• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Papa alerta o clero sobre as armadilhas da amargura

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS
  • Parolin começa como favorito, Pizzaballa em ascensão, Tagle perde terreno

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

28 Fevereiro 2020

Confrontar e não ceder à amargura ajuda os padres a perceber que eles não são seres todo-poderosos, mas sim pecadores que foram perdoados e chamados por Deus, disse o Papa Francisco.

A reportagem é de Junno Arocho Esteves, publicada por Catholic News Service, 27-02-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A amargura é “um sutil inimigo” que esconde e “nos rouba a alegria da vocação a que um dia fomos chamados”, disse o papa no dia 27 de fevereiro em um discurso ao clero da Diocese de Roma, lido pelo cardeal Angelo De Donatis, vigário papal da diocese.

Francisco não pôde comparecer ao tradicional rito penitencial quaresmal com os padres da Diocese de Roma devido a um leve resfriado, disse o Vaticano.

Em sua fala, intitulada “As amarguras na vida de um padre”, o papa disse que sua reflexão se baseava na escuta das experiências de seminaristas e padres de várias dioceses italianas e não se referia “a nenhuma situação específica”.

“A maioria dos padres que eu conheço estão contentes com a sua vida e consideram essas amarguras como uma parte da vida normal, sem drama”, disse ele.

A primeira causa de amargura, disse ele, pode ser atribuída a problemas com a fé, por exemplo, quando um padre se sente “enganado” por Deus, possivelmente porque ele “substituiu a esperança” pelas suas próprias expectativas sobre a vida sacerdotal.

Mais importante, o relacionamento de um padre com Deus, que o ajuda a “distinguir entre expectativas e esperanças”, desempenha um papel importante.

“A expectativa nasce quando passamos a vida tentando salvar a nossa vida: irritamo-nos buscando seguranças, recompensas, promoções... Quando recebemos aquilo que queremos, quase sentimos que nunca morreremos, que será sempre assim! Porque o ponto de referência somos nós”, explicou o papa.

“A esperança, em vez disso, é algo que nasce no coração quando decidimos que não nos defenderemos mais”, disse ele. “Quando reconheço os meus limites e que nem tudo começa e termina em mim, então reconheço a importância de ter confiança”.

Outra fonte de amargura para os padres podem ser os problemas com seus bispos, disse ele. Embora culpar os superiores seja um “clichê que não se sustenta mais”, os bispos também têm “limites e carências” e sempre haverá problemas com “problemas administrativos ou estilos pastorais”.

No entanto, acrescentou o papa, os padres podem ficar amargurados quando veem uma forma de “desvio autoritário soft”, quando os padres ou os leigos que discordam de um bispo são excluídos ou quando “a competência real é suplantada por uma certa lealdade presumida”.

“Certamente, neste tempo de precariedade e de fragilidade generalizada, a solução pode parecer o autoritarismo – no âmbito político isso é evidente”, afirmou. “Mas a verdadeira cura – como aconselha São Bento – está na equidade, não na uniformidade.”

Por fim, uma terceira fonte de amargura pode ser vista nos problemas entre os próprios padres, especialmente nos últimos anos em que os padres “sofreram os golpes dos escândalos financeiros e sexuais” na Igreja.

“A suspeita tornou os relacionamentos drasticamente mais frios e formais; não se desfruta mais dos dons alheios”, disse ele. “Pelo contrário, parece que destruir, minimizar, suspeitar é uma missão.”

Não foram apenas os escândalos recentes que levaram a suspeitas, mas eles também aumentaram a tentação de acreditar em falsas concepções da “Igreja militante em uma espécie de puritanismo eclesiológico”, que acredita que “dentro, [estão] os impecáveis, fora, quem erra!”.

“A Esposa de Cristo é e continua sendo o campo em que crescem trigo e joio até a parusia”, disse o papa. “Quem não assumiu essa visão evangélica da realidade se expõe a amarguras indizíveis e inúteis.”

A desconfiança semeada pelos “pecados públicos e publicizados do clero” também tornou mais difícil compartilhar a fé com os outros e pode fazer com que os padres se retirem para o isolamento, em vez de ficarem em comunhão com os outros ou compartilharem as suas dificuldades e lutas.

Francisco alertou os padres que o isolamento da “graça e da história” é uma das razões pelas quais muitos se tornam incapazes de estabelecer relações significativas de confiança.

Um dos “pensamentos favoritos do pai da mentira”, o diabo, é convencer os padres de que seus problemas são “únicos e insuperáveis”.

“O demônio não quer que você fale, que você conte, que você compartilhe”, diz Francisco. “Então, procure um bom pai espiritual, um idoso ‘astuto’ que possa acompanhá-lo. Nunca se isole, nunca!”.

 

Leia mais

  • Papa não participa de rito penitencial com o clero de Roma devido a leve resfriado
  • Deveríamos chamar os padres de ''padres''?
  • A carta do Papa Francisco aos padres
  • Padres pedófilos e o silêncio conivente da Igreja. Entrevista com o teólogo Berten
  • Padres casados: “O jogo ainda não acabou”. Entrevista com Massimo Faggioli
  • Padres casados e diáconas: é hora de fazer o pedido formal. Artigo de Phyllis Zagano
  • “Padres da comunidade”, casados ou não
  • Vaticano, regras secretas para os padres com filhos
  • Papa: “Os escândalos financeiros são irreconciliáveis com a natureza da Igreja”
  • Padre sobrevivente de abuso aborda a ''crise de masculinidade'' na Igreja
  • A crise dos abusos sexuais é global. Artigo de Massimo Faggioli
  • Os abusos e a desintegração da cultura clerical e hierárquica
  • Papa Francisco. “Há bispos e padres que usam batina, mas vivem uma grande hipocrisia”

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • “Pacem in Terris”. Os 56 anos de uma encíclica e a dimensão social do Evangelho. Entrevista especial com Frei Carlos Josaphat

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados