• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Aliar-se ao coronavírus é o maior erro de Bolsonaro na pandemia, diz sanitarista

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

09 Abril 2021

 

Para o sanitarista Reinaldo Guimarães, vice-presidente da Abrasco, a situação sanitária no país seria outra sem as ações do presidente.

A reportagem é de Cida de Oliveira, publicada por Rede Brasil Atual, 07-04-2021.

O maior erro do presidente Jair Bolsonaro na pandemia foi aliar-se ao coronavírus, avalia o médico sanitarista Reinaldo Guimarães, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Uma opção que, segundo ele, explica as ações que estão resultando na maior crise sanitária da história do Brasil.

O país ultrapassou os 340 mil mortos por covid-19 ontem (7), tem a maioria das capitais com as UTIs lotadas e o presidente Jair Bolsonaro mantém a postura de quem escolheu se aliar ao coronavírus. Em visita a Chapecó (SC) hoje, o presidente voltou a defender o uso de medicamentos comprovadamente sem eficácia no tratamento de pacientes com covid-19, como a hidroxicloroquina.

Nessa aliança com o vírus, Bolsonaro sabota todas as possibilidades de conter a disseminação do agente causador da doença. Ignora todos os apelos para que seu governo passe a unificar e conduzir as ações de enfrentamento à pandemia. E coleciona declarações que minimizam a gravidade da doença e que reiteram a continuidade da sua omissão.

Crise humanitária

Para além do discurso, Bolsonaro faz escolhas que convergem para uma crise humanitária pela qual o Brasil não deveria estar passando. “Temos o SUS que, apesar de suas falhas, é um sistema organizado, com capilaridade nos mais de 5 mil municípios brasileiros, e corpo de profissionais que, embora pudesse ser mais numeroso, tem boa qualidade técnica. Além disso, temos duas instituições públicas (Butantan e Fiocruz) que dão mostras de atender o mercado por vacinas”, diz o dirigente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, (Abrasco), Reinaldo Guimarães.

Entre as más escolhas do governo, dar continuidade ao subfinanciamento crescente do SUS, iniciado a partir do governo de Michel Temer com a aprovação do teto de gastos, que congela os investimentos federais por 20 anos. E também alterar as regras e o financiamento da atenção básica, abrindo caminho para a redução de sua cobertura.

Além disso, Bolsonaro negligencia a atenção básica à saúde, na qual estão inseridas as unidades básicas (UBSs) e as equipes de saúde da família. “Deixaram de aproveitar o contingente de agentes comunitários na busca ativa para detecção de novos casos e realização de testes. Acabaram com o Mais Médicos, algo criminoso, e valorizaram apenas a alta complexidade”, destaca Reinaldo, frisando que esta última é igualmente importante.

Fome na pandemia

A “cereja do bolo” do desastre da condução do governo Bolsonaro ante a pandemia ficou por conta das relações exteriores. Conduzidas por Ernesto Araújo, já demitido, agravaram a pandemia. Como já fazia desde o início do governo, dedicou-se a atacar a Índia, a China e outros países com base em aspectos puramente ideológicos, quando não preconceituosos.

Rompendo com a tradição diplomática brasileira, o governo chegou a deixar de apoiar a África do Sul e a própria Índia em uma iniciativa junto à Organização Mundial do Comércio para a suspensão das patentes de medicamentos, vacinas e insumos destinados ao tratamento da covid-19 durante a pandemia. “Ficamos para trás quando surgiram as vacinas. Estamos vacinando devagar, infelizmente. É claro que há um desequilíbrio entre a oferta e demanda por imunizantes, e muitos países também têm dificuldades. Mas faltou diplomacia”, completa o dirigente.

Para o especialista, a gravidade da situação é causada também pela falta de políticas para auxiliar financeiramente as populações mais vulneráveis. Sem emprego e sem renda, aumentam a fome e os demais determinantes para o adoecimento.

 

Leia mais

  • SUS: elemento central para enfrentar a pandemia de coronavírus. Entrevista especial com Reinaldo Guimarães
  • A integralidade no SUS: ameaças no ar. Artigo de Reinaldo Guimarães
  • Cortes no orçamento colocam o SUS à beira do colapso
  • Por que o SUS não pode perder R$ 35 bi em 2021, em meio à pandemia?
  • “Brasil continua atrasado no enfrentamento da pandemia”. Entrevista com Gulnar Azevedo e Silva
  • Enquanto Bolsonaro brincava de Forte Apache…
  • Isolado, Bolsonaro tenta saída da radicalização autoritária
  • Bolsonaro tornou-se disfuncional
  • Governo pede arrego à China e aos “globalistas”
  • O mês mais mortal da pandemia no Brasil
  • Em carta, Brasil apela à China por mais vacinas
  • Vida acima de tudo. Carta aberta à humanidade
  • Patentes preservadas, vidas perdidas. Vacinas da covid-19 reforçam a lógica do mercado sobre o bem comum
  • Vacina, bem público! O apelo das organizações cristãs
  • PEC Teto dos Gastos: uma perda bilionária para o SUS em 2019
  • O Mapa da cloroquina: como governo Bolsonaro enviou 2,8 milhões de comprimidos para todo o Brasil
  • Carta da Abrasco ao STF sobre o Plano de Imunização contra Covid-19

Notícias relacionadas

  • O risco populista: o Brasil pode eleger um presidente como Trump?

    Eles desprezam as instituições democráticas, nem pensam em conciliar interesses contrários aos seus e se apresentam como únic[...]

    LER MAIS
  • Bolsonaro 2018? Líderes da direita pró-impeachment se dividem sobre Trump

    LER MAIS
  • Temer não é ilegítimo, é caótico

    Em agosto do ano passado, o então vice-presidente Michel Temer apresentou-se como candidato ao lugar de Dilma Rousseff dizendo q[...]

    LER MAIS
  • Movimentos e organizações do Campo Unitário divulgam nota de indignação e repúdio ao governo federal

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados