02 Março 2021
O Papa Francisco usará um veículo blindado durante a viagem que fará ao Iraque de 05 a 08 de março, segundo apurou o Religión Digital com fontes do Vaticano. Em meio a um aumento de ações armadas contra distintos objetivos, que incluem um duplo atentado no final de janeiro que matou pelo menos 32 pessoas, o governo do Iraque pediu ao Papa que se desloque em um veículo blindado durante a visita que fará nos próximos dias.
A reportagem é de Hernán Reyes Alcaide, publicada por Religión Digital, 01-03-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Segundo o programa divulgado pelo Vaticano, Francisco visitará a capital Bagdá, as cidades de Najaf e as ruínas de Ur, próximo à Nassíria, no sul do país; e ao norte, Erbil, no Curdistão iraquiano e as localidades próximas de Mosul e Qaraqosh.
Francisco nunca utilizou um carro blindado em suas 32 viagens como Papa.
Mapa do Iraque, em destaque as localidades que serão visitadas pelo Papa Francisco. Fonte: Universidade do Texas
A visita de Francisco, a primeira de um pontífice ao Iraque, ocorrerá depois de uma série de atentados em várias cidades nas últimas semanas, incluindo um ataque com mísseis a forças estadunidenses em Erbil, ao final de fevereiro.
A viagem do Papa, ademais, ocorrerá em meio a um forte aumento dos casos de coronavírus no país asiático, que obrigaram as autoridades a dispor o toque de recolher durante sexta, sábado e domingo e restringir os deslocamentos entre as províncias do país.
Nesse marco, o embaixador do Vaticano no Iraque, Mitja Leskovar, testou positivo para o coronavírus nas últimas horas, mesmo assim garante que a visita de Francisco segue confirmada.
Francisco e a comitiva que o acompanhará a bordo de um avião da Alitalia, incluindo jornalistas de diferentes meios de comunicação, foram vacinados no Vaticano com o fármaco da estadunidense Pfizer.
A viagem ao Iraque será a primeira do Papa fora da Itália desde sua visita ao Japão e Tailândia em novembro de 2019.