de 2022 e a Ucrânia já está em guerra há 21 dias. Estamos entrando na terceira semana desta grande tragédia do nosso povo e do nosso país.
Mas quero dar-lhe uma mensagem de esperança da Ucrânia. A esperança que realmente está se fazendo sentir entre nosso povo, entre nossas tropas, sente-se que a Ucrânia está começando a ter sucesso.
Muitos analistas especialistas dizem que a guerra na Ucrânia está atingindo outro nível. Por um lado, alguns falam de uma certa crise. O exército ucraniano não apenas parou o inimigo, mas agora está começando a reagir. Já estamos começando a libertar nossas cidades e vilarejos, estamos começando a libertar a nossa terra ucraniana.
Mas, por outro lado, há um momento muito perigoso nesta guerra. Porque o inimigo inicia a tática de uma guerra total. Ou seja, destruir sem sentido as nossas cidades e vilarejos, bombardeando tudo o que pode ser destruído.
Também esta noite nossa Kiev ucraniana foi atacada pelos mísseis russos... Mais uma vez, mais uma vez Kharkiv está em chamas, Chernihiv está em chamas... também a pacífica Odessa foi atingida por mísseis... Mariupol ucraniana está sofrendo...
Mas a Ucrânia está ainda está combatendo! A Ucrânia acredita em sua vitória!
Recentemente contei a vocês a história de um de nossos jovens sacerdotes de Slavutych. Slavutych é uma cidade na região de Chernihiv, perto da área de Chernobyl, perto da fronteira russa, e que foi completamente sitiada. Este jovem sacerdote, junto com sua esposa grávida, decidiu ficar ali, sitiado, com seu povo... Recentemente me contou com tristeza como duas mulheres que amamentam seus bebês, por causa dos estresse, do medo, perderam o leite e por falta de eletricidade, elas não podem nem preparar comida para seus bebês.
Mas ontem à noite este sacerdote recebeu um presente de Deus... Padre Yuriy Logaza viveu o nascimento de seu bebê... Sua esposa, em uma maternidade fria, sem eletricidade e à luz de velas, deu à luz um cossaco para a Ucrânia. E este jovem casal é um símbolo da nossa Igreja. Da Igreja que doa esperança, que doa vida ao seu povo. Hoje quero parabenizar o padre Yuriy, que está completamente assediado, mas que está em nossas orações.
Olhando para as crianças na Ucrânia que sofrem com a guerra, o coração humano não pode deixar de se encolher de dor e compaixão... Segundo a UNICEF, uma organização internacional, a cada segundo que passa, uma criança na Ucrânia se torna um refugiado. Segundo dados oficiais, cerca de 100 crianças foram mortas nos atentados. Muitas outras ficaram feridas... As mãos dos criminosos que iniciaram esta guerra são responsáveis pelo sangue dessas crianças inocentes...
É por isso que hoje queremos rezar pelas crianças da Ucrânia. Queremos lutar pelo futuro deles. Queremos defender a paz e um céu pacífico para eles.
Ontem recebemos com grande alegria a decisão de Sua Santidade, o Papa Francisco, de consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. E este ato de consagração terá lugar no dia 25 de março deste ano, simultaneamente em Roma e em Fátima.
Com grande esperança confiamos ao povo ucraniano, nosso estado ucraniano sob a proteção do Imaculado Coração de Maria e rezamos: Ó Virgem Maria, abençoai as crianças da Ucrânia, salvai nosso povo, livrai-nos do ataque do injusto agressor, dá-nos paz e bênção!
A bênção do Senhor e sua misericórdia descem sobre vocês por sua graça e amor divinos e permanecem agora e sempre e nos séculos dos séculos, amém.
Glória a Jesus Cristo!