26 Fevereiro 2019
O sacerdote Carlos Castillo Mattasoglio iniciou, neste sábado, seu retiro espiritual e enviou uma carta dirigida aos fiéis, a uma semana de ser ordenado arcebispo de Lima.
A reportagem é publicada por El Comercio, 25-02-2019. A tradução é do Cepat.
“Quero pedir sua oração durante os dias que passam porque ontem, sábado, 23 de fevereiro, comecei meu retiro espiritual, em que a sós com o Senhor rezo também por todos vocês e por todos e cada um de nós que fazemos parte de nosso povo”, destaca o arcebispo eleito.
Apontou que precisará das palavras de alento e de questionamento durante seu trabalho como arcebispo. Assumirá este cargo após a renúncia do cardeal Juan Luis Cipriani, que esteve à frente desde 1999.
Em outro momento, reconheceu a etapa de mudança vivida pela Igreja Católica: “Nossa Igreja, em um dos momentos mais difíceis de sua história, graças ao Papa Francisco, está querendo renovar completamente sua vida em Deus”, apontou em sua carta aberta.
O novo arcebispo nasceu no dia 28 de fevereiro de 1950, em Lima. Trata-se de um presbítero sacerdote diocesano que foi ordenado pelo cardeal Juan Landázuri Ricketts, em 1984.
Queridos irmãos e irmãs no sacerdócio e na fé,
Querido povo de Lima.
Grato a todos e todas vocês pelo grande carinho com que me acolheram e acompanham nesses dias, grato pelo serviço generoso de nosso arcebispo emérito, cardeal Juan Luis, e já estando prestes a ser ordenado Arcebispo metropolitano, quero pedir sua oração durante os dias que passam porque ontem, sábado, 23 de fevereiro, comecei meu retiro espiritual, em que a sós com o Senhor rezo também por todos vocês e por todos e cada um de nós que fazemos parte de nosso povo.
Quando recebemos uma graça e Deus nos mostra sua generosidade, sentimo-nos transbordados por sua presença. Quando reconhecemos que essa Graça abunda em nossas vidas em cada momento e sempre, sem merecimento, o transbordamento nos deixa sem palavras. Nessa graça, vocês, com seu alento e amizade, durante tantos anos de caminhada juntos, são o sinal de que Deus está sempre conosco através da companhia humana e cristã de seu povo fiel, que nos forma como seus pastores, e nos converte pouco a pouco em servidores.
A oração que lhes peço é por nossa Arquidiocese, e para que o ministério que agora me é confiado seja auxiliado pela sua palavra de alento e também sua palavra de questionamento, para que não me desvie do caminho que o Senhor abriu, e possa ser um Pastor que lhes testemunhe a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que possa, em algo, ser alguém que o transpareça, pela força de seu Espírito.
Subo à montanha para rezar, rezem por mim para descer dela com “seu amplo coração” (2 Pd 3, 15), com o mesmo amor de quem sempre está conosco, e para estar com vocês todos estes anos sem limite, e sem falha, possa me retificar, reconhecer se fiz mal e reparar.
Nossa Igreja, em um dos momentos mais difíceis de sua história, graças ao papa Francisco, está querendo renovar completamente sua vida em Deus, para ser testemunho vivo de Jesus no hoje de nossa complexa época. Por isso, esta missão é tarefa de todos, precisamos assumi-la unidos e dialogando, para superar qualquer obstáculo do caminho.
Eu lhes abençoo a partir de minha oração e lhes aguardo no dia 2 de março, seguindo o caminho de Toribio de Mogrovejo, de San Lázaro à Catedral de Lima. Abraço-lhes e os amo de coração.
Carlos Gustavo Castillo Mattasoglio
Arcebispo eleito de Lima