Curitiba faz história ao eleger a primeira vereadora negra da cidade

Carol Dartora, primeira vereadora negra de Curitiba. | Foto: Facebook/Reprodução

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

16 Novembro 2020

Rafael Greca foi reeleito para Prefeitura de Curitiba. O segundo lugar ficou com Goura, do PDT.

A reportagem é de Ana Carolina Caldas, publicada por Brasil de Fato, 15-11-2020.

A surpresa do resultado eleitoral deste dia 15 em Curitiba (PR) vem no pleito à Câmara Municipal. Com 95% das urnas apuradas, já é possível constatar que serão eleitos pelo menos três vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), após alguns anos com uma única parlamentar representando o partido no Legislativo.

A nova bancada terá como integrante Carol Dartora, professora de História da rede pública de ensino e a primeira vereadora negra da história de Curitiba. Além dela, a Professora Josete foi reeleita para seu terceiro mandato e o jovem advogado Renato Freitas assumirá seu primeiro mandato como vereador. 

Carol Dartora será a primeira vereadora negra da história da capital paranaense. (Foto: Divulgação)

Eleição esperada e surpresa no segundo lugar

Todas as pesquisas de intenção de voto já apontavam ampla vantagem do atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca, do Democratas (DEM). Na noite deste domingo (15), o Tribunal Superior Eleitoral confirmou o favoritismo do candidato, que se reelegeu com quase 60% dos votos válidos.

A surpresa foi a disputa do segundo lugar, entre o jovem candidato do PDT, o deputado estadual Goura, e o deputado Fernando Francischini (PSL), da base bolsonarista. Em todo o período eleitoral, ambos disputavam o segundo lugar, com expectativas de um segundo turno. Ao final, Goura, que já foi vereador e líder de oposição contra Greca, ampliou vantagem e acabou com 13,26% dos votos, enquanto Francischini ficou com 6%.

Goura agradeceu nas redes sociais aos mais de 100 mil votos e parabenizou o prefeito reeleito. “Agradeço todos os milhares de voluntários dessa campanha. Parabenizo o prefeito Rafael Greca e espero dele sensibilidade e empatia. Que acolha as críticas e propostas que todos os candidatos apresentaram”, disse.

A reeleição de Greca se dá na semana em que Curitiba teve um aumento significativo de casos de covid-19, e a promessa do prefeito é que não fará lockdown como medida de prevenção a novos casos. Também na última semana, as chuvas mais uma vez deixaram à mostra uma Curitiba que o prefeito deu pouca atenção: as regiões da periferia que ficam alagadas com as enchentes.

 

Leia mais