• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Cuidado com o ódio internalizado do planeta

Mais Lidos

  • As primeiras reações ao Papa Leão XIV podem enganar ou distorcer a compreensão. Artigo de Michael Sean Winters

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús. Uma palavra para riscar de nosso vocabulário: identitarismo! Artigo de Claudio de Oliveira Ribeiro

    LER MAIS
  • Da imensa vida de Pepe Mujica nasce a centelha de esperança para um futuro diferente para a humanidade. Destaques da Semana no IHU Cast

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

07 Fevereiro 2020

Combater o delírio de notícias erradas ou de reações totalmente enganosas é a batalha paralela que Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da Organização Mundial da Saúde, encorajou os governos a empreender, no seu discurso de abertura do 146º Conselho Diretivo em Genebra: uma batalha não menos importante do que a gestão sanitária do Coronavirus 2019-nCoV.

O comentário é de Nicoletta Dentico, publicado em Il Manifesto, 05-02-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

As epidemias são eventos que mantêm a sua imprevisibilidade, a despeito das diretrizes internacionais, e a psicose chinesa destes dias reflete negativamente o senso de perigo decorrente da interconexão sem precedentes da humanidade, uma interconexão articulada em torno dos valores de mercado, hierarquias de interesses particulares, lógicas de competição, em vez dos valores de solidariedade.

O coronavírus não é apenas a primeira epidemia “das mídias sociais”, mas é também o pretexto para medir a patologia da interiorização do ódio no planeta, que se difunde muito mais rapidamente do que o contágio. Um perigo, nesta fase ainda incerta de penetração do novo coronavírus: “A única maneira que temos para derrotar os surtos – explica Tedros Adhanom Ghebreyesus no discurso introdutório da semana de trabalhos – é que todos os países trabalhem em espírito de solidariedade e cooperação. Essa é a regra do jogo. Em vez disso, a solidariedade está ausente em muitas partes do mundo”.

É geral o reconhecimento do valor da estratégia adotada pela China, embora com algumas nuances, por parte dos governos. Se não tivesse sido a agressiva liderança chinesa, o cenário seria muito pior: esse é o mantra.

A discussão que abriu os trabalhos, dedicada à avaliação de um ano de trabalho da OMS, visava ao tema da preparação para as emergências, do fortalecimento dos sistemas de saúde e da cobertura universal de saúde, valorizava essas crises epidêmicas para relançar o papel de liderança da agência normativa internacional, da árdua busca de protagonismo, dada a penúria financeira que há anos a aferra – daí a agenda da transformação da OMS.

Também serviu para lembrar que o coronavírus não é a única questão sobre a mesa. Nos discursos de muitos países, retornava a luta ainda inconclusa contra o Ebola, para colocar novamente as coisas no seu contexto certo e, talvez, para interagir dialeticamente com o otimismo do diretor geral, que visa a combater o coronavírus com novas alianças público-privadas e através de acordos com o Facebook e o Pinterest, para disseminar informações corretas sobre saúde e vacinas.

O ebola impõe sistemas de saúde pública, trabalhadores da saúde adequadamente formados e remunerados, políticas fiscais que permitam financiar os orçamentos de saúde, para os quais, aliás, a OMS pede aos governos um aumento de 1% - a média global está hoje em torno de 10.

A tensão, muito além da questão do coronavírus, atravessa a pauta do Conselho Executivo, que, nessa terça-feira, 4, foi chamada a fixar a controversa relação entre OMS e atores privados, incluindo o setor corporativo e a titânica filantropia. Atores cada vez mais intrusivos, especialmente desde que as Nações Unidas assinaram em junho de 2019 a parceria estratégica com o Fórum Econômico Mundial de Davos.

Mas voltemos ao paradoxo do minúsculo coronavírus, que paralisa a maior diáspora no mundo, influencia o mercado, faz cair as bolsas precisamente no momento em que a estratégia da China going global deveria prosseguir rapidamente com a construção e conquista de infraestruturas, por meio da Silk Belt Iniciative.

A sua capacidade de penetração dependerá da diferença entre a rapidez da infecção e a taxa de remoção da infecção por cura ou morte. Se a primeira superar a segunda, o risco é real para toda a humanidade. Não faltam os céticos da pandemia – o número de pessoas contagiadas é inferior à típica gripe sazonal –, mas poderia ser um erro confundir o início de um surto com a natureza do vírus, que muda, e cujo ativismo depende muito das ferramentas que os países individuais podem pôr em campo para freá-lo e combatê-lo. A China é um golpe de sorte desse ponto de vista.

A cobertura universal de saúde, o principal viático para o desenvolvimento sustentável no campo da saúde (ODS3), tornou-se o caminho institucional privilegiado para entregar a saúde nas mãos dos investidores privados, em escala global. Atenção.

Leia mais

  • Racismo psicológico: quando a mente se fecha devido a um vírus. Artigo de Massimo Recalcati
  • OMS alerta para 13 ameaças emergentes à saúde, incluindo possíveis pandemias
  • A economia chinesa e mundial frente ao coronavírus
  • Novo coronavírus. Todas as atenções se voltam para a China
  • Vaticano envia máscaras hospitalares para ajudar na batalha contra o coronavírus na China
  • Após o surto do coronavírus. Alguns depoimentos
  • Vírus novo, medos antigos
  • A chinesa e a espanhola
  • Medo de ebola agrava preconceito contra imigrantes negros
  • Alerta sobre Ebola tem quase 40 anos
  • A desidratação dos recursos para saúde e seus efeitos catastróficos. Entrevista especial com Francisco Funcia
  • O primeiro surto
  • Vaticano envia 700.000 máscaras hospitalares para a China
  • Instituto britânico alerta para riscos de extinção da raça humana

Notícias relacionadas

  • Plano de Saúde Acessível ou o desmonte do SUS?

    "A proposta colocada por Barros é ilegítima e inconstitucional, pois não respeita o artigo 196 da CF que, de forma, muito cla[...]

    LER MAIS
  • A saúde e o saneamento frente ao anúncio de corte de gastos

    Situação do SUS é debatida em evento da série “Balanço das Políticas Sociais no Brasil”. O texto é de Luiz Sugimoto, p[...]

    LER MAIS
  • O plano B ao SUS

    LER MAIS
  • Ministério Público Federal divulga nota de repúdio ao "PL do Veneno"

    A 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal divulgou ontem (17) nota de repúdio ao Projeto de Lei n[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados