Francisco: alerta aos juízes - Carta a Lula

Sergio Moro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais Lidos

  • ​Prevenção da violência, enfrentamento da criminalidade e recuperação de jovens em conflito com a lei dependem de políticas que ultrapassem o punitivismo penal, defende o advogado

    Redução da maioridade penal e a lógica punitivista: “A segurança pública não será alcançada apenas por meio do aumento da punição”. Entrevista especial com Alexander Rodrigues de Castro

    LER MAIS
  • Horas antes do cisma ser finalizado, Pagliarani responde ao Papa: "Não somos cismáticos, somos o remédio de que a Igreja precisa"

    LER MAIS
  • Fraternidade Sacerdotal São Pio X e o tradicionalismo católico de 1988 até hoje. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

13 Junho 2019

No Brasil foram divulgadas pelo site The Intercept as gravações entre o promotor (Deltan Dallagnol) e o juiz (Sergio Moro, agora ministro da Justiça). Ambos protagonistas do processo que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, impedindo-o de concorrer. Os textos evidenciam a evidente violação do direito pelos magistrados interessados contra a imparcialidade do juiz e a autonomia do Ministério Público e o evidente interesse político pela condenação de Lula e pela vitória de Bolsonaro.

A reportagem é de Francesco Strazzari, publicada por Settimana News, 12-06-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Em 4 de junho, o Papa na cúpula dos juízes pan-americanos sobre direitos sociais disse: "Aproveito a oportunidade de estar reunido com vocês para expressar minha preocupação por uma nova forma de intervenção exógena nos cenários políticos dos países através do uso indevido de procedimentos legais e tipificações judiciais. O lawfare, além de comprometer seriamente a democracia dos países, é geralmente usado para minar os processos políticos emergentes e pender para uma violação sistemática dos direitos sociais".

Um mês antes, o papa havia escrito uma carta pessoal a Lula na prisão. O discurso valia para toda a América Latina e a carta é estritamente pessoal e familiar. No entanto, à luz das novas revelações, das denúncias dos bispos e dos endurecimentos judiciais precedentes, emerge uma orientação que merece atenção.

Leia mais