31 Agosto 2020
A gigante alemã do software Sap disponibilizou uma série de atividades, graças às quais os funcionários podem manter contato durante a crise causada pelo coronavírus, incluindo uma sessão de degustação de vinhos e um aplicativo similar ao Tinder para encontrar colegas com quem realizar almoços virtuais, informou a Bloomberg.
A reportagem é de Keerthi Vedantam, publicada por Business Insider, 28-08-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.
A empresa percebeu que muitos de seus funcionários solteiros sentiam falta das interações que tinham com outras pessoas no escritório: "Percebemos que tínhamos que fazer algo a respeito de sua sensação de solidão e isolamento, mas tínhamos que fazer isso de forma aberta e positiva", disse um executivo à Bloomberg.
A Sap tem 100.000 funcionários espalhados por 180 países, e um dos maiores desafios inesperados ligados à mudança para o trabalho remoto foi o de encontrar maneiras de manter os contatos entre os funcionários, havia afirmado a ex-co-CEO Jennifer Morgan ao Business Insider em abril.
A gigante alemã do software Sap disponibilizou um grande número de atividades destinadas a fortalecer o vínculo entre os funcionários, a maioria dos quais tem trabalhado em casa desde março devido à crise do coronavírus, informou a Bloomberg. Existe também um aplicativo interno onde os funcionários podem deslizar o dedo para a esquerda ou direita nas fotos dos colegas, um formato que ficou famoso pelo aplicativo de encontros Tinder. Se houver interesse mútuo entre eles, os funcionários podem realizar um almoço virtual por meio de uma videochamada.
Esse aplicativo desenvolvido para esse fim e outras iniciativas da SAP tomaram forma depois que sua equipe de gestão de pessoal percebeu que muitos dos funcionários solteiros da empresa sentiam falta das interações sociais que costumavam ter no escritório, explicou Nina Strassner, gerente das políticas relacionadas à diversidade e à inclusão.
"Percebemos que tínhamos que fazer algo a respeito da sensação de solidão e isolamento deles, mas tínhamos que fazer de forma aberta e positiva", disse ao jornalista Benedikt Kammel da Bloomberg.
Na mudança para o trabalho remoto para seus funcionários em 180 países, um dos maiores desafios inesperados a superar foi justamente o de ajudar aqueles que viviam sozinhos a se sentirem seguros e conectados entre si, havia dito ao Business Insider a co-CEO Jennifer Morgan em abril.
“Como tenho uma família, como muitas das pessoas ao meu redor, não percebi que em 100.000 pessoas há muitas que estão sozinhas”, disse ela.
Assim, a equipe criou diversos tipos de atividades que os colaboradores puderam realizar em casa, como assistir a filmes, competições de videogame e degustações de vinho, com garrafas entregues gratuitamente aos participantes orientados posteriormente por um sommelier, relatou a Bloomberg. Além disso, cerca de 1.700 funcionários participaram de um “churrasco virtual” seguindo as instruções de especialistas assadores.
Essas atividades são reservadas para funcionários alemães da SAP, mas outras regiões também estão lançando iniciativas autônomas para manter alto o moral dos funcionários durante o período de isolamento.
Na América do Norte, a empresa realiza o “Tour de Sap”, uma competição de Peloton, um jogo online focado no ciclismo, explicou a porta-voz da empresa Lesa Beber ao Business Insider. E na área da baía de São Francisco, a empresa reelaborou sua tradicional noite de verão dedicada à pintura e às atividades de tipo escape room coordenando pequenos grupos para que pudessem realizá-las juntos.
"Aproveitamos todas as oportunidades para ouvir nossos funcionários", explicou Beber ao Business Insider por e-mail. "E garantimos que fazemos tudo o que podemos para garantir que eles se sintam confortáveis e cheios de recursos".
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Para manter em contato os funcionários que trabalham em smart working, a gigante do software Sap criou um aplicativo para intervalos de almoço virtuais - Instituto Humanitas Unisinos - IHU