A empresa da Austrália que proibiu o trabalho às quartas-feiras

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

29 Mai 2019

Às quartas-feiras, enquanto a maioria de suas amigas está no trabalho, Tiffany Schrauwen pratica seu backhand em uma quadra de tênis. A gerente de projetos de Melbourne, na Austrália, tem uma aula com um professor particular às 9h.

Schrauwen não está desempregada. Por quase um ano, a agência de marketing digital Versa - onde ela trabalha - fecha as portas às quartas-feiras, dando a seus empregados uma semana de quatro dias com cinco dias de pagamento.

A reportagem é publicada por BBC Brasil, 28-05-2019.

Ali, os funcionários fazem turnos normais às segundas e terças-feiras e voltam ao trabalho às quintas e sextas-feiras. Não há reuniões agendadas para as quartas-feiras - no entanto, se um cliente tiver uma demanda urgente, todos estão disponíveis pelo telefone.

Quando Schrauwen foi informada sobre a mudança do expediente pela primeira vez, ficou animada. Mas então a empolgação inicial deu lugar à cautela. Ela passou a se preocupar sobre como a nova regra funcionaria na prática. Como gerente de projeto, Scharauwen é o principal ponto de contato tanto para os funcionários quanto para os clientes. É sua responsabilidade, portanto, lidar com quaisquer prazos perdidos, estresse ou ruídos de comunicação.

Mas os funcionários da Versa reorganizaram seu fluxo de trabalho para se tornar mais eficientes. As tarefas são concluídas no meio da semana, as reuniões são mais focadas e há menos tempo para as típicas conversas de corredor.

A cada duas semanas, a empresa também analisa o que funcionou e o que não funcionou.

"Todo mundo quer que funcione porque amamos ter essa flexibilidade", diz Schrauwen. "Se eu quero continuar fora do escritório às quartas-feiras, organizo minha semana melhor."

Para ler a íntegra da reportagem clique aqui.

Leia mais