06 Julho 2021
Beate Gilles começa seu serviço como primeira mulher a frente da gerência da Conferência Episcopal Alemã.
A reportagem é de Mateo González Alonso, publicada por Vida Nueva Digital, 02-07-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Neste 1º de julho de 2021, Beate Gilles estreou seu cargo como nova secretária-geral da Conferência Episcopal Alemã, sendo a primeira mulher neste cargo até então ocupado apenas por padres. E chegou ao cargo colocando sobre a mesa a pergunta pelo sacerdócio feminino, em sintonia com os trabalhos da assembleia sinodal que se desenvolve no país.
Para Gilles, “a pergunta de se as mulheres devem se converter também em sacerdotisas é virulenta. Não é tão fácil responder, porém, se mantém latente. E é muito importante que o caminho sinodal a coloque sobre a mesa. Temos que fazer frente nós mesmos”, afirmou em uma entrevista ao jornal Zeit.
A nova secretária tem 51 anos, e foi eleita pelos bispos para o cargo na assembleia plenária de fevereiro, sucedendo o padre Hans Langendörfer. Por seu cargo, também é diretora-geral da Associação da Diocese da Alemanha.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Alemanha. Secretária-geral do episcopado pede para encabeçar a questão do sacerdócio feminino - Instituto Humanitas Unisinos - IHU